Quais os tipos de pergunta existentes no processo de coaching?

As perguntas do processo de Coaching visam instigar o cliente a encontrar respostas por meio da reflexão pessoal.

O Coaching é um processo poderoso de desenvolvimento pessoal e profissional que, por meio de perguntas poderosas, ajuda o coachee (cliente) a encontrar suas respostas internas por meio de um método de autorreflexão.

A técnica de perguntas poderosas é capaz de trazer resultados extraordinários. Porém, aplicar esta técnica requer um nível de compreensão amplo sobre o coachee, além de uma capacitação em Coaching.

Quando o Coach faz uma pergunta poderosa a seu coachee, ele entra em um estado de alta conexão com seus pensamentos e emoções. Isso o levará a acessar o seu subconsciente, provocando insigths que geram mudanças significativas em sua realidade. É justamente isso que o impulsiona o alcance dos resultados desejados em um curto espaço de tempo.

Perguntas poderosas

As perguntas do processo de coaching são a chave para a mudança. São elas que levarão o cliente de seu estado atual até o estado desejado, ajudando no processo de tomada de decisão.

Durante uma sessão de Coaching, as perguntas têm o objetivo de buscar respostas a dados, fatos e traduções da realidade. Serão realizadas perguntas que levem o coachee às respostas, crenças, valores e significados. É assim que começa um processo de mudança, com perguntas chaves que ajudam a identificar um objetivo, planejamento e ação.

Para cada ocasião existe um tipo de pergunta certa para melhor ajudar no processo. Os principais tipos de pergunta utilizadas no Coaching:

Pergunta situacional

São perguntas que objetivam descobrir a verdade que, por conta de alguns bloqueios, o coachee não consegue enxergar a resposta.

Pergunta de pesquisa

Esta é uma pergunta objetiva, que visa descobrir o que o coachee deseja. Exemplo: “O que te motiva a acordar cedo todos os dias?”.

Pergunta de ação

É uma pergunta que conduz o cliente ao planejamento de suas ações para o alcance de um objetivo. Exemplo: “O que você vai fazer assim que sair daqui?”.

Pergunta para reflexão

Estimular o outro a pensar em uma nova perspectiva. Exemplo: “Como você pensou em fazer isso?”.

Perguntas de emoção

Visa entender como determinada situação está relacionada com seu estado emocional. Exemplo: “Como você se sente quando eu te trato desta forma?”.

Pergunta Retórica

Transformar uma observação em pergunta, a fim de encontrar uma resposta óbvia, mas que estava escondida. Exemplo: “Então você está me dizendo que essa não é a melhor opção?”.

As perguntas utilizadas em um processo de Coaching têm por objetivo, identificar objetivo, propiciar reflexão, interpretação e ação. É por esta razão que o Coaching possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional.

Invista você também no seu sucesso pessoal e profissional, faça a formação Professional & Self Coaching.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Imagem: Victor Correia / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010