Por que realizar treinamento nas organizações

treinamento

A realização de treinamentos tem como objetivo a capacitação profissional e crescimento da organização.

Treinamentos são imprescindíveis nas organizações para manter os colaboradores engajados e atualizados. Trata-se de uma atividade que objetiva promover a capacitação dos profissionais e mantê-los alinhados com a missão, visão e valores corporativos.

Nesses cursos, os membros da equipe desenvolvem habilidades essenciais para atender as expectativas da empresa. Contudo, mesmo com a importância do treinamento reconhecida pelo mercado, há empresas que julgam esse como um investimento desnecessário.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes por que realizar treinamentos nas organizações é extremamente positivo e relevante. Acompanhe!

Benefícios do treinamento para as empresas 

Com o treinamento, os colaboradores compreendem os valores, políticas e filosofia da empresa. Essas são informações primordiais e que contribuem diretamente para o melhor desempenho dos serviços realizados de acordo com as diretrizes corporativas. Um funcionário que passa por treinamento, portanto, se torna mais apto a realizar suas atividades com qualidade.

A falta de treinamento adequado, por outro lado, pode trazer prejuízos para a corporação. Isso porque quando o funcionário precisa aprender sua função na prática, a lei de “tentativa e erro” é a que predomina. Até que o acerto prevaleça, o percurso pode ser sinuoso e danoso à empresa.

Executivos e colaboradores de alta gestão também devem passar pelo treinamento. Os treinamentos gerenciais são necessários para que os gestores estejam sempre por dentro das diretrizes da empresa. Se um treinamento não começar na alta direção, toda a estrutura empresarial acaba comprometida.

Por que realizar treinamento nas organizações?

Cada vez mais empresas têm potencializado seus investimentos em Treinamento e Desenvolvimento por observar resultados bastante positivos. A principal consequência de contar com colaboradores mais bem preparados é o crescimento da organização em médio e longo prazo.

Abaixo listamos os principais benefícios de fazer esse investimento, ou seja, os motivos pelos quais realizar treinamento nas organizações. 

Aumento da produtividade

O aumento de produtividade é um dos principais benefícios do investimento em treinamento nas organizações. Profissionais treinados da forma certa, adquirem ou aperfeiçoam habilidades essenciais para o seu desempenho na companhia. Os colaboradores se tornam mais qualificados e geram resultados mais relevantes para a empresa. 

Aumento da satisfação profissional

Quando os colaboradores de uma empresa recebem qualificação teórica e técnica para realizar suas atividades, se sentem mais satisfeitos. Essa maior satisfação se reflete em um maior potencial de retenção de talentos. Manter nos quadros da empresa profissionais de destaque em suas áreas de atuação é uma forma de fortalecer seu potencial de crescimento.

Melhora a qualidade do trabalho

Para que uma organização tenha sucesso no mercado é necessário que seus colaboradores entreguem um trabalho de qualidade. Treinar os colaboradores é uma forma de elevar o nível dos serviços e produtos que a organização fornece. 

Cabe, ainda, o adendo de que os treinamentos podem melhorar também a qualidade das relações desenvolvidas entre os funcionários e os clientes. É uma forma estratégica de dar destaque para a companhia. 

Vantagem competitiva

Organizações que contam com profissionais capacitados oferecem produtos e serviços de qualidade superior e, assim, criam uma vantagem competitiva. A melhora da qualidade e a percepção de tal melhora pelos clientes é uma consequência natural do treinamento. Tudo o que agrega valor aos seus produtos/serviços cria diferenciais que ajudarão a sua marca a ser escolhida em detrimento de outras. 

Retenção de talentos

Mencionamos no segundo tópico que o treinamento se reflete em maior satisfação dos colaboradores e, consequentemente, na sua retenção. É importante falar a respeito da retenção de talentos como uma vantagem para as empresas. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, ao encontrar profissionais de qualidade, é fundamental retê-los. 

Quando as empresas investem em treinamento para seus colaboradores contribuem para que eles tenham mais chances de crescimento. Os funcionários tendem a permanecer onde percebem que tem boas oportunidades de ascender e conquistar melhores salários. 

Estímulo ao trabalho em equipe

Estimular o trabalho em equipe é determinante para que as organizações cresçam e prosperem. Os treinamentos, além de fornecerem mais conhecimento a respeito de determinadas atividades, também fortalecem os laços entre os colaboradores. Durante as atividades de desenvolvimento, os membros da equipe podem descobrir afinidades entre si. 

Há também treinamentos específicos para equipes com o objetivo de orientar os seus membros sobre como trabalhar melhor. Em geral, essas atividades corroboram para que sejam realizadas trocas de competências entre os colaboradores. Equipes unidas têm muito mais chances de alcançar os resultados esperados.

Aumento da motivação dos colaboradores

Treinamentos são ótimas ferramentas para potencializar a motivação dos colaboradores. Nessas atividades os profissionais recebem feedbacks em relação aos seus desempenhos e conseguem entender no que podem melhorar. Também funciona como incentivo para a motivação pelo fato de desenvolver habilidades. 

Quando os profissionais identificam potenciais melhorias em suas metodologias de trabalho, desejam continuar tendo um bom desempenho. Aprender e desenvolver talentos é determinante para o aumento da autoestima dos funcionários da sua empresa. 

Maior engajamento dos colaboradores com a organização

Os treinamentos são ferramentas que não se limitam somente ao preparo para a execução do trabalho. Essas atividades têm grande potencial para estimular o aumento do engajamento dos colaboradores.

Nesse contexto, o engajamento se refere à entrega dos profissionais às atividades que precisam desempenhar dentro da organização. Um profissional engajado se dedica muito mais à qualidade do que está desempenhando.

Os treinamentos podem funcionar como mecanismos para estabelecer mudanças ou redefinir valores. Os profissionais precisam ser envolvidos nas modificações que estão sendo propostas. Com engajamento, o trabalho cotidiano se torna mais bem executado e passa a ter diferenciais. 

Desenvolvimento de bom clima organizacional 

Profissionais capacitados executam melhor as suas tarefas cotidianas e, dessa forma, entregam melhores resultados. Quando cada colaborador entrega um resultado de qualidade se cria um clima organizacional mais sadio. Muitos dos conflitos no ambiente laboral se devem ao fato de que alguns profissionais deixam a desejar em termos de qualidade.

Não havendo desgastes entre os colaboradores devido à qualidade do que entregam, se cria um ambiente mais harmonioso. Além disso, os funcionários se tornam mais seguros a respeito de suas atividades.

Agora você já sabe qual é a importância de realizar treinamentos nas organizações! Esse artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com os amigos nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds