Quero mudar de vida profissional: como mudar radicalmente o rumo da minha carreira?

Quero mudar de vida profissional Profissionais de diferentes áreas já passaram por crises e mudaram de carreira. Conheça dicas de como fazer isso de forma segura.

 

Milhares de profissionais, em algum momento da carreira, já passaram por crises ou insatisfações e em consequência disso, tomaram uma poderosa decisão: mudar de carreira. Mas, mudar de carreira é algo normal? Como fazer isso de maneira segura e eficaz? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura. 

Saiba como aprimorar e desenvolver suas habilidades
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

Mudar de carreira profissional é possível? 

A resposta é: SIM! Ter o desejo de mudar sua carreira profissional é completamente normal, visto que o ser humano precisa, independentemente da fase em que se encontra na vida, passar por mudanças, transformações e enfrentar desafios para se sentir pleno e feliz.  Mas, o que provoca esse sentimento de mudança nos profissionais? 

São diversos os motivos que levam os profissionais a tomar esta decisão, tais como: 

  • Muitos anos de trabalho com a mesma atividade
  • Desmotivação
  • Clima organizacional
  • Problemas com a liderança 
  • Falta de desafios 
  • Dificuldade de se relacionar com os colegas de trabalho
  • Pouco reconhecimento
  • Estresse
  • Metas e objetivos inalcançáveis
  • Salário baixo
  • Falta de perspectiva,

Seja qual for o motivo, a infelicidade com a própria carreira e rotina podem trazer consequências negativas para a vida da pessoa como, queda na qualidade de vida, pensamentos e comportamentos nocivos.

Entretanto, ao se deparar com a vontade de mudar de carreira, a pessoa também se vê diante de certos obstáculos. O primeiro deles, é a maneira que a sociedade ainda lida com as profissões. Algumas atividades são mais valorizadas que as outras, seja por conta do salário ou do status social, isso pode causar medo, insegurança, estagnação e confusão no indivíduo. Além disso, existem aqueles que, mesmo querendo mudar de carreira, se sentem acomodados e não saem da zona de conforto, o que acarreta em um vida cercada de lamentações e tristeza.

Quero mudar de vida profissional. O que fazer?

Caso você queira mudar de carreira, mas por algum motivo, ainda se sente inseguro, conheça algumas dicas:

1- Faça uma análise da sua situação

É importante verificar se você realmente deseja mudar de carreira ou se está apenas cansado e precisa de uma pausa nas suas atividades. Mudar de profissão é um movimento desafiador e pode trazer benefícios, mas precisa ser muito bem pensado;

2 – Desenvolva o autoconhecimento

Antes de dar qualquer passo na sua carreira, olhe um pouco para você. Analise quais são suas habilidades, seus pontos de melhoria, seus sonhos, suas limitações, seus medos e suas expectativas e assim, tenha uma visão mais clara do profissional que você é e daquilo que você precisa aprimorar para mudar de carreira. 

3 – Saia da zona de conforto

Tenha coragem de sair da sua zona de conforto, só assim você abrirá espaço para novas oportunidades, tanto profissionais quanto de crescimento pessoal e será capaz de se adaptar às constantes mudanças da vida.

4 – Descubra a sua motivação

Depois de analisar suas habilidades, competências e pontos de melhoria, você precisa analisar aquilo que o motiva, quais atividades você se sente produtivo e podem te auxiliar na mudança profissional. É importante também, estudar as possibilidades que a atividade identificada tem a oferecer, bem como o seu mercado.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

5 – Busque por capacitação

Após descobrir aquilo que te motiva, faça cursos, palestras, workshops e leituras a respeito da sua nova área de atuação. Fazendo esse movimento, você garante que a mudança de carreira seja menos brusca, minimiza as chances de erro e adquirir embasamento para a realização do seu planejamento pessoal.

6 – Faça um planejamento

Fazer um planejamento ao mudar de carreira é essencial para reduzir os riscos e te dar mais segurança em suas escolhas. Nele, devem ser inclusos as várias áreas que compõem a sua vida: profissional, acadêmica, familiar etc.

7 – Aprimore seu networking

A sua rede de contatos da profissão atual, apesar de importante, talvez não seja capacitada para te auxiliar na nova carreira, portanto, dedique-se no aprimoramento do seu networking.

8 – Faça uma poupança

É importante ter ciência de que ao mudar sua vida profissional, você pode passar por períodos de dificuldade financeira. Nesse sentido, é fundamental que você faça uma reserva de capital para a transição.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

9 – Converse com pessoas que mudaram de carreira

Converse com pessoas que decidiram mudar de profissão e já passaram por tal momento. Procure saber quais foram seus medos e anseios, que caminhos foram tomados, conte o que você está pensando em fazer, quais medidas você realizou e peça conselhos.

Caso você ainda se sinta inseguro e tenha dúvidas, procure a ajuda de um Coach. O processo de Coaching é capaz de alinhar suas habilidades e competências, definir metas e objetivos, desenvolver pontos de melhoria, conduzir com assertividade suas ações e assim, equilibrar sua vida pessoal e profissional e permitir que a mudança de carreira ocorra da melhor forma possível e te proporcione o sucesso que tanto deseja.

Você já passou por uma mudança na sua vida profissional? Tem outras dicas para esse momento de transição? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

Copyright: mantinov

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63