Situação do mercado formal e informal do Brasil

gráficos na mesa do escritório

Veja como está o mercado formal e informal no Brasil.

Nos últimos anos, os brasileiros tiveram que se reinventar para se alocar no mercado de trabalho de forma satisfatória. Surgiu a necessidade de se adaptar às novas demandas e oportunidades, boa parte delas no mercado informal. A crise desencadeada pela pandemia do Coronavírus mudou um pouco a lógica do mercado e passou a demandar novos posicionamentos.

Quem está nesse processo de reposicionamento ou em busca de novas oportunidades, deve buscar conhecer melhor a situação do mercado atual. Ao longo do artigo iremos falar sobre o mercado de trabalho formal e informal no Brasil. Conheça as oportunidades de crescimento e saiba como aproveitá-las!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Mercado formal e mercado informal: entenda melhor os conceitos

Para quem tem dúvidas sobre o conceito de mercado formal e informal, indicamos que prossiga com a leitura. Além de explicarmos melhor os conceitos, daremos exemplos de como ter sucesso atuando em cada um desses mercados.

Mercado formal

No mercado de trabalho formal, o profissional está amparado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ao ser contratado, ele tem a sua carteira de trabalho devidamente assinada, contando, assim, com todos os benefícios, como décimo terceiro salário, férias, seguro-desemprego, entre outros.

Ideal para quem gosta de rotina e precisa de estabilidade financeira para levar uma vida tranquila. O vínculo empregatício garante que o profissional tenha um salário mensal. Assim, sempre é possível prever os próximos passos e organizar a vida financeira. Uma atividade formal ainda tem os benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde e outros que variam de acordo com a empresa.

O trabalho formal tem horário fixo, em geral das 8 às 18 horas. O funcionário fica a serviço da empresa apenas nesse período. Ter horário fixo permite organizar melhor a rotina, de maneira a incluir outras tarefas cotidianas no seu cronograma.

Mercado informal

O mercado informal se caracteriza por não ter o mesmo rigor no tocante a registros que o formal. Os profissionais informais atuam sem registro na carteira e sem vínculo empregatício. Isso significa que eles não têm acesso a benefícios, como décimo terceiro salário, férias, seguro-desemprego, licença maternidade e outros.

No entanto, o trabalho informal tem suas vantagens, a principal delas é poder trabalhar de acordo com seu ritmo. O fato de não ter um vínculo empregatício permite que se tenha mais liberdade para fazer seus horários. Em geral, quem não gosta de rotina busca por essa modalidade de trabalho.

É importante ressaltar que quem aposta no trabalho informal pode passar por altos e baixos financeiros. Não há estabilidade e nem vínculo, dessa forma, pode ocorrer de o indivíduo ficar sem recursos em um determinado momento. Essa questão pode ser solucionada com um bom planejamento financeiro. Nos meses em que há mais trabalho, é importante poupar para os meses em que, eventualmente, a demanda é menor.

Certamente, a grande vantagem desse tipo de trabalho é poder conciliar a sua vida profissional e pessoal. O indivíduo tem mais liberdade para realizar suas atividades e manter-se atuante no mercado. Além disso, quando o mercado formal passa por uma crise, pode estar no mercado informal a resposta.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Mercado formal e informal no Brasil: conheça a situação atual

O mercado informal tem crescido consideravelmente no Brasil nos últimos anos. A difusão da internet contribuiu para esse crescimento. Há cada vez mais oportunidades no mercado informal que envolvem atividades autônomas ligadas à internet. Além disso, outras oportunidades são geradas indiretamente no ambiente digital. Os aplicativos de delivery e de transporte abriram novos nichos de mercado.

Nos últimos anos, o Brasil tem apresentado queda no número de oportunidades no mercado formal. A pandemia intensificou essa situação, elevando a taxa de desemprego no país. Dessa forma, o surgimento de novas atividades informais contribui para absorver esses profissionais que antes ficariam deslocados. A queda de contratações no setor privado se reflete no aumento da adesão às atividades informais.

A vacinação contra o coronavírus contribuiu para que o mercado formal voltasse a ficar aquecido. Embora ainda faltem oportunidades formais para todos que procuram por trabalho, já é um cenário mais animador.

A redução de casos e internações decorrentes da doença contribui para a economia recupere o fôlego e, assim, sejam criados mais postos de trabalho. No entanto, ainda assim o mercado informal tende a se manter como o mais promissor.

Durante esse período de isolamento social, as pessoas descobriram que há a possibilidade de trabalhar de casa. Para muitos, essa é uma nova realidade a se considerar. Atividades informais podem não oferecer a mesma segurança das atividades formais, mas conferem mais liberdade para cuidar de questões pessoais.

Mercado formal e informal no mundo

Não é somente no Brasil que o mercado informal vem crescendo mais em comparação com o mercado formal. No mundo, estima-se que cerca de 60% das vagas de trabalho pertençam ao mercado informal. Basicamente, isso significa que há mais de 2 bilhões de pessoas trabalhando sem vínculo empregatício no mundo.

Mais do que um reflexo da crise, essa maior adesão ao formato informal, demonstra que esse é um mercado promissor. Há cada vez mais consciência no que diz respeito à gestão financeira, ou seja, as pessoas sabem que precisam poupar hoje para ter amanhã. Para trabalhar nessa modalidade é determinante que o indivíduo faça boas escolhas no que se refere a sua economia pessoal.

Mercado informal: será o futuro?

Alguns especialistas acreditam que o mercado informal representa o futuro das atividades laborais no mundo. A verdade é que há cada vez mais profissionais dispostos a seguir por esse caminho em nome de ter mais tempo para si. Para quem está considerando buscar oportunidades no aquecido mercado informal brasileiro, é válido prestar atenção em algumas questões.

Destacam-se dentre essas questões a necessidade de fazer uma reserva financeira e planejar o futuro em médio e longo prazo. Lembre-se de que se trata de um mercado incerto, então, quando estiver com um bom faturamento, não deixe de investir e poupar. O presente é feito para pensarmos no futuro.

Conte com o Coaching para se recolocar profissionalmente!

Em momentos de crise, é importante investir em capacitação adequada para desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais, o que ajuda a encontrar novas possibilidades de atuação no mercado formal e informal. Para isso, aposte no Professional & Self Coaching – PSC, a melhor formação em Coaching do Brasil!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo com amigos que possam se beneficiar com essas informações!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds