O que fazer para conquistar a Plenitude em sua vida?

Confira uma lista incrível com 10 dicas para te ajudar a conquistar plenitude em sua vida

Segundo o dicionário, plenitude é o estado daquilo que é inteiro, completo. Em se tratando de alcançar a plenitude na vida, podemos dizer que é a sensação de estar bem consigo mesmo, com os relacionamentos, a carreira e em todos os outros aspectos.

Contudo, é preciso dizer que estar pleno não significa ter uma vida sem problemas, simplesmente porque isso não existe. Estar pleno é se sentir bem com a realidade que vive, apesar dos desafios, é querer estar exatamente onde se está.

Quer saber o que fazer para alcançar esse estado de satisfação? Continue a leitura e saiba como.

O que a plenitude significa para você?

Como vimos no início do artigo, plenitude é o estado de quem se sente inteiro, completo. Mas, o que isso representa na sua vida? Pensar sobre isso é preciso porque cada indivíduo tem as suas vontades e preferências, desse modo, o meu significado de plenitude provavelmente não é o mesmo que o seu e vice-versa.

Para uma pessoa, uma vida plena pode estar ligada a ser dona do próprio negócio, ter uma família com cônjuge e filhos, autoestima elevada, rotina equilibrada. Já outra, talvez prefira não ter nenhum tipo de compromisso amoroso, ter bons amigos, um emprego estável e se sentir plena assim.

É por isso que não devemos nos basear no significado que a plenitude tem para terceiros, porque, fazendo isso, corremos o risco de seguir caminhos que não correspondem aos nossos verdadeiros desejos. Se conhecer é a melhor maneira de evitar medir a sua vida pela régua dos outros e voltar seus esforços para a sua satisfação e não para se enquadrar em um padrão.

Benefícios de uma vida plena

Uma pessoa que se sente bem sendo que é, gosta do seu trabalho, está feliz em seus relacionamentos pessoais, se ama e se aceita como é, alcançou o que chamamos de vida plena. Veja, a seguir, os benefícios que isso pode gerar.

1 – Saúde e disposição

Já diz o ditado: uma mente sã em um corpo são. Quanto mais você se sente bem sendo quem é, mais isso impactará positivamente em sua saúde. Por isso, um dos principais benefícios que a sensação de plenitude proporciona está ligado ao bem-estar geral. Pessoas que estão satisfeitas com suas vidas tendem a sentir menos dor, além de terem menos chances de desenvolver uma série de doenças.

2 – Relacionamentos positivos

Pessoas que estão se sentindo bem e felizes costumam expressar isso através de atitudes e palavras, o que também traz benefícios para os relacionamentos. Quanto mais completo você se sente, mais equilibradas serão suas relações, porque não irá exigir do outro mais do que ele pode oferecer, as coisas se tornam mais leves e naturais.

3 – Mais produtividade no trabalho

Com a mente tranquila, a vida equilibrada e o amor pelo que se faz, a produtividade no trabalho acaba se tornando uma consequência natural. Uma pessoa que se conhece e sabe da sua capacidade, tende a se abrir muito mais para o desenvolvimento, o que a ajuda a entrar em um ciclo fantástico de aprendizado e evolução constantes.

4 – Relacionamento interno positivo

Além dos relacionamentos com terceiros, a sensação de plenitude também favorece o relacionamento interno, que é aquele que acontece em silêncio, dentro da nossa mente. Quando você se sente bem sendo quem é, o diálogo interno se torna mais gentil, como se estivesse conversando com um amigo de quem gosta muito, em vez de dirigir palavras duras e rudes a si mesmo.

5 – Foco nas coisas boas

O tempo todo acontecem coisas boas e outras nem tanto, cabe a cada um decidir para onde irá direcionar o seu foco. Aqueles que se sentem plenos com suas vidas, tendem a dar mais valor às coisas boas, o que não significa fechar os olhos para os problemas e sim enxergá-los de modo mais positivo, buscando soluções em vez de apenas lamentar sem agir.

10 Atitudes para conquistar a Plenitude em sua vida

A plenitude é um estado que todos podem alcançar, para isso, basta saber para onde precisa caminhar. As atitudes a seguir poderão te ajudar nessa jornada de descoberta e crescimento, confira!

