Quais as vantagens e as desvantagens da flexibilidade no trabalho

Mulher esticando o braço no home office

Veja como adotar a flexibilidade no trabalho de forma positiva.

A flexibilidade no trabalho é um assunto bastante falado atualmente. Muitas empresas têm oferecido essa possibilidade aos seus colaboradores. Trata-se de uma estratégia voltada para promover o bem-estar da equipe e contribuir para a retenção de talentos.

Embora possa ser bastante benéfica, a flexibilidade possui algumas desvantagens, especialmente se não for implementada da forma certa. Siga a leitura para conhecer o lado positivo e negativo da prática.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é a flexibilidade no trabalho?

Antes de falarmos sobre as vantagens e desvantagens da flexibilidade no trabalho, é interessante esclarecermos o que é essa prática. Basicamente, significa dar aos colaboradores liberdade para fazerem seu próprio horário ou até escolherem trabalhar em casa em determinados dias da semana.

É importante dizer que não há um conceito padrão de flexibilidade no trabalho, cada empresa define o tipo de opção que irá conceder à sua equipe. Existem aquelas em que a liberdade está apenas relacionada ao horário e outras que também incluem a escolha do local de trabalho e a hierarquia.

Por exemplo, o funcionário precisa resolver algo pessoal no banco, que fica aberto em horário reduzido. Então, sai no horário padrão de trabalho para cumprir sua tarefa e depois repõe as horas não trabalhadas em outra parte do dia.

Tipos de flexibilidade no trabalho

Como mencionado, cada empresa pode adotar a sua própria forma de flexibilidade. Veja quais são os tipos mais comuns.

Várias opções de turno – A empresa cria diferentes opções de turno e dá ao colaborador a liberdade de escolher uma delas para cumprir.

Colaborador define seu horário – O profissional cria seu próprio horário e o segue todos os dias.

Horário livre – O colaborador pode trabalhar nos horários que achar conveniente, desde que siga a carga horária estabelecida.

Home office – Além das questões de horário, a flexibilidade pode estar relacionada à mobilidade, ou seja, escolher dias para trabalhar em casa ou no escritório.

Vantagens da flexibilidade no trabalho

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens da flexibilidade no trabalho e entenda por que tantas empresas têm adotado essa modalidade.

Aumento da produtividade

A flexibilidade permite que o profissional trabalhe nos momentos em que está realmente focado, o que contribui para horas mais produtivas. Uma pessoa que é obrigada a cumprir o expediente padrão enquanto o filho está doente em casa ou precisa resolver algum problema acaba tendo sua produtividade prejudicada.

Retenção de talentos

A flexibilidade, juntamente com salário, benefícios e possibilidades de crescimento, está entre os fatores que têm contribuído para que empresas retenham talentos. Afinal de contas, os melhores profissionais ficam onde oferecem as melhores vantagens e a liberdade é um dos fatores que muitos consideram atualmente.

Aumento do moral da equipe

Funcionários que possuem a liberdade de definirem sua jornada de trabalho sentem que a empresa confia neles. Assim, isso acaba por influenciar no bem-estar e felicidade geral, contribuindo para um clima maior harmonioso e uma equipe mais engajada.

Desvantagens da flexibilidade no trabalho

Quando a flexibilidade no trabalho não é bem planejada e a empresa não possui uma cultura forte, em que os colaboradores saibam desfrutar da liberdade com responsabilidade, alguns problemas podem acontecer. Veja quais são as possíveis desvantagens da prática.

Falta de foco no home office

Nem todos profissionais possuem um espaço em casa em que possam trabalhar tranquilamente. Muitas vezes, os filhos e outros familiares acabam comprometendo a concentração, impactando diretamente na queda da produtividade.

Dificuldade para controlar horários

Nos casos em que os funcionários têm liberdade para definir seu próprio horário, pode ficar complicado realizar o controle das jornadas. Algumas estratégias que podem ajudar são: cartão de ponto no caso do trabalho no escritório e encontrar alguma maneira de registrar as horas do home office.

Por mais que haja uma relação de confiança com os colaboradores, o controle evita que se confie totalmente na memória. Porém, cada empresa deve encontrar a forma que fizer mais sentido dentro da sua realidade e da relação que tem com sua equipe.

Problemas de comunicação

Com cada colaborador fazendo um horário diferente, pode haver problemas para todos se comunicarem. Atividades em que os colegas precisam de informações uns dos outros podem ser prejudicadas, o que inclui também o trabalho em equipe.

Como adotar a flexibilidade no trabalho de forma positiva?

Apesar de haver desvantagens, a flexibilidade no trabalho pode ser implementada de forma organizada, minimizando os possíveis problemas. Veja como isso é possível.

1. Encontrar o formato ideal para o empreendimento

Para obter os benefícios do trabalho flexível a empresa não precisa conceder todo o tipo de liberdade aos colaboradores de uma vez. Cada empreendimento deve realizar análises e pesquisas internas a fim de chegar ao melhor formato para a sua realidade e os seus objetivos.

2. Ter uma cultura forte

A cultura de uma empresa é fundamental por diversos motivos e um deles é a construção de um forte laço de confiança com os funcionários. Quando a companhia difunde seus valores aos seus colaboradores, eles sabem desfrutar de benefícios como a flexibilidade de forma equilibrada e sem excessos.

3. Clareza sobre o que a empresa espera dos funcionários

É extremamente importante que a empresa deixe claro aos funcionários o que espera deles. Isso se aplica tanto à flexibilidade no trabalho quanto ao desempenho de maneira geral. Quando há um diálogo aberto e uma comunicação objetiva, todos os pontos podem ser combinados e cumpridos sem grande dificuldade.

4. Utilização de sistemas de gerenciamento

Sistemas de gerenciamento são muito úteis para manter os processos organizados e também auxiliam na troca de informações durante jornadas de trabalho flexíveis. Através de softwares específicos para cada setor os colaboradores saberão o que os colegas estão fazendo, evitando problemas de comunicação. 

5. Confiar nos funcionários

Apesar de ser importante contar com meios para manter as jornadas de trabalho organizadas, é crucial que a empresa confie nos seus funcionários. A produtividade deve ser cobrada como em qualquer outra situação, contudo, é preciso evitar tentar vigiá-los o tempo todo, até mesmo quando estiverem em home office.

A flexibilidade no trabalho é uma tendência que tem se tornado cada vez mais forte e que deve ser adotada de modo organizado para trazer bons resultados.

Você já teve uma experiência assim, seja como funcionário ou empregador? Deixe seu comentário abaixo!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds