Ajustando o Mindset Diário

As grandes conquistas tem origem em um pensamento, uma ideia, uma perspectiva, um ponto de vista, mas sempre serão geradas por ações ou mesmo uma atitude.

O que passa pela sua mente tem muito poder, porém o que manifesta poder é a ação.

Apresento aqui alguns pensamentos e ações diárias de pessoas “extraordinárias”. E quando digo extra – ordinárias, são aquelas que não são “normais” mas vão além do comum e ajustam o mindset diário para a construção do sucesso:

[php_everywhere instance=”2″]

Eu não posso fazer tudo hoje, porém darei o primeiro passo.

Você tem planos. Você tem objetivos. Você tem ideias. E daí? Você não tem nada até agir hoje, agora.

Pequenas dobradiças movem grandes portas.

Todos os dias, hesitamos em agir sobre nossos objetivos. Escolha um plano, um objetivo, ou uma ideia e dê o primeiro passo. Se vai escrever um livro, comece escrevendo uma página.

O primeiro passo sempre será o mais difícil. E os outros degraus serão mais leves.

Enfrentarei o medo de frente.

O medo mais paralisante é o medo do desconhecido, mas nada é tão difícil ou tão assustador como nós pensamos.

Se todos os dias eu fizer uma coisa nova e desafiadora, seja física ou emocionalmente, terei um rápido impulso de confiança que me ajudará a fortalecer e prosseguir. Com confiança descubro como superar os problemas que possam surgir.

Ajustarei o meu ouvido para compreender o outro

Alguns têm a ideia de achar que quem fala muito é mais perspicaz, inteligente e espirituoso, no entanto, pode estar bastante enganado.

Genuinamente pessoas confiantes não sentem a necessidade de falar muito. Quando nos incomodamos com isso percebemos que muitas vezes estamos interessados no que nós temos a dizer e não em ouvir o outro.

Você tem falado apenas para agradar a si mesmo? Quando você fizer isso, acabará não agradando ninguém. Ouvir para responder é totalmente diferente de ouvir para compreender.

Ouvir na essência está ligado a compreender além das palavras. Este é um dos princípios do coaching.

Eu vou responder além do óbvio.

Às vezes as pessoas ficam hesitantes. Às vezes, ficam inseguras. Às vezes, são tímidas. Seja qual for a razão, às vezes as pessoas vão fazer uma pergunta diferente do que eles realmente querem que você responda.

Um funcionário pode perguntar se você acha que ele deve investir em sua formação acadêmica. O que ele realmente quer saber é se você o vê como capaz de crescer em sua organização. Ele espera que o que você vai dizer seja uma forma de apoio ou de compartilhar as suas razões e o seu reconhecimento sobre ele.

Atrás de muitas perguntas existem perguntas não formuladas.

Ouvir para compreender permite que você ouça além das palavras e responda além das perguntas. Preste atenção para que você possa responder a essa pergunta também, que permitirá atender a uma necessidade de alguém.

O feito é melhor que o perfeito

Sim, você só tem uma chance de dar uma primeira impressão. A perfeição é o único resultado aceitável? Infelizmente, nenhum produto ou serviço é sempre perfeito, e nenhum projeto ou iniciativa está perfeitamente planejado. Na verdade, a busca da perfeição muitas vezes pode ser o seu pior inimigo.

Trabalhar duro, realizar um grande trabalho, fazer o seu melhor, e deixá-lo ir, entregá-lo. Seus clientes e seus colegas vão dizer o que precisa ser melhorado, e isso significa que você terá de fazer melhorias que realmente importam para as pessoas.

Faça o seu melhor, e entregue, deixe ir. E então confie que você vai trabalhar duro para superar eventuais carências.

Quero fazer o melhor.

Troque a palavra tentar pela palavra querer. Nunca tente fazer alguma coisa, faça! Na sua mente querer fazer tem o poder.

Nós todos temos coisas que poderiam ter sido feitas melhor. Palavras, ações, omissões. Na falta de iniciativa ou em ser solidário.

As pessoas de sucesso não esperam para ser perfeitos, mas pensam e projetam que sempre podem ser melhores.

Então, pense, volte no que correu bem ontem. Então, pense no que não correu tão bem e como poderia ter agido e tomado posse. Assuma a responsabilidade e queria fazer muito melhor.

Sempre posso me esforçar mais pelo outro.

Você pode não ser tão experiente, preparado, bem conectado, tão talentoso, mas você sempre pode se programar para ir além com atitudes. Andar a milha extra é um extenso e vasto deserto despovoado. Fazer algo mais por alguém, as vezes algo inesperado que está a seu alcance pode mudar o ambiente e as circunstâncias. Muitos falam sobre a milha extra, mas poucas pessoas querem realmente ir para lá.

Mesmo quando tudo parece estar contra você, esforço e persistência ainda podem ser suas vantagens competitivas. E eles muitas vezes podem ser as únicas vantagens que você realmente precisa.

Sucesso é ter aquilo que quero. Felicidade é querer aquilo que tenho.

Temos grandes planos, objetivos e sonhos. E nunca estamos satisfeitos, porque a satisfação gera complacência.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Infelizmente, na maioria das vezes isso significa que você está infeliz, porque você pensa mais sobre o que você não tem conseguido, não tem feito, e não têm. O que eu faço que me torna feliz? O que eu tenho que eu posso agradecer? A chave é fazer coisas que fazem você feliz com mais frequência.

Tome um momento pra pensar sobre o que você tem, tanto profissionalmente como pessoalmente em especial.

Neste momento, você se dá conta que tem mais do que poderia sonhar possível em outro momento de sua vida.

Você não deixará de se esforçar mais, é claro, mas sempre tenha um momento para perceber que todas as coisas que você têm, especialmente seus relacionamentos, são mais importantes do que qualquer coisa que você espera ter no futuro.

Ao contrário de uma falta, o que você tem não é uma esperança, um desejo, ou um sonho. O que você já tem é real.

Aprecie o que você já tem e quem você já é. Visualize um amanhã extraordinário, mas aproveite e saiba viver o hoje com sabedoria. Seja feliz hoje e terá sucesso sempre.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010