1 – Se conhecer e descobrir o seu próprio significado de plenitude

O primeiro passo para conquistar a plenitude em sua vida é descobrir o que ela significa para você. Para isso, é preciso que se conheça e entenda o que espera de cada área, carreira, relacionamentos, vida financeira, saúde, amizades, intelecto, espiritualidade. A roda da vida é uma ferramenta bastante interessante e que pode te ajudar a iniciar esse processo, vale a pena procurar saber a respeito e criar a sua. Assim, irá entender o seu estado atual e descobrir qual é o seu estado desejado.

2 – Ser grato por tudo o que já tem

Se a ideia é buscar a plenitude, é preciso começar desde já a valorizar tudo aquilo que já tem. Quanto mais gratidão experimentar, mais irá se sentir em condições de buscar o que deseja. Um exercício bastante difundido para construir esse hábito inclui registrar, em um bloco de notas ou aplicativo, um mínimo de três motivos diários pelos quais se sente grato. Fazendo isso, irá abrir espaço para a plenitude em sua vida.

3 – Mudar comportamentos que possam estar atrapalhando a sua busca

Se você tem como parte do seu significado de plenitude ter uma pessoa para compartilhar a vida, por exemplo, precisa verificar se está agindo de modo a se abrir para isso. Se você se nega a conhecer pessoas novas e tem medo de se envolver por conta de experiências do passado, será preciso repensar essas atitudes. E isso se aplica a todas as outras áreas, o seu comportamento deve estar sempre alinhado aos seus objetivos.

4 – Se concentrar nas coisas que pode controlar

Ainda em referência ao exemplo anterior, quando se trata de encontrar uma pessoa para ter um relacionamento, o que você pode controlar é se permitir conhecer gente nova, contudo, não tem como ter controle sobre o outro. A partir do momento em que aprender a se concentrar apenas nas coisas que estão ao seu alcance, desapegando do resto, tudo irá fluir com mais naturalidade em sua vida.

5 – Evitar condicionar sua felicidade ao que ainda não possui

Alcançar o estado de plenitude na vida é realmente muito bom, mas isso não significa que só possa se sentir feliz quando chegar lá. A felicidade é o caminho e não o destino, por essa razão, é fundamental se sentir bem com cada pequena coisa. Inclusive, isso também significa se sentir pleno, porque se trata de algo que vem de dentro.

6 – Viver cada instante ao máximo

Outra atitude de grande importância para alcançar a plenitude envolve viver cada instante ao máximo, sem permitir que sua atenção fique presa ao passado ou ansiando pelo futuro. Quanto mais desfrutar do aqui e agora, mais pleno irá se sentir, porque as coisas, até mesmo as pequenas, passarão a ter mais significado.

7 – Cuide da sua saúde

A saúde é a base de tudo, da felicidade, da plenitude, sem ela não conseguimos nos sentir bem e ter forças para alcançar nossos objetivos. Por isso, é fundamental cuidar bem desse patrimônio de valor inestimável. Se alimentar de forma saudável, praticar atividades físicas e prezar pelo equilíbrio da mente, estão entre as principais medidas que devem ser adotadas.

8 – Encontre prazer no seu trabalho

Se tem a oportunidade de trabalhar com o que ama, ótimo, se não tem, tudo bem, porque nem sempre isso é possível de imediato. É claro que não é aconselhado que uma pessoa tenha um trabalho com o qual não tem qualquer afinidade, por outro lado, é possível construir uma relação positiva com o próprio ofício, dando a ele significado e encontrando prazer no que faz.

9 – Tenha como hobby algo que goste muito

Uma pessoa que não tem uma grande paixão pelo seu trabalho, mas precisa dele para se sustentar, pode transferir esse sentimento para um hobby, que é qualquer tipo de atividade realizada com o único objetivo de ser prazerosa. Ler, cultivar plantas, pintar, praticar algum esporte, dançar, cantar. Descubra o que te deixa feliz e faça desse hobby parte da sua rotina, isso certamente irá te proporcionar muita satisfação.

10 – Cuide dos seus relacionamentos

Por último, é importante sempre cuidar dos seus relacionamentos, de todos os tipos. Amigos, familiares, a pessoa amada, todos esses laços precisam ser cultivados para se manterem fortes. Por essa razão, lembre-se de ter tempo de qualidade com todos aqueles que ama, esteja sempre presente quando eles precisarem e peça ajuda também quando for você quem estiver em necessidade, isso aproxima e solidifica as relações.

A plenitude chega quando aprendemos a apreciar o momento presente e não sentimos falta de nada. Você também pode se sentir assim, basta que alinhe as suas ações com os seus desejos e não permita que ninguém te desvie do seu caminho.

Gostou deste conteúdo? Passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63