5 empresas que fazem um ótimo marketing social

empresas com marketing social

Conheça empresas que fazem marketing social

 

Você já parou para pensar sobre o papel das empresas hoje em dia para a construção de um mundo melhor? Por mais que achemos e muitas vezes deleguemos esta responsabilidade aos políticos e instituições governamentais, é importante compreender que todos nós, indivíduos e organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, temos o dever de contribuir para que hajam melhorias, no sentido de que as próximas gerações possam viver com qualidade e continuem empregando ações que mantenham o mundo em boas condições de vida.

Diante disso, é fundamental que as empresas ao redor do mundo tomem consciência deste papel tão importante e coloquem em prática ações de marketing, não só para aumentar a sua lucratividade e expandir o seu poder de atuação, bem como seus negócios, mas também para implementar melhorias, que tragam benefícios para o universo como um todo, e que incentivem o seu público-alvo e a comunidade com a qual mantêm contato a desempenharem ações com este objetivo também.

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Pensando nisso, e em estimular e inspirar cada vez mais empresários e empreendedores, no Brasil e também fora dele, hoje vou dar alguns exemplos de empresas que já assumiram esta responsabilidade perante a sociedade e que utilizam o marketing social para realizar boas ações, que beneficiam pessoas que passam pelas mais diversas necessidades e o mundo de uma forma geral.

Continue esta poderosa leitura e inspire-se com estes grandes exemplos.

O que é Marketing Social?

A maioria das empresas focam no marketing, que tem como principal intuito vender algum produto/serviço que ela oferece em seu mercado de atuação. Porém, de uns anos para cá, é crescente o número de organizações que aplicam o marketing social em seus processos, tomando posse de sua responsabilidade para tornar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver.

O termo se originou na década de 70, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman deram atenção ao fato de que o ato de se vender algo, poderia ser usado também, para disseminar ideias e comportamentos. Assim, o marketing social refere-se à aplicação de um conjunto de técnicas de marketing para promover algum comportamento e/ou mudança social ou sanar algum problema, orientados pela ética, direitos humanos e igualdade social. Isso ocorre através da implementação de programas envolvendo planejamento, comunicação, estratégias, campanhas, pesquisa de marketing, entre outras ações.

Ao praticar o marketing social em suas atividades, a empresa busca sanar problemas ligados à saúde pública, transporte, meio ambiente, moradia, falta de emprego ou ainda, mudar comportamentos como, parar de fumar, usar o cinto de segurança, evitar dirigir quando houver o consumo de bebidas alcoólicas, etc, e assim, garantir melhor qualidade de vida à sociedade como um todo.

As campanhas de marketing social podem ser:

  • Informativas: diz respeito às campanhas que objetivam informar o público-alvo sobre algo;
  • De ação: tem como intuito, de fato, gerar uma ação na sociedade;
  • De mudança de comportamento: refere-se a criação de novos hábitos e padrões de comportamento;
  • De transformação de crença: são as campanhas que visam mudar crenças e valores.

A organização que pratica o marketing social, consegue manter uma boa imagem perante a sociedade, estreita sua relação com os seus clientes e garante credibilidade e diferenciação no mercado em que atua, se tornando ainda mais competitiva.

Exemplos de empresa que fazem Marketing Social

Conheça a seguir, organizações que implementaram o marketing social em seus negócios e estimulam a sociedade a se tornar cada vez melhor.

  • Pedigree: Adotar é tudo de bom

A Pedigree, uma empresa de alimentos para cachorro, possui uma campanha intitulada, “Adotar é tudo de bom”, que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a importância da adoção de animais abandonados. A marca reverte parte das vendas de seus produtos à campanha e apoia mais de 150 Organizações Não Governamentais – ONGs que cuidam de animais.

Entre os resultados  obtidos até o momento, de acordo com o site que a empresa elaborou para a campanha, é possível contabilizar 68.865 cães adotados e mais de 300 ONGs, bem como protetores de animais ajudados.

  • Ypê: “Ypê plantando árvores para você”

A marca de produtos para limpeza Ypê, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, possui um projeto que, por meio dos rótulos dos produtos e vídeos, informa à população sobre o plantio de árvores, no intuito de diminuir os impactos ambientais, reflorestar e preservar as matas e rios.

De acordo com a empresa, até 2016 já foram já foram plantadas mais de 600 mil árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.

  • McDonalds: Mc Dia Feliz

A campanha “Mc Dia Feliz”, da rede de fast food McDonald’s, em determinado dia do ano, reverte as vendas do sanduíche Big Mac em doações à instituições que possuem como causa, o câncer infantojuvenil e a melhoria da qualidade de vida de tais crianças.

Com 30 anos de campanha a empresa já conseguiu arrecadar mais de R$ 260 milhões e ajudar diversas instituições de apoio e luta contra o câncer de crianças e adolescentes.

  • Natura: Programa Amazônia

A marca de cosméticos Natura criou o Programa Amazônia, que tem como principal objetivo preservar a Floresta Amazôniza e oferecer oportunidade de desenvolvimento às cooperativas, instituições e famílias locais, que tiram o seu sustento exatamente da região.

De acordo com a empresa, no ano passado, R$ 146 milhões foram investidos na compra de insumos da biodiversidade local; R$ 1,2 bilhão movimentados em negócios na região entre 2012 e 2017 e 4.300 famílias de comunidades fornecedoras de matéria-prima para os produtos foram beneficiadas.

  • TV Globo: Criança Esperança

Com 33 anos de história, o Criança Esperança, campanha de mobilização social criada pela Rede Globo de Televisão, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tem como objetivo arrecadar fundos que beneficiem crianças e adolescentes carentes em todo o país.

Todos os anos, no período da campanha, são realizadas ações na mídia que incentivam os telespectadores a ligarem e realizarem doações, que são direcionadas para projetos sociais, que cuidam de crianças e adolescentes no Brasil.

Em 2018 a campanha arrecadou um total de R$ 17,7 milhões, o que vai beneficiar 90 projetos em todo o país.

Como implementar o marketing social na sua empresa?

Caso uma organização queira implementar o marketing social em seus processos, o primeiro passo é escolher a causa em que irá trabalhar. Em seguida, é necessário descobrir de que forma a ela pode propiciar mudanças efetivas para aqueles que irá atingir, bem como para a sociedade como um todo.

Definidos estes primeiros processos, no passo seguinte, a organização precisa realizar campanhas para que seus clientes associam a marca a tais mudanças, garantindo assim, valor de mercado e diferenciação ao negócio.

Em todo caso, independentemente da causa escolhida, o importante é que esta faça a diferença para aqueles que serão beneficiados por ela, bem como para o público-alvo, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders da empresa, estando atrelada à sua missão, visão e valores.

Compartilhei com você exemplos de empresas fazem o seu marketing social com maestria. São grandes nomes do mercado brasileiro e que, com certeza, tem um alto poder de investimento para transformar a realidade daqueles que atinge.

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Com isso, quero que você, empresário ou empreendedor, saiba que a sua empresa também pode fazer um bom marketing social, conforme expliquei acima, independentemente de seu porte ou do segmento em que ela atue. O essencial aqui não o valor investido. É, na verdade, o quanto você pode mudar a vida de alguém através de diversas ações que podem beneficiar quem está precisando. Pense nisso e mãos à obra!

Agora é a sua vez de escrever: você, já tinha ouvido falar em marketing social? Acredita que a sua empresa pode implementá-lo em seu negócio? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se sempre de compartilhar este conteúdo transformador e poderoso com seus amigos em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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