Como anda a sua saúde emocional? O quanto os seus problemas ou qualquer acontecimento do seu dia a dia afetam seus sentimentos? Em uma escala de 0 a 10, o quanto suas emoções abalam a sua vida? Você se sente frequentemente feliz ou infeliz? Você está satisfeito consigo mesmo, com a imagem que vê no espelho e com a sua vida em geral?
Responder a algumas dessas questões pode lhe ajudar a identificar se está sofrendo de estresse emocional e, principalmente, identificar os causadores desse mal em sua vida.
Siga a leitura para saber mais a respeito dos sintomas mais comuns do estresse emocional.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é o estresse emocional?
O estresse emocional nada mais é do que a resposta que o nosso próprio organismo dá em situações de conflito, de tensão, de medo, entre outras. Ele afeta não só o corpo, mas, principalmente, a saúde mental, gerando uma série de consequências.
Quando nos sentimos amedrontados, ameaçados ou mesmo intimidados, o nosso cérebro produz um conjunto de hormônios que intensificam sintomas como insatisfação, nervosismo, sensação de inferioridade, insegurança e mágoa, estimulando, assim, o aparecimento do estresse emocional.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o estresse e suas consequências físicas e mentais atingem cerca de 90% de toda a população mundial. Daí a importância cada vez maior de diagnosticar e eliminar todos os efeitos desse distúrbio em nossas vidas.
Sintomas do estresse emocional
Essa doença está ligada a fatores internos, a aquilo que afeta nossas emoções e sentimentos. Cada um de nós reage de uma forma diferente, pois ela se manifesta em nosso corpo através de diversos efeitos.
Alguns dos sintomas do estresse emocional são:
- Ansiedade excessiva;
- Cansaço contínuo;
- Mau humor;
- Dores de cabeça constantes;
- Tristeza e angústia frequentes;
- Variação de humor;
- Agitação;
- Irritação;
- Insônia;
- Desmotivação;
- Gastrite nervosa;
- Diarreia;
- Aumento de peso;
- Medo sem motivo;
- Falha na memória;
- Falta de paciência;
- Baixa autoestima;
- Falta de concentração;
- Baixa produtividade.
No aparecimento de qualquer um desses sintomas de forma prolongada, é hora de ficar atento, pois você também pode estar sofrendo do chamado “mal do século”.
[php_everywhere instance=”2″]
20 Dicas para combater o estresse emocional
Confira dicas poderosas que podem ajudar a combater e eliminar o estresse emocional da sua vida de uma vez por todas.
1. Mantenha o equilíbrio nas diversas áreas da sua vida
Tome cuidado para evitar se sobrecarregar em certas áreas da vida. Para isso, preze sempre pelo equilíbrio, separando tempo para realizar as obrigações da casa, do trabalho, dos estudos, estar com a família, e, claro, relaxar. O descanso é fundamental para recuperar as energias e se manter produtivo.
2. Identifique as situações que têm provocado o seu estresse
Quais são as situações que mais geram estresse no seu dia a dia? Se questionar quanto a isso permitirá que faça adaptações em sua rotina. Assim, poderá evitar o que for possível e alterar o que for necessário, reduzindo a força desses fatores geradores de estresse.
3. Cuide das suas emoções
Evite ignorar o que sente, cuide das suas emoções, observando-as e buscando maneiras de controlá-las. Acredite, fingir que não está triste ou estressado não resolverá o problema, pelo contrário. O melhor a fazer é acolher cada emoção para entendê-la e encontrar a melhor maneira de canalizá-la.
4. Tenha uma alimentação equilibrada
A alimentação também pode influenciar nos níveis de estresse. Pular refeições e ingerir alimentos pouco nutritivos em excesso faz com que fique com a energia prejudicada. Assim, isso acaba intensificando o estresse e impactando diretamente na sua saúde.
5. Pratique algum tipo de atividade física
As atividades físicas oferecem uma agradável sensação de relaxamento e bem-estar, por isso, são ótimas para ajudar no controle do estresse. Se ainda não tem esse hábito, comece devagar, praticando algum exercício de duas a três vezes na semana. Então, vá aumentando conforme se sentir preparado.
6. Tome cuidado com a sua postura física
A postura física é mais um cuidado importante para uma vida mais saudável e equilibrada. Evite andar com a coluna encurvada, além de demonstrar insegurança e desânimo, isso pode gerar dores e problemas posturais, que podem intensificar o estresse.
7. Procure ser uma pessoa mais alegre e sorridente
Faça o seguinte exercício de perspectiva: imagine que você é outra pessoa que chega no seu ambiente de trabalho e te vê? Qual imagem essa pessoa irá fazer de você? Se costuma se manter mais fechado, procure se soltar aos poucos, sorrindo com mais frequência. Isso trará mais leveza para a sua vida e incentivará os outros a fazerem o mesmo.
