Conheça técnicas de controle mental

mulher se concentrando mentalmente

ostill / Shutterstock Controle mental é um conjunto de técnicas e ferramentas que monitoram as respostas geradas pelo cérebro humano.

Controle mental é um conjunto de técnicas e ferramentas que monitoram as respostas e feedbacks involuntários, gerados pelo cérebro humano. Trata-se de um método desenvolvido por meio da Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL.

Segundo a PNL, todas as pessoas são capazes de controlar e transformar positivamente seus pensamentos, atitudes e comportamentos, de modo a beneficiar a si mesmo e estimular seu desenvolvimento. Esta ciência foca na maneira como cada um absorve as informações, define metas e objetivos e lida com as próprias emoções.

Este tipo de método é altamente eficaz em qualquer contexto da vida, seja pessoal, seja profissional. Ele pode auxiliar os indivíduos a controlar o estresse e as cargas negativas, além de transformar pensamentos sabotadores em ações positivas, contribuir para o desenvolvimento intelectual, para a melhoria da performance no trabalho e melhor aproveitamento dos estudos.

Por meio do controle mental, é possível controlar o inconsciente. Isso porque são aplicadas técnicas que fazem o cérebro processar respostas da maneira como você deseja.

Técnicas de controle mental

Conheça algumas técnicas de controle mental e saiba como utilizá-las em seu dia a dia:

Definição de metas

Estipular metas precisas é uma medida importante para ter controle mental. Isso porque é possível tomar decisões mais assertivas quando há um objetivo bem definido.

Visualização mental dos resultados desejados

Esta é uma dica poderosa para alcançar seus objetivos de forma rápida, e consiste em visualizar mentalmente a construção do resultado desejado. Ou seja: ao definir suas metas e visualizar a concretização de cada uma delas, o inconsciente estimula o cérebro a produzir ações que levem a este resultado.

Exame da própria consciência

Este método consiste em conversar mentalmente e positivamente consigo mesmo. A partir desta atitude, o cérebro promove estímulos que levam à ação. Um bom método é recitar internamente frases como: “você consegue”, “você é capaz”, “você não vai desistir” e “você vai conquistar tudo o que almeja”.

Controle da respiração

Esta técnica se baseia no controle e monitoramento da respiração. A ideia é respirar lentamente, sentindo o ar entrando e saindo dos pulmões. Essa atitude ajuda a aliviar o organismo e faz com que mais oxigênio chegue ao córtex cerebral, permitindo que o seu cérebro tenha mais tempo de produzir respostas racionais e coerentes diante das circunstâncias.

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