A importância de construir uma rede de relacionamento profissional

Relacionamento Profissional Importância de construir uma rede de relacionamento profissional

 

No mundo profissional, os relacionamentos costumam endossar o networking. Claro que é possível construir amizades pessoais e sinceras a partir de uma relação profissional, mas isso nem sempre acontece.

Independentemente de você ter um relacionamento de amizade e até de amor que começou em ambiente profissional, é importantíssimo se lembrar de que os contatos corporativos devem ser construídos e preservados.

Recomendamos isso, pois os relacionamentos interpessoais podem ajudar em muitos momentos como na busca por um novo emprego e no compartilhamento de informações e conhecimento, proporcionando a evolução dos envolvidos.

Fizemos uma seleção de sugestões que podem ajudar você a montar uma rede de contatos de sucesso. É só continuar lendo esse artigo para conferir!

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5 dicas para construir um bom networking

Para sustentar um bom relacionamento com os contatos profissionais que são interessantes para o setor, é interessante se atentar a alguns pontos do seu comportamento. Veja abaixo 5 recomendações de como você pode construir um bom networking.

  • Marketing pessoal

Por mais superficial que isso possa parecer, o modo como as pessoas veem você é importante. E, na verdade, a superficialidade passa longe disso. O famoso “marketing pessoal” é algo que você constrói com o tempo, dedicação e muita atenção. Todos os detalhes contam!

No lado técnico, todo o seu conhecimento que você tem para realizar sua função é analisado o tempo todo. Além disso, a sua vontade de se aprimorar e de aprender novidades também é vista com bons olhos.

No lado comportamental, o jeito que você fala e age com os outros, sua reação em situações de pressão ou descontração, sua postura nas redes sociais são verificados constantemente. Afinal, ninguém merece trabalhar com aquela pessoa que não fala bom dia para o porteiro, mas fala para o chefe.

Os cenários que mostramos acima e tantos outros fazem parte de quem você é profissionalmente e até pessoalmente. Por isso, é essencial tomar cuidado com a imagem que você está transmitindo para os outros.

> Estude mais: 8 dicas para melhorar o seu marketing pessoal.

  • LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social muito importante para o universo corporativo. Você pode usá-la como plataforma para:

  • Divulgar projetos e ações com o objetivo de fortalecer a si mesmo (ou sua empresa) como uma autoridade no setor.
  • Divulgar projetos e ações prospectar leads.
  • Fazer processos de recrutamento e seleção.
  • Procurar por novas oportunidades de trabalho.
  • Ofertar um produto ou serviço por meio de anúncios pagos.
  • Compartilhar informações e conquistas pessoais para fortalecer a sua autoridade no assunto.
  • Buscar por dados, informações ou novos conhecimentos com outros profissionais do ramo.

Essas são apenas algumas das maneiras que você pode usar esse espaço online de uma forma positiva e saudável para a sua carreira.

> Estude mais: confira outras dicas valiosas para usar o LinkedIn.

  • Contato pessoal

É comum nos ligarmos muito aos relacionamentos do mundo online hoje em dia, mas nunca devemos esquecer de que é importante cultivar os contatos reais. Isso vale tanto em âmbito profissional, quanto pessoal.

É possível começar uma amizade em plataformas digitais e continuá-la ao vivo, assim como o caminho inverso também funciona. Por isso, é essencial que você seja respeitoso e agradável tanto no email formal quanto na hora de conversar ao vivo. Esses momentos “cara a cara” são ótimos para criar laços profissionais, quem sabe até pessoais.

> Estude mais: qual o limite do relacionamento interpessoais no trabalho?

  • Julgamentos

Ninguém gosta de ser julgado, por isso esse não é um bom caminho para começar um relacionamento interpessoal. Para isso, evite criar preconceitos com uma pessoa antes mesmo de conhecê-la, baseado em conversas que você ouviu de outras pessoas. Isso pode até ser fofoca!

Ao conhecer um novo profissional da empresa, mantenha a mente aberta para conversar com ele e trabalhar em um cenário saudável. Com certeza, isso diminui as chances de você não gostar dessa pessoa. Se mesmo assim você não simpatizar com o colaborador, é fundamental que mantenha a postura profissional e trabalhe bem com ele.

> Estude mais: suspender todo tipo de julgamento é um importante princípio do coaching.

  • Humildade

Antes de apontar o dedo para os erros, é importante que você reconheça que também comete erros. Aliás, todo mundo pode falhar. Outro ponto fundamental é que você sempre esteja disposto a aprender algo novo com outra pessoa. Não importa se ela é um assistente e você um gerente.

Além disso, esteja disponível para ajudar as pessoas quando preciso. Pode ser para ensinar algo, contribuir com uma tarefa ou até dar conselhos. Isso demonstra que você tem a capacidade de doar o seu tempo para ajudar outro profissional.

Esse tipo de atitude é uma demonstração de humildade, altruísmo e solidariedade, características importantes em qualquer colaborador, principalmente os líderes. Então, se você está se planejamento para dar esse passo na sua carreira, é bom ficar de olho nisso.

> Estude mais: liderança e humildade na busca por resultados positivos.

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Dica extra: invista em você mesmo

Além das recomendações que passamos acima, é importante que você tenha em mente que a sua evolução profissional e pessoal deve ser diária. Por isso, esteja sempre lendo novos assuntos e aprendendo temas dentro e fora da sua área. Pense nisso não apenas como uma questão de aprimoramento do seu conhecimento técnico, mas também como uma forma de você se conectar consigo mesmo e com outros profissionais.

Uma ótima maneira de fazer isso é se formar uma coaching, um método usado no mundo todo. Com ferramentas efetivas, o processo envolve exercícios poderosos de autoconhecimento, inteligência emocional, autoconfiança e muitos mais. Tudo focado no seu progresso enquanto profissional de alto desempenho.

Desperte o que há de melhor em você e aprenda a fazer um mapeamento de perfil e tendências comportamentais com o curso em Consultor em Análise Comportamental. Imagine o quanto isso é importante para você melhorar sua postura e ainda ensinar os outros a fazer o mesmo.

Que tal começar a investir em você mesmo e na sua carreira agora mesmo? Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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