Os sintomas mais comuns do estresse emocional

Segundo a OMS o estresse atinge cerca de 90% da população mundial.

Como anda a sua saúde emocional? O quanto os seus problemas ou qualquer acontecimento do seu dia a dia afeta seus sentimentos? Em uma escala de 0 a 10 o quanto suas emoções abalam a sua vida? Você se sente frequentemente feliz ou infeliz? Você está satisfeito consigo mesmo, com a imagem que vê no espelho e com a sua vida em geral?

Responder a algumas dessas questões podem lhe ajudar a identificar se você sofre de estresse emocional e, principalmente, diagnosticar os causadores deste mal em sua vida.

O estresse emocional nada mais é do que a resposta que o nosso próprio organismo dá em situações de conflito, de tensão, de medo, entre outras, e que afeta não só o corpo físico, mas, principalmente, a saúde mental.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, quando nos sentimos amedrontados, ameaçados ou mesmo intimidados, o nosso cérebro produz um conjunto de hormônios que intensificam sintomas como insatisfação, nervosismo, sensação de inferioridade, insegurança e mágoa, estimulando, assim, o aparecimento do estresse emocional.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o estresse e suas consequências físicas e mentais atingem cerca de 90% de toda a população mundial. Daí a importância cada vez maior de diagnosticar e eliminar todos os efeitos deste distúrbio em nossas vidas.

Essa doença está ligada a fatores internos, àquilo que afeta nossas emoções e sentimentos, e cada um de nós reage de uma forma diferente, pois ela se manifesta em nosso corpo através de diversos efeitos. Alguns dos sintomas do estresse emocional são: ansiedade excessiva, cansaço contínuo, mau humor, dores de cabeça constantes, tristeza e angústia frequentes, variação de humor, agitação, irritação, insônia, desmotivação, gastrite nervosa, diarreia, aumento de peso, medo, falha na memória, falta de paciência, baixa autoestima, falta de concentração, baixa produtividade, entre outras coisas.

Ficar nervoso e sentir o corpo tremer ao realizar um exame de direção, embrulhar o estômago em uma apresentação em público, ficar desanimado por falta de emprego ou dinheiro, não conseguir lidar com alguma situação difícil no trabalho, brigar com alguém que se gosta, se sentir angustiado por aumento de peso, não conseguir se olhar no espelho por não gostar do que vê, uma separação na família, uma doença ou óbito de alguém conhecido etc. Esses são só alguns exemplos de como o estresse emocional pode estar presente e afetar a sua vida diariamente sem que você perceba.

No aparecimento de qualquer um destes sintomas é hora de ficar atento, pois você também pode estar sofrendo do chamado “mal do século”.

Combatendo o estresse emocional

 

Confira dicas poderosas que podem ajudar a combater e eliminar o estresse emocional da sua vida de uma vez por todas:

  • Mantenha um equilíbrio nas diversas áreas da sua vida;
  • Identifique as situações que têm provocado o seu estresse;
  • Cuide das suas emoções;
  • Tenha uma alimentação equilibrada;
  • Pratique algum tipo de atividade física. Elas oferecem sensação de relaxamento e bem-estar;
  • Tome cuidado com a sua postura física;
  • Procure ser uma pessoa mais alegre e sorridente;
  • Faça sexo com frequência. Os efeitos da relação sexual ajudam o corpo a lidar de forma melhor com o estresse;
  • Procure ajuda de um profissional;
  • Não tenha medo de falar dos seus sentimentos;
  • Não guarde sentimentos negativos;
  • Evite se preocupar com os problemas;
  • Pense de forma otimista;
  • Procure ver o lado bom de cada situação, principalmente as ruins;
  • Não culpe a si mesmo, pelo contrário, procure soluções ao invés de culpar-se;
  • Elimine sentimentos sabotadores;
  • Descarte pensamentos destruidores;
  • Acabe com hábitos e comportamentos limitantes;
  • Acredite em si mesmo, na sua força interior;
  • Pense e acredite no melhor que você possui;
  • Livros de colorir são ótimos aliados no combate ao estresse. Experimente!

 

E você, gostou destas dicas? Quais outras atitudes você considera importantes para tratar o estresse emocional? Compartilhe conosco o seu comentário!

Imagem: Ollyy / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010