8. Procure ajuda de um profissional
Caso sinta que o estresse está se prolongando e se tornando prejudicial, procure ajuda de um profissional. Um médico especializado em saúde mental poderá analisar o seu caso e fazer uma recomendação de tratamento que, em alguns casos, pode incluir medicação.
9. Não tenha medo de falar dos seus sentimentos
Se sente vergonha ou medo de falar sobre os seus sentimentos, repense isso. Lembre-se que todo ser humano passa por problemas e não há motivo para temer conversar com alguém a respeito. Inclusive, falar ajuda muito a se entender e se conhecer melhor.
10. Evite guardar sentimentos negativos
Você costuma guardar mágoas? Por mais que certas situações possam realmente nos decepcionar, é importante evitarmos guardar sentimentos ruins, pois eles só servem para nos prejudicar. Exerça o perdão, por mais desafiador que pareça, valerá muito a pena seguir em frente com leveza.
11. Evite se preocupar com os problemas
Se para você parece impossível não se preocupar com os problemas, saiba que é tudo uma questão de escolha e costume. Em vez de desperdiçar suas energias com a preocupação, foque apenas na solução e vá em busca de soluções para resolvê-los.
12. Pense de forma otimista
Você é do tipo que vê o copo meio cheio ou meio vazio? Saiba que é tudo uma questão de perspectiva, ser otimista não significa viver em uma realidade paralela e ignorar os problemas. Trata-se de esperar pelo melhor e agir de forma a alcançar isso.
13. Procure ver o lado bom de cada situação
Tudo na vida tem um lado bom, mesmo as situações mais delicadas. Afinal, elas trazem algum tipo de ensinamento e contribuem para o nosso crescimento. Se você fizer o esforço para enxergar isso, irá se abalar menos com as adversidades e, consequentemente, terá uma redução nos níveis de estresse.
14. Não culpe a si mesmo
Se culpar não é a solução para resolver problemas, o melhor caminho é se responsabilizar. Assim, assumirá seu papel nas situações, mas de forma clara e realista, sem vitimização. A culpabilização não resolve porque gera inércia, diferente da responsabilização, que leva à ação.
15. Elimine sentimentos sabotadores
Reflita sobre os sentimentos sabotadores que estiver sentindo, como inveja, raiva, medo, entre outros. Entenda, a ideia não é se culpar por senti-los e sim evitar alimentá-los e fortalecê-los. Assim, eles irão diminuindo até que deixem de exercer poder sobre você.
16. Descarte pensamentos destruidores
Existem pensamentos que são motivados pelos sentimentos sabotadores e que, se não forem controlados, podem destruir os sonhos de uma pessoa. Para eliminá-los é preciso, em primeiro lugar, reconhecer que existem. Então, faça isso, se conheça, identifique tudo o que está atrapalhando sua felicidade e elimine por completo da sua vida.
17. Acabe com hábitos e comportamentos limitantes
Para eliminar o estresse emocional é importante rever hábitos e comportamentos. Assim, poderá identificar aqueles que estão prejudicando o seu equilíbrio. Faça essa mudança aos poucos, para ir se acostumando com cada nova atitude. Assim, quando perceber estará vivendo com mais leveza e tranquilidade.
18. Acredite em si mesmo
Nunca duvide de si mesmo e do seu potencial, acredite e confie, se você se dedicar a algo irá alcançar seu objetivos. Lembre-se sempre disso, especialmente quando cometer um erro, afinal, errar não significa ser incapaz, todos erram. Quando você falha aprende uma lição e descobre quais atitudes não deve repetir na próxima tentativa.
19. Pense e acredite no melhor que você possui
Em vez de focar apenas nas coisas ruins, pense nas coisas boas, em tudo o que já conquistou até aqui e em tudo de positivo que te cerca. A mente, de forma automática, tende a dar maior destaque para os problemas como forma de proteção. Por isso, devemos forçá-la a enxergar o outro lado, a fim de valorizá-lo.
20. A meditação pode trazer calma e paz para sua mente
A prática da meditação é recomendada por médicos e especialistas em saúde mental por conta dos benefícios que pode oferecer. Acredite, você não precisa ser um monge budista para praticar. Tenha paciência, comece devagar, com cerca de dois ou três minutos por dia. Assim, irá se habituar e aumentar o tempo gradativamente.
Confira no vídeo uma poderosa meditação para ajudar a combater o estresse.
E você, gostou das dicas? Quais outras atitudes você considera importantes para tratar o estresse emocional? Compartilhe conosco o seu comentário!
Imagem: Ollyy / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.