Saiba o que é sistema de produção

Sistema de Produção

O processo que é empregado durante o trabalho de um produto ou serviço, chamado de sistema de produção.

Quando várias atividades e operações se unem, e juntas conseguem desenvolver um produto ou um serviço, alcançando o resultado esperado, pode-se dizer que nesse processo houve o que chamamos de sistema de produção.

É preciso lembrar que existem alguns aspectos que influenciam o processo de sistema de produção de uma empresa.

Os ambientes internos e externos de uma corporação são exemplos desses aspectos, capazes de interagir e interferir no processo do sistema de produção estabelecido em uma organização.

Muitas vezes as pessoas preferem se referir a essa análise de ambiente interno e externo como análise de SWOT. Porém, para analisar o assunto “sistema de produção”, basta fazer um breve julgamento dos fatores que podem influenciar o processo de produção do que é oferecido pela marca em questão.

Por isso, é de extrema importância que uma empresa e seus gestores saibam da existência dos diversos fatores que podem influenciar o desempenho e os resultados de um sistema de produção.

Se você se interessa por este assunto e deseja saber mais sobre ele, continue nos acompanhando, que vamos esclarecer todas as dúvidas relacionadas a ele.

O que é sistema de produção?

O sistema de produção diz respeito basicamente ao conjunto de processos, pessoas, elementos, máquinas, entre diversos outros, que são considerados responsáveis pela construção de um produto ou serviço. Todos estes fatores se unem, com o intuito de alcançar o objetivo final, que é exatamente trabalhar para a produção de algo.

Geralmente conseguimos observar este processo acontecendo com mais nitidez dentro das indústrias. Conforme estas vão crescendo e evoluindo, cria-se a necessidade de realizar melhorias e adequações no sistema de produção adotado por elas.

Isso acontece em decorrência da complexidade que vai se configurando dentro dos processos organizacionais. Assim, esta adequação se faz necessária para que se possa continuar atendendo bem às demandas dos clientes, sem perder uma boa margem de lucro. Tudo isso é essencial para que seja possível obter os melhores resultados da capacidade produtiva encontrada na indústria e nas empresas, de uma forma geral.

Tipos de sistema de produção

Existem alguns tipos de sistema de produção que você pode adotar, fazendo as adequações necessárias à realidade da sua empresa. Veja quais são eles, a seguir:

Contínua

O sistema de produção contínua é um dos mais clássicos existentes. Uma de suas principais características é uma linha de produção que acontece através de um fluxo contínuo, em que se busca produzir um número maior de produtos no menor tempo possível, ou seja, sem nenhuma interrupção.

Intermitente

Este é um sistema em que a produção acontece por lotes, ou seja, de acordo com a previsão de vendas ou das encomendas feitas pelos clientes.

Grandes projetos

Já o sistema de produção de grandes projetos é aquele em que a fábrica trabalha para atender demandas e necessidades específicas de seus clientes, com início, meio e fim bem demarcados e definidos. 

Para cada situação há uma forma de aplicar um sistema de produção em uma empresa. É extremamente importante se atentar às características de cada um desses tipos e ter prudência no momento da escolha do tipo de sistema de produção. Essa será a garantia de sucesso de uma marca.

Em caso de uma adaptação errada, alguns prejuízos podem surgir, por isso vale a pena analisar cada detalhe e fazer a definição certa.

Como implementar um sistema de produção?

Antes de implementar um destes sistemas em sua empresa, é importante que você faça um mapeamento da sua linha de produção, para entender melhor de que forma ela funciona. Depois de fazer isso, você pode seguir estas dicas:

  • Prepare a linha de produção, conforme o sistema adequado para a sua empresa;
  • Lembre-se dos prazos e monte seus processos para atendê-los;
  • Determine as metas a serem alcançadas e acompanhe os resultados de cada etapa da linha de produção;
  • Defina os indicadores de desempenho, para analisar a performance, tanto da equipe, quanto das máquinas;
  • Invista em treinamentos, para que se adequem ao sistema escolhido;
  • Invista em um sistema de gestão integrada, para a integração das diferentes equipes;
  • Faça investimento em automatização, para que assim seja possível gerar dados rápidos, precisos e confiáveis referentes à produção.

Ao seguir estas dicas, você consegue implementar um sistema de produção de maneira eficiente, totalmente capaz de trazer os resultados que você almeja e espera para a sua empresa. Ao fazer isso, todos saem ganhando, tanto organização, quanto os profissionais que dela fazem parte. 

Influência do Ambiente interno e externo

No âmbito interno de uma empresa, é possível notar influências que surgem em suas áreas mais funcionais. Alguns exemplos de departamentos de áreas que estão envolvidas nesse processo de influência são:

Esses departamentos conseguem “conversar” e juntos passam a obter resultados significativos quando associam estratégia e trabalho em equipe.

Já na atmosfera externa, as influências chegam através de acontecimentos e fatos relacionados à economia, política, governo, tecnologia, concorrência e outros fatores.

O sistema de produção de uma empresa é simplesmente a soma de um bom planejamento e estratégias que, unindo os esforços de uma equipe qualificada, diversas atividades podem ser realizadas, a fim de alcançar objetivos e resultados extraordinários.

Conseguiu analisar o funcionamento do sistema de produção? Viu como é maravilhosa a forma como funcionam as operações em uma organização? Comente sobre suas experiências ou deixe suas dúvidas no espaço abaixo.

Sinta-se à vontade para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Espalhe conhecimento, propague informações relevantes.

 

Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63