Terceirização de serviços no Brasil: qual o impacto na mão de obra do seu negócio

Terceirização é a contratação de uma determinada empresa para realizar alguma atividade ou serviço do seu próprio negócio.

A terceirização no Brasil é um processo que vem crescendo muito nos últimos anos. Isso porque ela impacta substancialmente as empresas, tanto na redução de custos organizacionais e corporativos, como no aumento da performance diante do mercado.

Também conhecido como outsourcing, este modelo de contratação está presente em praticamente todos os departamentos de uma organização: TI, financeiro, marketing, comercial, limpeza, segurança e muitos outros.

Segundo o dicionário, o termo terceirização significa ato ou efeito de terceirizar; contratação, feita por uma empresa, de serviços secundários à atividade principal dela; aquilo que é realizado por terceiros; parceria; contratar uma empresa para realizar parte do trabalho do seu negócio sem vínculo formal.

A terceirização de mão de obra nada mais é do que o ato de contratar uma determinada empresa para realizar alguma atividade ou serviço do seu próprio negócio. Delegar funções e tarefas a outros profissionais que não possuem vínculo trabalhista com o seu estabelecimento.

Este tipo de serviço pode impactar de forma positiva ou negativa uma determinada corporação. Isso porque se os serviços prestados forem de qualidade, automaticamente os resultados da contratante serão maiores e mais visíveis, mas, se forem inferiores ao esperado, podem prejudicar a imagem da organização diante do mercado e concorrentes.

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Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços

Confira quais são as principais vantagens e desvantagens que a terceirização de serviços oferece para a sua empresa.

Vantagens

  • Maior oportunidade de concentrar esforços em alguma área ou negócio da empresa que necessita de atenção;
  • Diminuição de encargos trabalhistas. Ao terceirizar serviços evita-se toda a burocracia de reter funcionários, bem como gastos com contratos de trabalho, folhas de pagamento, férias, 13º salário, uniformes, entre outras coisas;
  • Redução de despesas e tempo. Isso porque na terceirização evita-se os gastos com materiais, equipamentos, treinamento de funcionários, prazo de entrega, entre outras coisas;
  • Melhora na qualidade dos processos internos e serviços oferecidos;
  • Acesso a conhecimentos e tecnologias desconhecidas pela contratante.

Desvantagens

  • Falta de segurança. Ao terceirizar serviços a empresa corre o risco de ter suas informações expostas a terceiros;
  • Terceirizados podem não corresponder às expectativas de seus contratantes pela falta de conhecimento no negócio, no produto, na gestão etc;
  • Diminuição do controle sobre as atividades e tarefas terceirizadas;
  • Surgimento de desavenças. Isso porque a contratante terceirizada pode oferecer o mesmo serviço a outras empresas do mesmo nicho ou segmento que o seu, causando desavenças e diferenças de interesses;
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  • Vínculo excessivo com a terceirizada de modo que a organização não consegue mais sobreviver sem a empresa contratada;
  • Diminuição de conhecimentos e habilidades técnicas. Ao contratar um serviço terceirizado a empresa pode diminuir seu interesse em aprimorar competências e aptidões de serviços que não estão sendo mais oferecidos internamente;
  • Instabilidade profissional. Alguns colaboradores podem se sentir desmotivados em relação aos seus processos de trabalho por perderem espaço para empresas terceirizadas.

Quais outras vantagens ou desvantagens você vê na terceirização de mão de obra de trabalho? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

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Imagem: kurhan / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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