Quais os tipos de pergunta existentes no processo de coaching?

sessão de coaching

Veja as possíveis revelações obtidas através das perguntas de Coaching.

O Coaching é um processo poderoso de desenvolvimento pessoal e profissional que, por meio de perguntas poderosas, ajuda o coachee (cliente) a encontrar suas respostas internas. Trata-se de um método de autorreflexão.

A técnica de perguntas poderosas é capaz de trazer resultados extraordinários. Porém, aplicá-la requer um nível de compreensão amplo sobre o coachee, além de uma capacitação em Coaching.

Quando o Coach faz uma pergunta poderosa a seu coachee, ele entra em um estado de alta conexão com seus pensamentos e emoções. Isso o levará a acessar o seu subconsciente, provocando insights que geram mudanças significativas em sua realidade. É justamente isso que o impulsiona o alcance dos resultados desejados em um curto espaço de tempo.

No artigo a seguir iremos explicar quais são os tipos de perguntas poderosas que existem no processo de Coaching. Compreender melhor as perguntas contribui para entender o funcionamento dessa metodologia que pode alavancar os resultados nas esferas pessoal e profissional. Continue lendo e saiba mais! 

Perguntas poderosas: a base do processo de Coaching 

As perguntas do processo de Coaching são a chave para a mudança. São elas que levarão o cliente de seu estado atual até o estado desejado, ajudando no processo de tomada de decisão.

O foco desse método é levar o coachee de um ponto A para um ponto B, passando por um caminho repleto de autoconhecimento. Mais do que alcançar resultados, o método de Coaching contribui para potencializar as ferramentas que o coachee já possui. 

Durante uma sessão de Coaching, as perguntas têm o objetivo de buscar respostas a dados, fatos e traduções da realidade. Serão realizadas perguntas que levem o coachee às respostas, crenças, valores e significados. É assim que começa um processo de mudança, com perguntas chaves que ajudam a identificar um objetivo, planejamento e ação.

Para cada ocasião existe um tipo de pergunta certa para melhor ajudar no processo. A correta aplicação da metodologia depende de que o profissional de Coaching conheça essas perguntas e seus focos. Por isso, é tão essencial ter uma formação sólida na área para atuar como Coach. A seguir você poderá conhecer mais profundamente os principais tipos de pergunta utilizadas no Coaching:

Pergunta situacional

São perguntas que objetivam descobrir a verdade que, por conta de alguns bloqueios, o coachee não consegue enxergar a resposta. A partir delas, será possível entender as crenças limitantes e comportamentos sabotadores do coachee. Somente com a plena compreensão do que causa a limitação é possível empreender um planejamento coerente para suplantar as dificuldades. 

Pergunta de pesquisa

Esta é uma pergunta objetiva, que visa descobrir o que o coachee deseja. Exemplo: “O que te motiva a acordar cedo todos os dias?”. Boa parte das pessoas deseja realizar mudanças em suas vidas, mas não sabe necessariamente o que deseja fazer diferente. O Coach precisa das perguntas de pesquisa para entender plenamente o coachee, encontrando as melhores respostas. 

Pergunta de ação

É uma pergunta que conduz o cliente ao planejamento de suas ações para o alcance de um objetivo. Exemplo: “O que você vai fazer assim que sair daqui?”. Uma parte importante do processo de Coaching é orientar o coachee a buscar a realização dos seus objetivos. Compreender e eliminar crenças limitantes é muito bom, mas também é crucial adotar uma postura de realização. 

Pergunta para reflexão

Estimular o outro a pensar em uma nova perspectiva. Exemplo: “Como você pensou em fazer isso?”. Algumas pessoas que procuram a metodologia de Coaching sabem o que desejam, mas não sabem como efetivamente concretizar. O papel do Coach é estimular o coachee a pensar a respeito encontrando assim respostas objetivas. 

Perguntas de emoção

Visa entender como determinada situação está relacionada com seu estado emocional. Exemplo: “Como você se sente quando eu te trato desta forma?”. O entendimento das emoções pode ser bastante complexo, especialmente quando existem crenças limitantes e traumas associados.

Contudo, é muito importante fazer essa conexão tornando tudo claro. As perguntas de Coaching tem uma função importante que é de despertar o olhar do coachee para algo que precisa ser visto. 

Pergunta retórica

Transformar uma observação em pergunta, a fim de encontrar uma resposta óbvia, mas que estava escondida. Exemplo: “Então você está me dizendo que essa não é a melhor opção?”. É importante ressaltar que boa parte das pessoas não enxerga as coisas mais óbvias, até que a sua atenção seja chamada para elas. Quando o Coach usa a pergunta retórica está ajudando o coachee a fazer uma leitura mais profunda de si mesmo. 

As perguntas utilizadas em um processo de Coaching têm por objetivo, identificar objetivo, propiciar reflexão, interpretação e ação. É por essa razão que o Coaching possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional.

O que as perguntas de Coaching podem revelar?

Confira a seguir quais são as possíveis revelações obtidas através das perguntas de Coaching:

– Crenças limitantes que impedem seu crescimento pessoal e profissional;

– Bloqueios emocionais que afetam as suas relações em todas as esferas;

– Medos que te impedem de avançar;

– Ressentimentos entranhados que se tornam corrosivos com o tempo;

– Mágoas que precisam ser superadas;

– Falta de um propósito na vida, uma missão para tornar suas ações mais relevantes;

– Necessidade de mudar e transformar sua vida;

– Falta de confiança em si mesmo;

– Baixa autoestima;

– Vontade de transformar sua vida;

– Desejo de se tornar um líder mais eficiente;

– Busca por aprimorar seu potencial;

– Sentimentos e atitudes com viés sabotador;

– Experiências do passado negativas que podem desviar a sua capacidade de sucesso. 

– Busca por relacionamentos pessoais e profissionais melhores;

– Vontade de ascender na carreira;

– Desejo de sair da zona de conforto;

– Necessidade de ressignificar algum acontecimento para poder seguir em frente; 

– Desejo de fazer algo que se ama;

– Desejo de ser uma pessoa mais realizada e completa para si e para aqueles à sua volta. 

Invista você também no seu sucesso pessoal e profissional, faça a formação Professional & Self Coaching!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63