Descubra as vantagens e desvantagens do home office

Mulher em home office

Muitos profissionais têm aderido à prática do home Office, com o intuito de diminuir o estresse e aumentar a sua produtividade.

Se você pudesse escolher entre trabalhar em casa ou ter que enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades, qual seria sua escolha? A primeira alternativa certamente é o sonho da maioria das pessoas. O chamado home office está se tornando cada vez mais comum, uma vez que a internet permite total comunicação entre a empresa e os colaboradores. Dessa forma, é possível realizar o trabalho com mais facilidade e produtividade sem sair de casa. 

Apesar disso, muitas empresas ainda temem adotar esta prática, que é vista com certo receio por muitos gestores. Para quem ainda tem dificuldade de aceitar o home office, é preciso enxergar que essa modalidade permite reduzir os custos operacionais. 

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o deslocamento das pessoas. Com mais pessoas trabalhando de casa, menor é o número de carros nas ruas, o que facilitaria o trânsito. E também representa um ganho para o planeta com a redução da poluição. 

No entanto, ainda há alguns contras para a adoção total do sistema. No artigo a seguir iremos falar com mais detalhes a respeito das vantagens e desvantagens de trabalhar em casa. Continue lendo para entender melhor o panorama e definir o melhor para a sua empresa.

A popularização do home office

Em 2020, o mundo se viu diante de uma situação ímpar, uma pandemia cuja principal forma de contenção era o isolamento social. Como manter as atividades corporativas sendo realizadas em um contexto em que sair de casa não era uma opção para a maioria das pessoas? 

Foi aí que o home office entrou em cena, até mesmo em companhias que nem cogitavam adotar esse modelo. Contudo, essa situação diferenciada trouxe consigo desafios que nem sempre foram pensados em relação ao trabalho de casa. Muitos profissionais se viram com dificuldades de desempenhar suas tarefas no ambiente doméstico. 

O fato de toda a família estar em isolamento, em grande parte dos casos, tornou complicado organizar o uso dos equipamentos e da internet. Instabilidade de conexão, crianças que demandavam atenção e tarefas de casa até certo ponto prejudicaram a concentração dos colaboradores.

Atualmente, com a realização da campanha de vacinação em massa, se tornou possível retomar o modelo presencial. No entanto, muitas empresas têm apostado no modelo híbrido (presencial + home office) ou no trabalho totalmente remoto. Nesse cenário, é interessante refletir sobre as vantagens e desvantagens dos profissionais trabalharem em seus lares. 

Vantagens do home office

Além da possibilidade de aproveitar o conforto do lar ao longo de todo o dia de trabalho, o home office permite que o colaborador faça seu próprio horário. A jornada de trabalho pode ser adaptada de acordo com seus compromissos e seu conforto.

Dessa forma, o colaborador pode optar por trabalhar em seus momentos de peak performance. Para as empresas significa uma grande vantagem, uma vez que há maior produtividade. 

Para trabalhar dentro de casa, basta ter um notebook, um canto para ser o seu escritório e profissionalismo para não se distrair com outras coisas durante o trabalho. Além disso, o home office oferece as seguintes vantagens:

1. Maior proximidade com a família

Passar mais tempo com a família ajuda a reduzir o estresse e a sensação de frustração de estar perdendo momentos importantes. Tanto o profissional quanto a empresa saem ganhando, pois um colaborador feliz produz mais. 

2. Independência

Realizar suas atividades profissionais no escritório da sua casa permite fazer as coisas como desejar sem a interferência dos colegas. Além disso, possibilita fazer os seus próprios horários. 

3. Redução do estresse decorrente do trânsito

O estresse e o tempo perdido no trânsito, especialmente nas grandes cidades, podem prejudicar consideravelmente o desempenho do profissional. 

4. Alimentação mais saudável

Estar em casa permite se alimentar de forma mais equilibrada e sem cair nas armadilhas dos fast foods. O profissional tem mais tempo para pensar em suas refeições. O tempo que não perde no trânsito pode ser investido em cozinhar. 

5. Maior qualidade de vida

Uma pessoa menos estressada, mais independente, que passa tempo com a família e se alimenta bem é alguém com maior qualidade de vida. 

6. Maior liberdade profissional

Profissionais que optam pelo home office podem trabalhar de forma independente de empresas, tendo maior liberdade para escolher seus projetos. 

7. Privacidade

Quem consegue ter um espaço como um escritório a portas fechadas em casa tem muito mais privacidade e concentração em suas tarefas. 

8. Definição do próprio horário de trabalho

Poder fazer os seus próprios horários é importante para adequar o pico de trabalho aos momentos em que se está mais propenso a ser produtivo. 

Desvantagens do home office

Apesar de todas as vantagens, o home office naturalmente possui seu lado negativo. As principais desvantagens de trabalhar em casa são:

1. Possibilidade de acabar trabalhando em excesso

O fato de ter hora para entrar e sair da empresa limita o excesso de trabalho. Se você faz home office pode acabar trabalhando muito mais horas do que faria no sistema convencional. Não tem hora para bater o cartão. 

2. Tendência ao isolamento social

No home office você não socializa com colegas, quando muito interage por plataformas de vídeo. Com o passar do tempo você pode se sentir isolado socialmente. O ideal é ter amigos com quem sair no final de semana. 

3. Falta de atualização profissional

O contato com os colegas de trabalho é uma forma de se manter atualizado a respeito das novidades do mercado. Para quem atua no home office, indicamos que se faça cursos de atualização frequentemente. 

4. Baixo networking

No dia a dia de trabalho em uma empresa o profissional conhece pessoas, inclusive de outros setores. A rede de contatos é ampliada porque as pessoas trocam experiências entre si. 

5. Ambiente de trabalho confinado

Depois de quase dois anos de distanciamento social é um pouco difícil pensar em ficar confinado, não é mesmo? Quem tem a opção de trabalhar na área externa de casa pode usar essa estratégia para reduzir essa sensação. Fazer caminhadas também é interessante. 

6. Interferências de assuntos domésticos

Demandas familiares, como o filho pedindo ajuda com a tarefa ou o cônjuge precisando de auxílio para resolver algo, podem distrair o colaborador do trabalho. Por isso, é tão importante ter um espaço isolado para trabalhar em casa. 

Gostou do artigo? Compartilhe conosco a sua experiência no espaço para comentários abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63