Quais suas expectativas para um relacionamento?

Relacionamento Ame a si mesmo antes de qualquer relacionamento

 

A metade da laranja, a tampa da panela são apenas algumas das expressões que representam a idealização de uma pessoa perfeita. Mas, é possível encontrar o ser humano perfeito, que pode ser seu companheiro ou companheira por muito tempo ou até para sempre? Claro que sim! É possível achar alguém em que você possa confiar para ter um relacionamento amoroso, mas a perfeição deve passar longe da sua cabeça. Afinal, ninguém é perfeito.

Começamos o artigo dessa forma para deixar bem claro o quanto é importante sonhar, deixando os pés no chão. Isso significa que você pode imaginar, criar situações e se planejar, mas sem jamais se esquecer de como a realidade funciona.

Ter essa maturidade é excelente tanto para encontrar um amor, quanto para outros tipos de relações pessoais e até em âmbito profissional. Nada melhor do que um colaborador que consegue pensar com criatividade, inspirar os outros, mas tendo em mente quais são os reais recursos financeiros e intelectuais que ele tem disponível.

No artigo de hoje, não vamos ensinar uma fórmula mágica ou o caminho ideal para encontrar o parceiro ou parceira de vida. Afinal, nada disso existe. No lugar, vamos mostrar como é importante que você se ame antes de amar ao próximo. Continue lendo para conferir mais!

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

A importância do amor próprio

Amar a si mesmo deve ser uma prioridade para qualquer ser humano. Para expressar essa forma de carinho pessoal, você pode cuidar da sua saúde mental e física de diversas formas. Cada um encontra qual é o melhor caminho.

É possível conseguir isso, consultando profissionais da saúde como clínicos gerais para fazer check up regulares e psicólogos para cuidar do bem-estar mental. Além disso, é interessante praticar meditação, hobbies, atividades físicos e exercícios de autoconhecimento e inteligência emocional com o coaching.

O coaching é um método capaz de transformar a vida de uma pessoa sem que ela perca sua essência. O método pode atuar em diversas áreas como relacionamentos amorosos. Distanciando-se de objetivos superficiais, o coaching contribui para que o coachee (aprendiz) identifica quais são as características sabotadoras, como as inseguranças, timidez e baixo estima. Mais do que isso, o procedimento ensina exercícios que ajudam a solucionar ou administrar esses pontos fracos no dia a dia.

A atitude de se cuidar não é vaidade exagerada, mas sim, uma demonstração de que você se importa com você mesmo. Você quer ser a melhor versão de si mesmo para se sentir feliz e realizado. Somente depois disso, você pode criar caminhos com outra pessoa e ser feliz com ela também. Do contrário, você acaba dependendo de outro ser humano para se sentir bem.

No fim das contas, esse tipo de comportamento contribui para que você aumente sua autoconfiança, característica essencial tanto para a vida pessoal quanto profissional. Aliás, outro ponto interessante para se considerar em um colaborador, pois hoje em dia as empresas buscam cada vez mais por pessoas que demonstrem segurança para trabalhar e lidar com a pressão.

Agora que você já entende mais sobre a importância e necessidade de ter amor próprio, vamos mostrar como conseguir alcançar esse estado de bem-estar. É só continuar lendo!

5 ações que demonstrar respeito com você mesmo

Como já deixamos claro que não existe fórmula mágica, mas existem algumas atitudes que você pode tomar que realmente mudam o seu dia a dia e te deixa mais próximo de se entender e de se gostar mais. Confira a lista especial que com ações para você realizar que te ajudam a descobrir seu amor próprio:

  • Pratique o autoconhecimento e a inteligência emocional

Como já dissemos acima, o coaching é empoderador ao ponto de mudar a vida de uma pessoa. O método tem ferramentas efetivas que contribuem para que você se entenda mais. Com o tempo, você aprende a exercer o autoconhecimento, uma forma de você identificar e fortalecer suas qualidades e encontrar outras virtudes escondidas e que precisam ser acordadas. Além disso, ainda indica quais são as suas características que precisam de mais atenção, pois atrapalham o seu cotidiano.

Combinado ao autoconhecimento, o coaching ensina sobre inteligência emocional, que é um modo de administrar seus sentimentos com estratégia. Assim, você consegue antecipar quais seriam seus pensamentos e reações em situações de pressão, diminuindo a chance de você ser impulsivo.

  • Avalie sua posição em cada situação antes de seguir em frente

Se você está inserido em um cenário que é ou se tornou desconfortável por algum motivo, é obrigatório que você questione a si mesmo sobre a sua participação nesse contexto. Pergunte a si mesmo o que está acontecendo respeita você e está dentro dos seus limites. Caso não se sinta bem com a situação, saia dela o quanto antes. Se precisar de ajuda, pois não é algo fácil de se fazer, não hesite em pedir para alguém que você confie.

  • Saiba falar “não”

Muito ligado ao ponto anterior, quando algo que você não se sente confortável em participar surgir, saiba dizer “não”. Isso não é frescura, é apenas uma maneira de você respeitar os seus limites e de mostrar que você não se contenta com qualquer coisa.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

  • Evite a procrastinação

Ficou com preguiça de conversar sobre um assunto chato com alguém? Ficou cansado por antecipação por causa de uma tarefa profissional? Ao invés de ficar adiando os seus compromissos, tente resolvê-los o quanto antes. Comece por aqueles de baixa complexidade e que são mais rápidos de se resolver. Depois, vá passando para os próximos. Se se sentir que falta de organização, coloque tudo em uma planilha de Excel, indicando todos os itens por grau de dificuldade e prazos.

  • Acredite em si mesmo e não se compare aos outros

A máxima “ninguém é perfeito” é tão verdadeira quanto o pensamento “ninguém é igual a ninguém”. Por isso, não tente se comparar aos outros a todo o momento. Dedique-se ao que você acha que deve fazer ao mesmo tempo em que busca maneiras de evoluir tendo sempre em mente de que você está dando o seu melhor.

Gostou das dicas que acabou de ler? Se tiver mais alguma é só escrever nos comentários abaixo! Aproveite para compartilhar esse artigo com o seu amigo que precisa de uma forcinha para resgatar ou construir o amor próprio.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 781591969 – https://www.shutterstock.com/pt/g/puhhha



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010