Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Entenda o que é gestão de riscos e suas principais características

14/06/17
Entenda o que é gestão de riscos e suas principais características
A implementação de gestão de riscos é uma maneira de identificar e monitorar os riscos em determinado projeto de uma empresa, além de garantir melhor entrega de resultados.

As inúmeras transformações do mercado, as novas tecnologias e as exigências por parte dos clientes determinam que as empresas busquem conhecer e tratar os riscos que as permeiam. Tal habilidade é uma estratégia que fornece à organização as informações necessárias para tomar decisões assertivas.

O risco não é algo excepcional na rotina da empresa, ele é presente nas atividades organizacionais e no mercado. O que deve ocorrer é a consciência, por parte da organização, de que ele existe e deve ser administrado, para que a mesma não sofra perdas irreparáveis e consiga identificar oportunidades em meio a tal situação.

O risco pode ter inúmeras causas. Algumas são: de mercado, de concorrência, de capital humano, de diferencial tecnológico, de imagem, de recursos financeiros, operacionais, entre outras. Seja qual for a causa, o risco precisa ser identificado e monitorado, e a essa atividade se dá o nome de gestão de riscos.

A gestão de riscos nada mais é do que a capacidade da empresa em identificar, analisar, administrar, avaliar e tratar os riscos (de origem humana ou material) em determinada atividade da mesma. Ou seja, a prática fornece informações acerca de um risco, para que a organização consiga traçar estratégias e tomar as devidas medidas para minimizá-lo. A partir daí, a empresa consegue verificar a evolução de um risco e implementar políticas de controle.

É importante destacar que a gestão de riscos não diz respeito a apenas identificar e monitorar um risco, mas a tornar viável a criação de um ambiente de melhorias. Isso quer dizer que a atividade visa reduzir os efeitos causados pelo risco, efeitos esses que podem causar danos na gestão, na imagem e nas operações da empresa. Outra função da gestão de riscos é a de proporcionar a identificação de oportunidades.

São inúmeras as atividades nas quais a implementação da gestão de riscos deve ser realizada: novos projetos, quando um controle não previsto é iniciado em um processo, quando mudanças significativas ocorrem na rotina da empresa, quando uma atividade emergencial transcorre na organização, quando algum regulamento técnico ou legal é executado, entre outras situações.

Vantagens da implementação da gestão de riscos

Quando a gestão de riscos torna-se parte da rotina da empresa, inúmeros benefícios são identificados. Alguns são:

  • Indicadores de desempenho;
  • Controle de segurança da informação;
  • Visão holística das operações que compõem os processos da empresa;
  • Apoio na tomada de decisões;
  • Priorização das ações e investimentos que devem ser realizados;
  • Mapa da evolução dos riscos,
  • Valorização dos bens e capital humano da organização;
  • Motivação para os colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Preservação do valor da empresa;
  • Transparência aos stakeholders quanto às atividades desenvolvidas na organização;
  • Melhoria nas ferramentas de controle interno;
  • Comunicação entre todos os setores da empresa;
  • Ganhos financeiros;
  • Preservação da reputação;
  • Percepção assertiva quanto ao posicionamento competitivo da empresa.

A gestão de riscos tem como foco, a partir da identificação e monitoramento dos riscos, agregar valor à empresa. Com isso, a mesma consegue traçar estratégias mais assertivas para que seus objetivos e metas possam ser atingidos. Todo esse processo, além de garantir um conjunto de procedimentos e políticas de controle, também aprimora o desempenho da empresa, promovendo a entrega de melhores resultados e lucro para a mesma.

Os processos da sua empresa passam pela gestão de riscos? Quais foram os resultados que você obteve com tal prática? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

Imagem: oatawa / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais