O que é uma empresa transnacional?

Bandeiras de diversos países

Conheça o conceito de empresa transnacional e descubra como o coaching pode ajudar esse nos processos deste tipo de empresa.

A palavra transnacional se refere a algo que transpassa as fronteiras nacionais, alcançando mais de uma nação. Sendo assim, uma empresa transnacional é aquela que atua em países distintos do qual suas atividades foram iniciadas, o termo geralmente é confundido com multinacional.

Siga a leitura para entender melhor o que é uma empresa transnacional e as diferenças que possui em relação às multinacionais.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Qual a diferença entre empresa transnacional e multinacional?

O termo multinacional representa as sociedades das empresas que foram constituídas com recursos de duas ou mais nações, ou que funcionam em dois ou mais países. Já a palavra transnacional substitui multinacional ao se referir a empresas que atuam em diversos países, mas foram fundadas e possuem a sua matriz em apenas um.

As empresas começaram a romper as fronteiras de seus países no fim do século XIX, mas esse movimento ganhou força somente após a Segunda Guerra Mundial. A evolução tecnológica e a globalização proveram um suporte essencial para o funcionamento das transnacionais, especialmente devido às telecomunicações e à logística.

A tendência das grandes empresas que conseguem se destacar no mercado interno é de expansão, transpondo as fronteiras do seu país de origem. São companhias que faturam alto, empregam milhares de pessoas, possuem planos de carreira atrativos e investem no desenvolvimento de competências e habilidades de seus funcionários. Por tudo isso, constantemente estão entre as melhores empresas para se trabalhar.

Empresas transnacionais brasileiras

Existem diversas empresas transnacionais no Brasil que atuam em diferentes segmentos. Veja quais são as principais delas.

Embraer

A Embraer, Empresa Brasileira de Aeronáutica, foi fundada em 1969 e tem sede em São José dos Campos, São Paulo, com filiais espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, China, França, Portugal e Singapura. Fabrica aviões executivos, comerciais, militares e agrícolas, além de peças e realização de suporte em aeronaves.

Gerdau

Uma das maiores produtoras de aço das Américas, a Gerdau foi fundada em 1901, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É líder no segmento de aços longos e de aços especiais. Possui filiais na América do Norte e América do Sul.

Natura

Fundada em 1969, em São Paulo, a Natura fabrica cosméticos e atua diretamente no Brasil, Estados Unidos, França, Venezuela, Chile, Argentina, Peru, México, Colômbia e indiretamente em 63 países.

Perdigão

A Perdigão é uma empresa transnacional brasileira especializada em alimentos que foi fundada em 1934, em Santa Catarina. Desde 2009, a empresa teve seu nome para BRF, tendo sido mantido Perdigão como marca dos produtos. Além das unidades localizadas no Brasil, conta com escritórios no Oriente Médio, na Europa e Holanda.

Petrobras

A Petrobras é uma empresa estatal brasileira de economia mista, nome dado a companhias de capital aberto com propriedade majoritária do governo. Foi fundada em 1953 e atua no segmento de energia no Brasil e em mais 14 países.

Sabó

A Sabó foi fundada no Brasil em 1942 por um ferramenteiro nascido na Hungria. É especializada em peças para automóveis com atuação em países, como Argentina, Estados Unidos, Hungria, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Japão, China, entre outros.

Tigre

A Tigre é considerada a décima primeira empresa mais internacionalizada entre as brasileiras. Fundada em 1941, está presente em mais de vinte e cinco países, fabricando materiais para construção em geral, como: tubos e conexões, esquadrias, pincéis e outras soluções voltadas para infraestrutura, irrigação e mineração.

Vale

A Vale, anteriormente chamada Vale do Rio Doce, foi fundada em 1942 em Itabira, Minas Gerais, atua nos ramos da mineração e logística. Com sede no Rio de Janeiro, fornece materiais para clientes em mais de onde países.

Votorantim

A Votorantim foi fundada em 1918 como uma tecelagem em Sorocaba, São Paulo, e hoje atua em vinte países. Com o passar do tempo, a companhia foi diversificando seus negócios e se tornou um conglomerado que reúne empresas ligadas ao agronegócio, fabricação de cimento, metalurgia, finanças, energia e indústria química.

WEG

A sigla WEG é formada pelo primeiro nome dos fundadores da empresa: Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Criada em 1961, inicialmente se chamava Eletromotores Jaraguá, em referência à cidade em que estava localizada: Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Hoje, conta com vinte e duas filiais em mais de cem países.

Como trabalhar em uma empresa transnacional?

Se você tem o desejo de trabalhar em uma empresa transnacional, deve ter em mente que, além da qualificação técnica para a função em si, essas companhias costumam ter entre suas exigências conhecimento em idiomas específicos. Afinal, por atuarem em diferentes países, pode fazer parte da rotina se comunicar com colaboradores de filiais internacionais.

Como geralmente são companhias com vagas concorridas, é preciso se dedicar aos processos seletivos e não desanimar frente à primeira resposta negativa. Aproveite cada oportunidade, seja de entrevista, dinâmica ou outras etapas, para aprender e se preparar para as próximas tentativas.

Revise seu currículo periodicamente e tenha um perfil completo no LinkedIn, pois muitas companhias costumam realizar a análise na plataforma. Invista em todas as chances possíveis de mostrar suas aptidões para a empresa em questão.

Oportunidades em transacionais e multinacionais

A maioria dessas organizações, o que inclui tanto as multinacionais quanto as transnacionais, busca se adequar à cultura local. Porém, seu “DNA” estará sempre em seus países de origem, o que permite uma interculturalização que atrai muitos profissionais.

Existe, também, a oportunidade de o profissional trabalhar em uma unidade em outro país, por um período determinado ou de modo fixo. Esse aspecto enriquece muito sua trajetória, fazendo com que o trabalho proporcione uma oportunidade da ampliação de conhecimento profissional e pessoal.

Por serem grandes oportunidades de crescimento, muitas empresas transnacionais têm buscado no Coaching ferramentas e técnicas para elaborar planos de carreiras para seus colaboradores. Além disso, buscam garantir que os gestores tenham à sua disposição o conhecimento necessário para liderar e gerenciar, tanto pessoas quanto processos, com mais eficiência e segurança.

E você, o que pensa sobre as empresas transnacionais? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e passar o conhecimento adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: ArtisticPhoto 125735678 https://www.shutterstock.com/pt/g/Pormezz

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63