Três características de um bom líder

Um bom líder tem várias características essenciais. Mas, hoje, vamos nos atentar apenas a três. Porém, antes, temos que esclarecer uma coisa: assim como não há mestre sem discípulos, não há líder sem liderados.

Para ser um líder é necessário fazer com que as pessoas acreditem em você e te sigam. Ser líder é influenciar as pessoas a sua volta. Portanto, é necessário ter carisma e credibilidade.

Dito isso, Confira 3 Dicas Para Tornar-se um Bom Líder:

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Saber delegar

Um bom líder sabe que é necessário delegar tarefas. O mau líder não delega porque é inseguro e tem baixa autoestima. Acha que se fizer isso, vai dar a chance de se destacarem mais que ele. E, consequentemente, seus superiores vão achá-lo desnecessário. Portanto, é centralizador. Mas nenhuma corporação quer dispensar bons líderes, pois sabem que eles geram e retêm os melhores talentos.

E um bom líder sabe delegar. Mas isso não é transferência de responsabilidade, é transferência de autoridade às pessoas engajadas e aptas técnica e emocionalmente para resolver o problema. Mas lembre-se: você é o líder, se sua equipe erra a responsabilidade é sua! 

Mas, como saber se a pessoa é apta e engajada? Isso nos leva a próxima questão: o líder conhece seu time.

Conhecer sua equipe

Outra característica de um bom líder é conhecer sua equipe. Ele precisa estar atento às qualificações e capacidades de cada um, saber o nível de desenvolvimento técnico e comportamental de cada liderado e envolvê-los para criar engajamento.

Para conhecer sua equipe é necessário praticar o exercício da observação constante.  Esteja atento em como seus colaboradores reagem às situações em que estão envolvidos (inclusive, isso é importante para a próxima característica que vamos apresentar). São através dessas informações coletadas pela observação que você de fato conhecerá a sua equipe.

Levar à maturidade profissional

Observar relaciona-se com análise, o que é diferente de vigiar. Quem observa dá feedbacks assertivos, quem vigia apenas crítica ou “chama à atenção”. Quando você conhece a sua equipe, você sabe onde é necessário que cada colaborador melhore para atingir a maturidade profissional. Essa construção profissional é feita através do retorno de informações sobre as atividades realizadas, do reconhecimento, da orientação e das práticas de Coaching.

Como afirmou o líder corporativo e escritor Fred A. Manske Jr.:  “O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade.”

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





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