Melhore a comunicação no seu ambiente de trabalho com dicas práticas

Comunicação no Trabalho Melhore a comunicação no seu ambiente de trabalho com dicas práticas

Empresas são formadas por pessoas que prestam serviços e criam produtos para outras pessoas. Esta simples afirmação já é um ótimo motivo para investir na comunicação no trabalho, não é?

Para uma organização obter sucesso, conquistar clientes e manter um bom ambiente interno, este deve ser um tópico de alta prioridade e em constante desenvolvimento.

Colaboradores que conseguem se comunicar bem estão sempre construindo um clima organizacional mais saudável, e empresas compostas por pessoas orientadas a essa competência conseguem encantar seus clientes com muito mais facilidade.

Os benefícios da boa comunicação são diversos e, neste artigo, vamos mostrar alguns deles, além de dar dicas que realmente funcionam para você aplicar na sua empresa!

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Por que a boa comunicação no trabalho é importante?

Um profissional pode ser extremamente capacitado para seu trabalho e, ainda assim, não exercer um trabalho tão bom quanto o de alguém com boa capacidade comunicativa. Isso porque a má comunicação atrapalha o desenvolvimento de projetos, o engajamento com a equipe e outros aspectos.

Assim como a má comunicação atrapalha o diálogo e a convivência interna, ela também prejudica o desenvolvimento da organização como um todo. Afinal, você já deve saber que empresas bem-sucedidas não chegaram lá à toa. Elas são frutos de ótimas ideias e do trabalho duro de equipes de alta performance.

Por outro lado, a boa comunicação no trabalho se mostra extremamente eficaz por:

  • Aumentar a produtividade e o engajamento da equipe;
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Diminuir conflitos e “fofocas”;
  • Fortalecer a cultura organizacional;
  • Quebrar as “panelinhas”;
  • Gerar resultados financeiros;
  • Aumentar a troca de conhecimentos;
  • Muito mais.

Se sua empresa ou você mesmo sente que precisa evoluir neste quesito tão importante, não se sinta sozinho! Mesmo com tantas ferramentas de comunicação, mídias sociais e tecnologia de ponta para auxiliá-las, a dificuldade em comunicar-se ainda é motivo de queixa de grandes empresas.

Então, o que fazer? Aprenda nossas dicas e aplique-as para tornar a cultura organizacional do seu negócio ainda melhor.

Iceberg da Cultura

5 dicas práticas para melhorar a comunicação no trabalho:

1. Pratique a comunicação não-violenta

Você deve estar perguntando “o que significa isso?”, e este não é um conceito complicado. Desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg, a CNV se baseia em um processo de conexão com outras pessoas que tem como objetivo estimular uma comunicação empática e não violenta.

Este tipo de atitude deve partir sempre do desejo pelo bem-estar de todos. Amor, respeito, compaixão e preocupação com os outros são alguns dos sentimentos defendidos por essa linha de pensamento.

2. Evite reuniões desnecessárias

Não se esqueça que o tempo da sua equipe é valioso, assim como o seu. Portanto, não os faça interromper seu trabalho para dar uma notícia que poderia ser dada por e-mail, por exemplo.

É importante saber quais canais e ferramentas de comunicação utilizar e investir neles para passar sua mensagem da maneira mais eficaz. Essa simples mudança pode fazer com que você seja mais ouvido e visto como uma pessoa flexível.

Alguns exemplos são:

  • E-mail marketing;
  • Rede social corporativa;
  • Intranet;
  • Slack;
  • Hangouts;
  • Jornal interno.

3. Adeque sua linguagem

Independentemente se você trabalha em uma empresa tradicional ou em uma startup, a forma de comunicar-se com cada grupo precisa ser específica.

A geração Y, os famosos Millennials, estão crescendo exponencialmente no mercado de trabalho, com expectativa de compor 50% da força de trabalho até 2020. Portanto, se você quer reter talentos, sua empresa precisa entender como essa geração se comunica.

Por exemplo, emojis, stickers, gifs e conversas em aplicativos fazem os Millennials engajarem mais do que ver a caixa de e-mail lotada de conversas.

Mas isso não significa que você deva abolir reuniões, e-mails formais e relatórios da sua gestão, e sim entender como cada uma das equipes se comunica melhor de acordo com seus perfis.

Lembre-se: o objetivo é comunicar-se corretamente para obter resultados!

4. Escute atentamente

Bons comunicadores são sempre bons ouvintes. Isto porque eles procuram entender com clareza o que o outro quer dizer e se atentam ao perfil de cada pessoa para responder adequadamente.

Não se esqueça de estar sempre atento ao que os colaboradores têm a dizer e dê e peça feedbacks constantes. Tente ser o mais claro possível e não assuma que algo importante está subentendido.

Seja responsável pelo que diz, mas lembre-se que o entendimento é subjetivo. Muitas pessoas, mais ou menos experientes que você, podem ter dificuldades com o que pode soar óbvio para você.

5. Promova atividades em equipe

Junto com a equipe de Recursos Humanos, você pode propor happy hours, comemorações em grupo e dinâmicas para aumentar o engajamento e a motivação das equipes.

Esse tipo de ação, além de melhorar a comunicação entre as pessoas, aumenta a cooperação e a produtividade da empresa. Um exemplo de dinâmica interessante é o Desenho às Cegas. Ela é desenvolvida da seguinte maneira:

  1. Divida o time em duplas;
  2. Coloque cada pessoa sentada de costas para a outra;
  3. Dê a uma delas um papel com uma figura qualquer;
  4. Dê a outra uma folha em branco e uma caneta;
  5. Peça ao colaborador que recebeu a figura para descrever o que vê e oriente a outra pessoa a desenhar o que está sendo descrito;
  6. Dê cinco minutos para a execução da atividade e compare os resultados.

Essa é uma atividade simples e rápida que irá mostrar como a comunicação entre a dupla aconteceu. Se ela não tiver sido eficaz, discuta os fatores que levaram ao resultado.

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Conclusão

O bom relacionamento entre as pessoas que compõem sua empresa é imprescindível para o sucesso do negócio. Existem diversas técnicas a serem utilizadas para melhorá-la e você precisa estar sempre atento ao seu redor.

Portanto, não se esqueça de investir em um ambiente saudável e confortável para os colaboradores. Dessa forma, eles poderão alcançar seu potencial máximo de forma prazerosa e natural.

Esse artigo foi criado em parceria com Siteware que desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão empresarial que ajuda no acompanhamento e análise de indicadores de desempenho em tempo real.

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Créditos da imagem: Siteware

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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