Treinamento de liderança para gestores

Liderança

Treinamento de Liderança para Gestores

Em uma escala de 0 a 10, que nota você dá para sua atuação enquanto líder? Você acredita, verdadeiramente, que possui todas as capacidades essenciais para ser um bom gestor? Quais competências e talentos você precisa desenvolver para aprimorar sua capacidade de liderança?

 

Liderar com eficácia e assertividade é, sem dúvida, a busca constante de muitos gestores dentro de empresas e organizações. Há profissionais que já nascem com esta habilidade inata, mas se este não é o seu caso, saiba que é possível desenvolver a capacidade de liderança e se tornar um líder com todos os pré-requisitos indispensáveis para uma boa gestão. Mesmo aqueles que nascem com o dom, precisam evoluir diariamente para que se tornem cada vez melhores.

 

Coaching como treinamento de liderança

 

Atualmente, existem no mercado diversos tipos de treinamentos destinados a este fim, entre eles os treinamentos de liderança para gestores, chefes e líderes por meio do coaching. A sábia afirmação do executivo americano Jack Welch confirma isso: “No futuro, todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. A frase dita pelo CEO mais admirado do mundo exemplifica bem a importância do coaching na atuação dos profissionais, independente da carreira ou área de atuação.

 

O coaching nada mais é do que a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade. Trata-se de um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de ciências, tais como administração, gestão de pessoas, recursos humanos, psicologia, neurolinguística, entre outras, que visa a conquista de resultados acelerados, assertivos e permanentes seja no contexto pessoal ou profissional.

 

Entre as diversas abordagens que o coaching apresenta, está o Leader Coach Training (LCT), um tipo de coaching voltado para o desenvolvimento e capacitação da liderança mais almejada do mercado, o Leader Coach.

 

Este é um profundo treinamento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), indicado a todos os profissionais que buscam desenvolver a liderança e, consequentemente, aumentar a produtividade e os resultados da organização em que eles estão inseridos.

 

O objetivo do LCT é treinar e capacitar gestores para utilizarem o coaching como estilo de liderança pautado no desenvolvimento e na capacitação do potencial humano, utilizando-o como filosofia organizacional.

 

Benefícios do LCT na atuação de um líder

 

A formação Leader Coach Training busca mostrar a você mesmo quais são suas características mais fortes e quais são aquelas que podem estar atrapalhando o seu dia a dia. Ao indicar quais são as qualidades, será possível encontrar modos de as deixar forte e muito mais desenvolvidas. E, ao indicar quais são os “defeitos”, será possível encontrar maneiras de deixá-los em menor destaque para que eles não sabotem sua vida. Desse modo, você poderá se tornar um líder que realmente consegue ajudar aos outros, pois você se ajuda. Não adianta nada pedir para alguém da sua equipe mudar de comportamento se você mesmo não o faz, não é verdade?

 

A obtenção diária do conhecimento

 

O curso Leader Coach Training também será essencial para mostrar o quanto a evolução diária de cada ser humano é importante. Explico: é essencial que qualquer pessoa no mundo esteja apta para aprender todos os dias para que ela seja uma pessoa melhor. A ideia é que um novo conhecimento sempre traga mais sabedoria. Calma, não estou falando que você precisa aprender a teoria da relatividade na segunda, o teorema de Pitágoras na terça e quais foram as consequências do movimento industrial para mundo na quarta.

 

A sapiência pode ser adquirida por diversas fontes. Existe a possibilidade de estudar com a educação contínua fazendo pós-graduações, cursos complementares (que até podem ser feitos online), especializações, MBAs, formações de coaching, workshops, treinamentos e mais. Além disso, é possível aprender muito com situações do dia a dia, por meio de um debate saudável com outro profissional da área, por meio de notícias e atualizações da sua área, por meio de uma ação que deu errado, por meio de uma ação que deu certo, por meio de uma estratégia incompleta e até mesmo por meio da leitura de um romance. Apesar da diversidade de fontes é importante ressaltar que a educação contínua é essencial e ela não exclui os aprendizados do cotidiano.

 

Um profissional de liderança completo não é somente aquele que consegue gerir uma equipe e que tem boas capacidades técnicas, ele também é aquele que está com a mente aberta para aprender novos assuntos. Inclusive, ele deve ter a humildade para entender que ele pode obter conhecimento até mesmo dos seus colaboradores.

 

Como identificar uma boa liderança

Existem algumas características que podem fazer toda a diferença no sucesso da liderança. Confira quais são elas:

 

  • Empatia;
  • Humildade;
  • Altruísmo;
  • Autoconfiança;
  • Facilidade em se comunicar;
  • Facilidade em negociar;
  • Boa administração do tempo;
  • Gerenciamento de atividades;
  • Poder de tomar decisões rapidamente;
  • Criatividade.

 

Pensando em tudo que escrevi até agora sobre a formação Leader Coach Training e sobre as virtudes de um líder, vou mostrar alguns dos pontos que podem melhorar significamente com uma boa liderança:

 

  • Redução de turnover;
  • Implantação de uma cultura organizacional com foco em resultados;
  • Retenção assertiva de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aceleração de grandes resultados;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Feedbacks assertivos;
  • Motivação de equipes;
  • Conquista de capacidade de comunicação, negociação e delegação.

 

Os resultados poderão ser vistos em curto, médio e longo prazo. Além disso, não é só o beneficiado com o curso que irá perceber a diferença, mas todos que trabalham com ele e que convivem com ele também. Imagine que contaminação de positividade isso poderá se transformar no ambiente de trabalho!

 

Portanto, o líder, os liderados e a empresa terão vantagens de sobra! Um colaborador que investe na própria evolução para se tornar um profissional melhor, está investindo na evolução da sua carreira e no progresso pessoal, pois esses dois lados da vida devem andar juntos. E uma empresa que investe nesse tipo de curso para os seus funcionários está buscando por excelência. Invista em sua carreira profissional, faça o LCT e torne-se um líder com ótimos resultados!

Indique esse artigo aos seus amigos nas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 551937523 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nd3000

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010