Saiba como lidar com pessoas arrogantes no trabalho

Saiba como lidar com pessoas arrogantes no trabalho
Um colega de trabalho arrogante pode prejudicar o desempenho da equipe e afetar relacionamento interpessoal entre todos.

 

Para que seja estabelecida uma boa relação entre as pessoas, é fundamental que haja o cuidado de não atribuir características destrutivas aos indivíduos. É normal que as pessoas tenham um dia de mau humor ou falta de vontade de conversar com os outros, mas essas situações jamais devem definir o que o indivíduo realmente é.

Apesar disso, algumas características acabam se tornando mais explícitas e fazem parte do caráter e personalidade de cada um. No meio corporativo, vez ou outra, nos deparamos com pessoas arrogantes, que podem afetar não apenas o convívio entre todos, mas também a produtividade da empresa como um todo.

As pessoas arrogantes possuem algumas características singulares, tais como: tendem a se achar superiores às outras, acreditam que sabem de tudo, são orgulhosas, prepotentes, autoritárias, acreditam que estão sempre com a razão e têm as melhores ideias, gostam de ser o centro das atenções e costumam tratar mal os outros.

Os arrogantes também não costumam ter um espírito de equipe, atrapalhando consideravelmente o ambiente corporativo. Quando o desempenho do time não vai bem, ou alguma tarefa não saiu como o planejado, essa pessoa tende a culpar os colegas, apontar o dedo e criar um clima bastante desconfortável para os demais.

É muito fácil identificar um comportamento arrogante. Pessoas com esse tipo de perfil tendem a demonstrar seu jeito apenas com a forma de olhar ou, caso não seja possível detectar visualmente, assim que abrem a boca para se manifestar no ambiente de trabalho. Os arrogantes têm um tom de voz característico, bem como as palavras que utiliza e a forma como se dirige aos outros colegas.

Mas o que muita gente talvez não saiba é que nem todo mundo é arrogante porque deseja ser assim. Temos, naturalmente, duas imagens: aquela que nos representa e outra que desejamos nos tornar. Algumas pessoas, no entanto, acabam se perdendo entre esses dois campos, focando demais naquilo que idealiza.

O que acontece, na verdade, é que as pessoas arrogantes possuem sérios problemas de baixa autoestima, são inseguras, duvidam de seu potencial, sentem medo e precisam constantemente de autoafirmação. Em outras palavras, a arrogância nada mais é do que uma máscara.

Diante disso, vale a pena não isolar rapidamente a pessoa com esse comportamento e atitude dentro da empresa. Talvez seja interessante parar, analisar e seguir as dicas abaixo para lidar de uma forma diferente com uma pessoa arrogante no ambiente corporativo. Confira:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dicas para lidar com pessoas arrogantes no trabalho

Desenvolva autoconhecimento

Antes de entender e saber lidar com as características de qualquer pessoa, é necessário que você desenvolva o autoconhecimento, uma habilidade que permite que você seja capaz de identificar suas próprias capacidades, pontos de melhoria e limitações, de modo a ter parâmetros para lidar da melhor forma possível com pessoas arrogantes no trabalho. Quando nos conhecemos, além de nos tornarmos melhores pessoas, saberemos detectar quais pontos podem estar causando tal atitude de um determinado colega. Pense nisso e tenha uma outra visão de como tratar a situação.

Tenha inteligência emocional

O indivíduo arrogante deseja sempre ter razão e, por isso, é fundamental que você tenha jogo de cintura para não entrar em disputas com ele. Pratique a inteligência emocional, trate a pessoa arrogante com educação, mas nunca transforme a convivência de vocês em uma competição. Quando não sucumbimos a esse jogo psicológico, temos condições de lidar com esse comportamento de uma forma diferenciada. Vá com calma e com jeitinho!

Adote uma postura profissional

Realize seu trabalho de forma eficaz e não fique comentando sobre o comportamento arrogante do seu colega, pois isso pode afetar sua imagem perante os demais profissionais. Quando estamos trabalhando, precisamos estar focados e quando deixamos esse tipo de comportamento (fofocas, conversas, discussões) tomar conta, acabamos nos prejudicando em diversos sentidos. Seja profissional, humilde e responsável com suas tarefas diárias e colegas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Dê feedbacks

Caso a situação com um colaborador arrogante fique extrema, considere a possibilidade do desenvolvimento de um feedback que aponte seus pontos de melhoria, o que vem atrapalhando o rendimento da equipe e como a situação pode ser mudada. Lembre-se dos tópicos acima e adote uma postura profissional nesse momento de diálogo, além de ter controle sobre seu emocional para que os argumentos que você receberá não se tornem ofensas e o clima acabe ficando pesado demais para a conversa que, a princípio, foi proposta para quebrar o gelo da arrogância.

Foque nas qualidades

Apesar de possuir características de uma pessoa arrogante, seu colega certamente também possui habilidades e competências notáveis. Portanto, para que ele não prejudique o seu desempenho e convivência na empresa, mude o foco e comece a reparar nas qualidades que seu colega de trabalho possui. Quando olhamos de modo mais positivo, temos condições de visualizar esses pontos e até ter mais argumentos para valorizar o colega em uma eventual reunião de feedback. Faça-o enxergar que existe algo de bom dentro de si!

Não entre em uma competição

Uma das coisas que mais atiçam o sentimento de arrogância e prepotência no ambiente corporativo é a competição. Como mencionamos, pessoas arrogantes gostam de se valorizar, sentir-se superiores e tendem a encarar tudo como uma competição. Não deixe esse espírito entrar em você enquanto está trabalhando, pois a outra pessoa pode enxergá-lo como um rival, piorando o ambiente e fazendo com que você também se estresse durante o trabalho.

Entendeu como é possível lidar com o perfil arrogante? É essencial que você mantenha a calma, tenha postura e pense bem como agir para que o ambiente não se torne complicado e o convívio insustentável. Com jeitinho e seguindo as dicas que passamos acima, você tem a possibilidade até de reverter o quadro ou, ao menos, manter o clima favorável enquanto exerce suas funções no meio empresarial.

Você já teve que lidar com pessoas arrogantes no trabalho? Que atitudes você tomou para manter um bom convívio com elas? Caso você tenha alguma experiência para compartilhar, não hesite em comentar abaixo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo em suas redes sociais.

Imagem: Minerva Studio / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010