Quais os objetivos de um planejamento estratégico empresarial

Planejamento Estratégico

Conheça a importância de um planejamento estratégico

 

Planejar é estar preparado: é estabelecer objetivos, criar planos, e definir a orientação a ser seguida. Na atualidade, com a globalização, o avanço da tecnologia, e o nível de competição cada vez mais alto, o ambiente em que as organizações estão inseridas é muito propício a mudanças e a preparação correta pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Sendo assim, todas as formas que puderem ser encontradas para manter-se preparado, com o objetivo de receber as mudanças da melhor maneira possível, com uma equipe de trabalho que realize suas atividades de forma coesa e não sinta com tanto impacto as transformações que acontecem a todo instante, é fundamental para ter uma empresa que resista a crises e demais desafios que venham a surgir em meio à sua trajetória.

Tendo isso em mente, hoje vou abordar os objetivos que fazem com que um planejamento estratégico empresarial seja tão importante de ser implementado nos mais diversos tipos de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Acompanhe-em nesta leitura e aprofunde ainda mais o seu conhecimento sobre este assunto.

O que é um planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico empresarial é uma poderosa ferramenta de gestão e se destaca bastante neste processo de preparação ao qual me referi no início do artigo. Isso porque trata-se de uma metodologia utilizada para estabelecer metas, levantar recursos, mobilizar ações e contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva, visando o alcance de objetivos que sejam benéficos para a empresa, contribuindo, assim, para que esta seja bem-sucedida como almeja.

Dessa forma, é fundamental que empresas de todos os portes e segmentos se mobilizem e invistam tempo e energia para elaborar um plano que seja preciso e esteja totalmente de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, em curto, médio e longo prazos.

Como elaborar um planejamento estratégico empresarial eficiente

Para que o planejamento estratégico da sua empresa seja realmente eficiente, é necessário que ela siga os seguintes passos e coloque em prática as atividades abaixo, já que é somente dessa maneira, que será possível alcançar os propósitos estabelecidos.

Ponderação sobre o cenário atual e os possíveis cenários futuros

O primeiro passo é analisar o cenário em que a empresa se encontra o onde ela deseja estar em determinado período do tempo. Tendo esta consciência, você, ao lado de sua equipe de gestores e colaboradores, poderão visualizar os possíveis cenários que irão se configurar no futuro, ou seja, no momento em que a organização alcançar os objetivos que almeja.

Este ponto é essencial também para analisar quais os possíveis desafios que podem surgir enquanto o planejamento está sendo executado. Assim, existe a chance de elaborar estratégias eficientes, que ajudem a empresa a superar cada um deles, sem se sentir abalada e sem fazer com que a equipe queira desistir no meio do caminho.

Definição de objetivos para todos os níveis hierárquicos da empresa

Aqui é o momento em que serão definidos os participantes deste processo, bem como o papel de cada para que os objetivos sejam alcançados conforme o planejado no início. É importante que todos tenham clareza do que se espera de cada um e do quanto vão precisar se esforçar para que as metas saiam do papel e ganhem vida.

Dessa maneira, haverá mais chances de envolvimento e engajamento por parte dos colaboradores, já que eles vão se sentir parte de algo maior que está sendo construído, não só em benefício da empresa, mas em benefício deles próprios.

Estabelecimento de planos de ação para atingir esses propósitos

Agora que os protagonistas deste processo foram definidos, é chegado o momento de determinar os planos de ação que deverão ser implementados, para que as metas e objetivos sejam alcançados conforme o planejamento avança.

Dependendo do tamanho do planejamento estratégico, deverão ser elaborados vários planos de ação, que serão de responsabilidade de equipes de trabalho distintas. Essas equipes vão precisar executar cada uma das atividades inerentes ao plano e ao planejamento como um todo, para que os propósitos deste sejam devidamente alcançados.

Programação das atividades do plano de ação

Outro ponto extremamente importante para que o planejamento seja altamente assertivo, é a elaboração de um cronograma que define os prazos para a entrega de cada uma das atividades relacionadas aos planos de ação.

Isso porque, todo planejamento que se preze necessita de início, meio e fim, para que assim, você e sua equipe tenham noção do quanto e de quanto tempo vão precisar trabalhar e se esforçar para entregar as atividades e finalizar tudo o que foi proposto com excelência.

Depois de definidos os prazos, se, ao longo da execução do planejamento, for observado que não é possível entregar determinada atividade no período estabelecido, é necessário que os líderes e responsáveis sejam devidamente notificados, para que os prazos sejam readequados.

Os objetivos do planejamento estratégico empresarial

Por meio do cumprimento de cada uma das atividades citadas acima, o planejamento estratégico empresarial objetiva fornecer à organização melhorias em diversos sentidos, como:

Capacidade de adaptar-se diante das mudanças no cenário interno e externo

Um dos grandes objetivos da elaboração de um planejamento estratégico empresarial é a possibilidade que ele oferece às empresas de se adaptarem às mudanças que ocorrem constantemente no mercado em que atua. Imagine o quão ruim é ser pego desprevenido e ser obrigado a elaborar estratégias para não se engolido pelas transformações às pressas.

Com certeza a sua empresa e nem os seus funcionários merecem passar por este contratempo não é mesmo?! Por isso se faz extremamente necessário investir tempo e energia para se antecipar e, quando as mudanças ou crises acontecerem, ter a possibilidade de passar por elas com um pouco mais de tranquilidade.

Orientação aos negócios da empresa

Quando nos voltamos para a construção de um planejamento estratégico, é porque nos importamos com os rumos que queremos que os nossos negócios tomem, conforme o tempo for passando. Por isso, entre tantos outros objetivos, este tipo de planejamento faz com que empresários e empreendedores mantenham-se sempre orientados aos negócios que já possuem e aos que ainda desejam construir por meio de sua ou de suas empresas.

Maximizar o potencial produtivo considerando os recursos disponíveis

Por meio deste tipo de planejamento é possibilitado a empresários, gestores, líderes e colaboradores aumentar, de forma considerável, o seu potencial produtivo. Isso acontece, pois o planejamento dá a todos uma visão macro da empresa, sendo assim, conseguem visualizar os recursos que possuem, tanto financeiros, de capital humano, quanto de infraestrutura, para que assim aumentem sua produtividade de maneira geral.

Esta é uma das melhorias e dos objetivos que considero mais importantes entre que as que foram citadas até o momento, pois oferece a todos a possibilidade de trabalharem de maneira organizada, utilizando o máximo do potencial produtivo que existe na empresa. Com isso, é possível alcançar, cada vez mais, resultados extraordinários nos negócios.

Conheça mais sobre a metodologia capaz de transformar objetivos em conquistas!

Traçar planos de ação e também planos emergenciais

Como eu disse anteriormente, os planos de ação são fundamentais ao longo de todo este processo. Isso porque, ao serem concluídos, eles fazem com que todos estejam sempre mais próximos do objetivo final a ser alcançado.

Outro ponto importante é que ao serem elaborados, eles permitem que seja feita uma projeção para lidar com as possíveis adversidades que venham a surgir no meio do caminho. Assim, é possível construir planos de ação emergenciais para ligar com todos os desafios que aparecerem.

Levando em consideração esses aspectos, o planejamento estratégico empresarial é um instrumento poderoso para o gestor, e visa garantir que a organização perdure ao longo do tempo, desenvolvendo seu potencial lucrativo continuamente.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de compartilhar em suas redes sociais mais este conhecimento com seus amigos!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 409428571 – https://www.shutterstock.com/pt/g/zaozaa19

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010