Manual de boas práticas de gestão de projetos

Manual de boas práticas de gestão de projetos
Muitas empresas, por começarem projetos de forma desordenada e sem planejamento acabam por gastar muito mais do que o esperado.

Muitas empresas, por começarem projetos de forma desordenada e sem planejamento acabam gastando muito mais do que o esperado, muitas vezes chegando a resultados que não são satisfatórios. Um projeto consiste em fases que vão desde a concepção até a finalização. Se uma destas fases não é executada, muitos projetos acabam sendo falhos e são considerados fracos.

A maioria das empresas apresenta erros nas fases do processo por acreditarem que essas etapas não têm tanta importância. Na verdade, o planejamento é justamente a etapa mais importante da gestão de um projeto e, por mais que alterações possam ser feitas ao longo do caminho, é importante que seja seguido aquilo que foi planejado.

Boas práticas de gestão de projetos

Plano de trabalho

Nesta fase você simplesmente irá criar seu plano de trabalho, que inclui: o que será feito, como será feito, quando e por quem. Tenha em mente que, quanto maior for a organização do projeto, mais chances de que ele dê certo.

Deixe que a equipe se enquadre

É bom para um projeto que a equipe esteja alinhada a ele. Assim, as falhas serão minimizadas ou até mesmo eliminadas. Quando a equipe está por dentro do que acontece e opina a favor, melhorias são implantadas no modo de ação e o projeto tende a sair do papel com mais eficácia.

Monitore o progresso

Nenhum processo vai para frente sem a determinada avaliação de progresso. É preciso sempre mensurar como andam as partes do projeto que foram divididas e quem são seus responsáveis. Nas práticas de gestão de projetos, esta fase é considerada quase tão importante quanto o planejamento.

Identifique sinais de alerta

Com o passar do tempo, o projeto vai agregando mais valores e custos que com certeza foram programados no planejamento. Entretanto, é importante saber que agora eles devem ser controlados na medida em que aparecem no projeto.

Mudanças devem ser aprovadas pela administração

Toda mudança é muito importante, e pode acarretar na finalização errada de um projeto. Basta que se tenha uma pequena alteração no escopo para o todo do projeto precisar ser recriado.

Determine os riscos logo no início

Quando se faz um planejamento eficaz, é colocado em pauta tudo o que pode acarretar danos ao projeto. Calcule bem os riscos envolvidos, de modo a ter um norte para caminhar.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010