5 sintomas do desequilíbrio emocional

Desequilíbrio emocional

Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras.

 

O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos. As responsabilidades diárias, a sobrecarga profissional, os relacionamentos amorosos, as frustrações e a necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade são alguns fatores que podem causar sérios desequilíbrios.

Algumas pessoas são mais sensíveis e estão mais suscetíveis a esses acontecimentos, mas isso não quer dizer que não pode acontecer com qualquer pessoa. As emoções estão presentes em todas as situações da vida e, quando elas estão em desarmonia, podem fazer com que o indivíduo se porte de maneira inadequada e tenha prejuízos em sua saúde e relacionamentos.

O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.

Sintomas de desequilíbrio emocional

Problemas para se concentrar

O desequilíbrio emocional pode trazer sérios problemas de concentração, fazendo com que a pessoa viva em um “mundo paralelo”, apresentando grandes dificuldades em manter o foco. A falta de concentração para executar tarefas rotineiras é uma das grandes causadoras da improdutividade.

Irritabilidade

Pessoas emocionalmente desequilibradas não conseguem lidar com as situações adversas da vida com serenidade. Por isso, ao lidar com situações que possam parecer normais aos olhos de qualquer pessoa, esses indivíduos ficam irritados e exaltados.

Descontrole

Em conjunto com a irritabilidade está o descontrole. Quem está emocionalmente desequilibrado deixa as emoções falarem mais alto do que a razão e tomam atitudes que seriam moralmente questionáveis — como arrumar briga no trânsito, por exemplo.

Insônia

Quem sofre com um desequilíbrio emocional tende a passar noites em claro. Porém, mesmo que tentem usar esse tempo acordado para fazer algo produtivo, este indivíduo não consegue fazer nada por conta do cansaço que está sentindo.

Dores

O aparecimento de dores físicas é uma das primeiras manifestações do desequilíbrio emocional. A dor de cabeça é o principal sintoma, aparecendo na maior parte dos diagnósticos de desequilíbrio emocional.

Para alcançar o equilíbrio, a dica é praticar atividades físicas e exercícios de respiração e relaxamento. Além disso, mantenha uma alimentação balanceada e concilie a vida profissional com a pessoal, lembrando que todos precisam de momentos de lazer. Ter o emocional equilibrado é bom para você e para as pessoas que estão ao seu lado.

Cuidado para não perder o autocontrole no ambiente de trabalho

É um desafio para quem está desequilibrado emocionalmente, manter um autocontrole dentro do ambiente de trabalho. E uma pessoa emocionalmente ruim, tende a levar todo os seus problemas de casa para o trabalho.

Deve haver um cuidado para que o seu desempenho profissional não fique prejudicado. A pessoa precisa compreender esse estado que ela está passando para saber trabalhar bem essas emoções.

Saber administrar as emoções está intrinsecamente ligado a Inteligência Emocional. Uma pessoa emocionalmente desequilibrada desenvolve comportamentos agressivos que podem resultar em problemas no ambiente de trabalho. Atrapalhando seriamente sua relação de trabalho com os colegas e equipe.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Descubra o quanto você é feliz! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

4 dicas para superar o desequilíbrio emocional

Trabalhe as causas

Preste atenção no que está causando o seu desequilíbrio emocional. Pode ser o excesso de trabalho, algum problema pessoal ou de saúde. Somos instigados a esconder problemas e fazer de conta que nada está acontecendo. Tente descobrir o que está te deixando com o emocional abalado e encontre alternativas de entrar novamente no eixo.

Um excelente método para isso é buscar ajuda especializada na figura do psicólogo, ele será um importante aliado na busca por autoconhecimento além de te ajudar a lidar com diversos outros fatores de caráter emocional.

Mantenha sua autoconfiança

Não permita que seu estado de desequilíbrio emocional abale sua autoconfiança. Não associe o problema emocional com o seu potencial profissional, suas qualidades e talentos. Não permita que sua autoestima e sua autoconfiança fiquem abaladas e procure separar o “joio do trigo”. Você é um profissional que está passando por um problema que precisa ser resolvido. Encontre forças necessárias para isso.

Esteja no controle de suas emoções

Seus colegas de trabalho não tem culpa de seu estado emocional andar meio desequilibrado, portanto, controle suas emoções. Cuidado para não “soltar os cachorros” no colega de trabalho. Domine a raiva, a tristeza ou qualquer reação que te faça agredir injustamente o colega ou equipe. Cuidando com palavras ditas por impulso. A melhor atitude diante de uma condição emocional em desequilíbrio é se afastar até que você esteja mais calmo e equilibrado.

Tente ser otimista

Ninguém gosta de estar ao lado de pessoas negativas, que reclamam o tempo todo. Pessoas negativas geram ambientes negativos. Se você está sempre com pensamentos negativos, isso vai piorar ainda mais o quadro emocional. Tente pensar positivo e emanar energias positivas para o universo. Seu emocional irá agradecer.

Inteligência Emocional para superar as crises do desequilíbrio

Aprender a lidar com as emoções é o caminho para se sobressair no trabalho. Num momento de tensão você precisa estar no controle. É aí que entra a tão conhecida: Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional é a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar seu estado emocional.

De acordo com o autor de literaturas sobre Inteligência Emocional, Travis Bradberry, “quando você está consciente de si mesmo, é muito mais provável que você encontre as oportunidades certas, coloque seus pontos fortes no trabalho e, talvez o mais importante, controle as emoções que o impedem de crescer”.

Com a crise financeira que se encontra o país, mais empresas estão fazendo cortes no quadro de funcionário, com menos recursos para movimentar a máquina, com isso o estresse toma conta do ambiente de trabalho. Quem tem inteligência emocional para lidar com esse ambiente no dia a dia, sai ganhando.

Se você é um líder de uma empresa, ficar de olho nessas competências é importantíssimo, para equilibrar seu emocional e aprender ou até mesmo administrar seus sentimentos.

O nosso sistema de coaching entrega as ferramentas necessárias para você desenvolver sua Inteligência Emocional e habilidades para lidar como o desequilíbrio emocional.

Lembrando que, essas habilidades não substituem o tratamento de distúrbios provenientes do desequilíbrio emocional. Para questões dessa ordem é necessário buscar auxílio junto a profissionais especializados sendo eles, médicos, psiquiatras e psicólogos.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

 

Copyright: 1104907340 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010