4 Dicas para otimizar o sistema organizacional de uma empresa

sistema_organizacional

A importância do sistema organizacional para as empresas

 

Para que uma empresa obtenha sucesso nas ações que emprega no mercado é necessário que seus processos, bem como as atividades que deles fazem parte, funcionem com excelência e de maneira satisfatória. Isso independe de seu porte ou do segmento em que atue, se não há organização, métodos claros e demandas bem executadas, dificilmente os bons resultados, que todo empresário e empreendedor almeja, serão alcançados.

É por isso que é tão fundamental que se tenha um sistema ou uma metodologia implementada, que determine com precisão os processos, as ações a serem executadas, os profissionais responsáveis por cada uma delas, entre muitos outros pontos essenciais para que tudo aconteça conforme o planejado dentro de uma empresa.

Considerando a importância dos sistemas organizacionais para todo e qualquer tipo de negócio, hoje vou compartilhar 4 dicas poderosas para que você possa otimizá-los e obter ainda mais sucesso para a sua empresa. Acompanhe-me nesta leitura MA RA VI LHO SA e confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é sistema organizacional?

Quando falamos de sistema organizacional, falamos de um conjunto de normas, regras e ações que garantem o bom andamento dos trabalhos executados dentro de determinada empresa. Engana-se quem acredita que trata-se de um mero software de gestão; a também chamada estrutura organizacional vai muito além disso. Engloba definição e divisão de cargos, questões hierárquicas, físicas, financeiras, administrativas, jurídicas, dentre muitas outras.

É através do sistema organizacional que os colaboradores têm acesso às diretrizes que vão pautar a sua atuação no dia a dia empresarial, ou seja, por meio destas premissas, determinadas pela empresa, o profissional sabe exatamente o que precisa fazer, o que a organização espera dele, bem como qual padrão de qualidade deve seguir, para que, dessa maneira, os processos funcionem exatamente como o planejado e a entrega ao cliente seja de excelência.

Com isso é possível perceber que a base para que todo e qualquer tipo de sistema organizacional tenha êxito, está na organização e no planejamento das ações, que são determinados por seus empresários, empreendedores, gestores, líderes e demais profissionais que fazem parte da empresa, antes de qualquer coisa.

É por isso que falar em sistema organizacional vai muito mais além de softwares de gestão, uma vez que são necessários a organização e o planejamento dos processos, por parte dos indivíduos por trás de cada um deles, para que este seja aplicado no dia a dia como deve ser e se obtenha sucesso a partir disso.

Como otimizar o sistema organizacional de uma empresa

Se você deseja otimizar o sistema organizacional da sua empresa, separei 4 dicas poderosas que podem contribuir positivamente neste processo. Vamos a elas, querida pessoa?!

1- Respeite as características do seu negócio

Você acredita que é possível estruturar uma hierarquia vertical em um negócio ligado à criatividade? Certamente não, pois este tipo de negócio atua no mercado de maneira flexível e os colaboradores criativos necessitam de um ambiente mais descontraído para serem cada vez mais produtivos.

Portanto, na hora de estruturar os seus processos organizacionais, leve em consideração o tipo de negócio da sua empresa. Isso é importante para garantir a fluidez dos processos que serão definidos posteriormente.

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

2- Estruture a comunicação interna da sua empresa

Ter canais de comunicação eficientes é de extrema importância. Isso garante que as decisões tomadas cheguem a todos de maneira clara e sem ruídos. Quando a comunicação interna está bem estruturada o envolvimento dos colaboradores com as demandas da empresa é bem maior, pois todos estão cientes da importância de suas atividades para o alcance de resultados extraordinários.

Este ponto é importante também, pois a comunicação é um dos principais problemas com os quais uma empresa sofre, justamente por conta destes ruídos que acontecem. Sendo assim, quando você, enquanto empresário, investe em uma comunicação clara, objetiva e transparente entre todos os envolvidos nos processos organizacionais, você faz com que haja maior fluidez na execução das demandas e começa a enxergar as metas e os objetivos sendo alcançados de forma muito mais acelerada.

3- Lembre sempre de se lembrar de planejar!

Em outros artigos que escrevi aqui, já destaquei a importância do planejamento, sobretudo do planejamento estratégico. Não há como criar um sistema organizacional sem ter algo para apontar o que precisa ser organizado. O planejamento é importante para auxiliar os gestores e líderes na tomada de decisões pontuais e seguras, evitando assim a procrastinação e atrasos em ações importantes para a empresa.

Além disso, quando investe-se tempo e energia em planejamento, você evita que surpresas aconteçam, e mesmo que elas venham a surgir, a equipe já está preparada para lidar com elas da melhor maneira possível, uma vez que os gestores e líderes têm uma visão macro da situação e podem tomar decisões de forma rápida e assertiva.  

4 – Monitore e aprimore constantemente

É de extrema importância fazer avaliações constantes para identificar com eficiência possíveis gaps existentes no sistema organizacional da empresa. Procure métodos avaliativos que contemplem o seu negócio e que tragam informações importantes referente ao desempenho de todos que fazem parte da organização.

Este monitoramento é de extrema importância, pois permite ao empresário e ao gestor terem a noção dos processos que estão sendo executados e que estão funcionando perfeitamente, trazendo bons resultados para os negócios, e daqueles que já não estão dando certo conforme o que foi planejado inicialmente.

A partir disso é possível realizar ações de melhoria para estes processos já obsoletos, no sentido de eliminá-los completamente ou de utilizá-los, de acordo com a necessidade do momento atual da empresa como um todo.

O Coaching na otimização do sistema organizacional da sua empresa

Além das dicas que compartilhei até aqui com você, quero compartilhar também algo mais do que especial e que vai otimizar ainda mais o sistema organizacional da sua empresa. Estou falando da implementação do processo de Coaching no ambiente corporativo, para o alcance de resultados de forma acelerada.

Como estou falando, principalmente, sobre organização e planejamento, que são as premissas básicas de todo e qualquer sistema organizacional, o Coaching, através de técnicas e ferramentas altamente eficazes, contribui de forma significativa para que seja feita uma análise completa do estado atual em que a empresa se encontra e, com isso, sejam implementadas as melhorias e otimizações que o sistema organizacional utilizado precisa para ser ainda mais efetivo.

Além disso, com o Coaching Corporativo, empresários e empreendedores conseguem ter uma visão macro do sistema organizacional de suas empresas, o que lhes permite otimizá-lo no sentido de acompanhar as mudanças que acontecem no mercado constantemente e também as mudanças e o crescimento ocorrido dentro da própria organização, para que assim seja possível sempre evoluir e alcançar resultados extraordinários.

Conheça as Soluções Corporativas que a Unidade de Negócios aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC tem para te oferecer, contribuindo para que os processos dentro de sua empresa sejam ainda mais potencializados.

Espero, verdadeiramente, que estas dicas colaborem de forma positiva para que o sistema organizacional da sua empresa seja otimizado de maneira contínua.

Convido você a utilizar o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre este assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos.

Copyright: https://www.shutterstock.com/

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010