O que são Soft Skills?

Conheça mais sobre o conceito de soft skills e como elas são importantes para o nosso desenvolvimento

Soft skills é o nome dado para as habilidades ligadas ao comportamento e que são um pouco mais complicadas de serem avaliadas se comparadas à parte técnica. Soft vem do inglês e significa suave, macio, dentro desse contexto serve para dizer que se trata de um tipo de habilidade que não é palpável.

Nos últimos anos, as empresas passaram a valorizar mais esse lado comportamental dos profissionais, pois se percebeu que, mesmo que uma pessoa seja tecnicamente capacitada, se ela não tiver um bom relacionamento com a equipe do qual faz parte e não for inteligente emocionalmente, é provável que não consiga se desenvolver e utilizar todo o seu potencial.

Ao longo do artigo, iremos explicar melhor o que são as soft skills, incluindo aquelas que estão mais em alta no mercado atual e que todo profissional que deseja ter uma carreira de sucesso deve desenvolver.

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Por que as Soft Skills são importantes?

No passado, acreditava-se que ter uma boa formação era o suficiente para construir uma carreira de sucesso. Contudo, conforme o tempo foi passando, as organizações começaram a perceber que as pessoas não deixam seu lado humano na porta quando chegam para trabalhar, elas entram inteiras, com suas habilidades técnicas acompanhadas de suas emoções.

Um engenheiro que tem uma ótima formação, com muitos cursos, pode estar tecnicamente preparado para gerenciar uma equipe em uma obra. Mas, se formos pensar que a equipe é formada por outras pessoas, que também são movidas por emoções e têm suas individualidades, iremos perceber que é preciso mais do que apenas conhecimento técnico.

No caso do gerenciamento de equipe, as habilidades de liderança se mostram como essenciais, porque é através delas que o chefe se conecta com seus subordinados, entende qual a expertise de cada um, delega tarefas com mais eficácia, tira dúvidas, motiva, passa confiança e assim por diante, transformando-se em um verdadeiro líder.

Um profissional que não se conhece, não sabe controlar suas emoções, explode quando sente raiva, age de forma intempestiva, discute, desrespeita, perde o controle, pode desestabilizar toda a equipe, independentemente de ser ou não o chefe. E o resultado disso é desmotivação, desentendimentos, clima negativo e, consequentemente, queda na produtividade e nos resultados.

Pessoas felizes e equilibradas trabalham muito melhor, porque conseguem gerenciar suas emoções positivamente, ensinam, aprendem, trabalham e crescem juntas. É por isso que as empresas estão cada vez mais avaliando os candidatos para vagas de forma mais ampla, incluindo tanto as hard (habilidades técnicas) quanto as soft skills.

As 10 Soft Skills mais valorizadas no mercado atual

Quando falamos em soft skills, estamos nos referindo a uma série de habilidades ligadas ao comportamento. Embora todas tenham sua importância, existem algumas que são mais requisitadas pelas empresas, veja quais são as dez consideradas mais relevantes.

1 – Automotivação

A automotivação é a habilidade de se manter motivado e comprometido com o trabalho mesmo sem supervisão. O profissional que é automotivado inspira a confiança da empresa, que sabe que ele irá realizar o seu trabalho da melhor maneira possível sem a necessidade de ter alguém o tempo todo dizendo o que e como ele deve fazer.

2 – Capacidade de trabalhar sob pressão

Por mais que as organizações hoje busquem manter um clima mais leve, é natural que a pressão faça parte do dia a dia, por conta de prazos, questões a resolver com clientes, fornecedores. Nesse sentido, é fundamental que o profissional tenha a capacidade de se manter centrado para que realize um bom trabalho também sob pressão.

3 – Comunicação

A comunicação é uma habilidade social crucial para um bom profissional. Afinal de contas, no dia a dia de trabalho é preciso saber adaptar o tom e a forma de dizer as coisas de acordo com a situação. Além do mais, é através do ato de comunicar que uma equipe pode se entender e se organizar de modo a alcançar os resultados esperados.

4 – Determinação

Pessoas determinadas sabem o que desejam e, por isso, conseguem tomar decisões rapidamente e com confiança. Como as organizações estão cada vez dando mais espaço para que seus colaboradores ajam com autonomia, essa se tornou uma soft skill bastante desejada.

5 – Flexibilidade

No mercado atual, alterar planos é algo bastante comum, porque, como as coisas estão o tempo todo mudando, as empresas que desejam se manter competitivas precisam saber se adaptar. Com isso, buscam colaboradores que sejam flexíveis e consigam lidar positivamente com mudanças.

6 – Liderança

Engana-se quem pensa que apenas aqueles que possuem cargos de gerência precisam ter habilidades de liderança. Ser líder é muito mais do que gerenciar, significa acreditar em si, pensar rápido para encontrar soluções para problemas, inspirar e motivar a todos ao seu redor.

7 – Negociação e solução de conflitos

Por mais entrosada que uma equipe seja, conflitos podem acontecer, principalmente quando se tem pessoas com visões bastante diferentes umas das outras. Aqueles que têm habilidades de negociação conseguem mostrar seu ponto de vista e serem persuasivos, o que é ótimo também para o relacionamento com os clientes.

8 – Resolução de problemas

Quando um problema acontece, existem pessoas que se veem perdidas, enquanto outras conseguem pensar friamente sobre a situação, colocando a razão à frente da emoção. As empresas desejam exatamente profissionais que façam parte do segundo grupo e consigam focar em soluções para resolver a questão, sem se deixar desesperar.

9 – Responsabilidade

Pouco se fala a respeito da responsabilidade como soft skill, mas a verdade é que ela é altamente requisitada como uma característica base dos indivíduos. Ser responsável é cumprir suas obrigações, assumir quando cometer algum erro, trabalhar em equipe e fazer o que é necessário sem precisar receber alguma ordem para tal.

10 – Trabalho em equipe

Por fim, está a habilidade de trabalhar em equipe, que envolve um conjunto de outras soft skills, como empatia, comunicação, inteligência emocional e intuição, para identificar os momentos em que deve falar ou ouvir, compreender ou buscar a compreensão. Unindo profissionais que possuem essa habilidade é possível construir um time forte e coeso.

Quais dessas soft skills acha que já tem e quais precisa desenvolver? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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