A importância da tomada de decisões nas organizações

Tomada de Decisão

Saiba sobre a Importância da Tomada de Decisão nas Organizações.

Tomar uma decisão é algo que exige muito de todos nós. E quando levamos esta situação para o campo empresarial, as coisas se complicam um pouco mais, pois as decisões tomadas em uma empresa, geralmente, envolve custos e também pessoas. Por estas e outras razões, é que, diante deste contexto, é necessário que tenhamos bastante atenção ao fatos e também inteligência emocional para lidar com o que pode acontecer após uma decisão tomada.

Um processo de tomada de decisão pode ser simples ou complexo — isso vai depender do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha na vida pessoal ou profissional do indivíduo. Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão.

Descubra, clicando aqui, como o método Coaching pode contribuir para que um Líder seja capaz de tomar as melhores decisões dentro de uma organização.

É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades para fazer isso, em qualquer situação da vida. Isso porque, uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta. Portanto, é importante ponderar e saber fazer as escolhas certas na hora certa, além de manter um compromisso efetivo com a escolha feita e bem como com suas consequências.

Se você é um profissional que precisa lidar com decisões difíceis diariamente na empresa em que trabalha, convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir o quão é importante o seu papel neste processo decisório.

A tomada de decisão e sua importância

A velocidade com que as diversas situações ocorrem dentro de uma empresa, fazem com que tenhamos de tomar inúmeras decisões ao longo do dia, umas mais simples, ou um pouco mais complexas. Mas a verdade é que, independentemente, do grau de dificuldade de uma decisão, o fato é que ela sempre vai trazer consigo consequências, positivas ou negativas.

Acontece, que mesmo diante destas duas possibilidades, nós, empresários, empreendedores, e gestores como um todo, não podemos fugir dessa responsabilidade, uma vez que as decisões que tomamos são de extrema importância para aqueles que dependem de nós no ambiente empresarial.

Daí vem também a grande importância da tomada de decisões nas organizações, pois são elas que fazem com que nossas empresas saiam do lugar e mantenham-se em constante movimentação no mercado em que atuamos. Assim, o primeiro passo para compreender o quão importante é uma decisão e passar a tomá-la sem grandes sofrimentos, é entender que elas nos trarão grandes ensinamentos, para que assim nos tornemos cada vez mais experientes neste processo.

Como facilitar este processo

Com o objetivo de facilitar um pouco mais este processo, para os decisores de uma forma geral, vou compartilhar aqui algumas dicas, que aplico em meu dia a dia e considero fundamentais para tomar decisões de maneira assertiva e otimizada. Confira:

Tente enxergar o cenário como um expectador

Geralmente, quando a decisão depende de nós, ficamos muito envolvidos com a situação e deixamos passar fatos, que se fôssemos apenas observadores, talvez não deixariamos. Assim, todas as vezes que tiver a necessidade de tomar uma decisão importante em sua empresa, projete-se como um expectador.

Isso vai lhe ajudar a obter informações e opiniões, que o envolvimento direto com a situação impede que você tenha. Experimente colocar este exercício em prática, pois isso vai tornar o seu processo decisório mais fácil.

Evite a impulsividade

É importante que você entenda que nenhuma decisão precisa ou deve ser tomada do dia para a noite. Sendo assim, nada de impulsividade neste momento. A dica é que você reflita bastante, analise primeiro os fatos, para em seguida chegar à uma decisão que seja benéfica para o maior número de pessoas possível.

Quando decide-se de maneira impulsiva, sem analisar os fatos, perde-se a oportunidade de tomar uma decisão assertiva.

Coloque os pontos positivos e negativos no papel

Quando precisamos tomar uma decisão importante, a tendência é que deixemos a emoção falar mais alto e fiquemos cegos para os fatos reais que a envolvem. Para que isso não aconteça, o ideal é que coloquemos em um quadro ou em um papel, os prós e contras de determinada decisão.

Assim, teremos uma visão mais ampla das implicações de cada decisão a ser tomada e poderemos decidir de maneira mais assertiva e racional.

O Coaching na tomada de decisões

Empresários, gestores, empreendedores, administradores, e assim por diante, estão constantemente passando por situações em que se encontram diante de um variado número de caminhos, e precisam escolher aquele que leve a organização a atingir o seu potencial máximo.

Um dos grandes diferenciais de uma boa liderança é sua capacidade de tomar decisões que gerem resultados positivos para a organização, para seus colaboradores de uma forma geral, e também para si enquanto profissional.

Em sua vida profissional, o poder de fazer a escolha certa é o que vai definir suas decisões e a forma como apresenta e sustenta suas convicções. Fazer a escolha certa exige que sejamos confiantes e sinceros com nossas escolhas. Por isso, é importante que evitemos protelar ou deixar nossas decisões para depois.

O fundamento das boas decisões é o autoconhecimento, pois é a partir dele que o profissional passa a entender de maneira pontual o que realmente faz sentido para sua vida. E é justamente a partir deste entendimento que é possível desenvolver um maior discernimento para escolher o que é melhor e está de acordo com seus valores e objetivos.

Seja um Líder Extraordinário! Baixe aqui meu livro “Leader Coach”.

Assim, a melhor opção para alcançar autoconhecimento é o processo de Coaching, um efetivo método de desenvolvimento pessoal e profissional, que tem como objetivo auxiliar o indivíduo a descobrir a sua identidade e o seu “eu” autêntico — ou seja, a sua essência, algo fundamental para que as decisões sejam tomadas de maneira consciente, otimizada e assertiva.

Se você deseja conhecer como o Coaching pode te ajudar em seus processos decisórios, faça a melhor e mais completa formação em Coaching do país: o Professional & Self Coaching – PSC, oferecida pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Agora me conte: o que você achou deste novo conteúdo? Deixe o seu comentário me dizendo o que achou e lembre-se de continuar nos acompanhando, por aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube.

Copyright: 412124782 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010