Ansiedade no trabalho: como controlar?

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Saiba como lidar com a ansiedade no trabalho

Quem nunca sentiu um formigamento no corpo ou o famoso “frio na barriga” diante de um novo trabalho, uma entrevista de emprego, uma apresentação ou ao realizar uma prova importante? Se você já passou por algo similar, então você já vivenciou momentos de ansiedade.

Presente no dia-a-dia de muitos profissionais, a ansiedade é um transtorno que tem se tornado cada vez mais comum e feito muitas organizações repensarem o modo de produção de trabalho que implementam no dia a dia dentro da empresa. Prazos curtos, cumprimento de metas, algumas vezes irreais, desorganização, sobrecarga, entre muitas outras, são algumas da causas da ansiedade no trabalho.

Uma pesquisa feita pela Robert Half – empresa internacional de Recursos Humanos – apontou que o excesso de tarefas e a ausência de reconhecimento por parte dos gestores são as maiores causas deste transtorno. A pesquisa mostra ainda que os colaboradores brasileiros são os que mais sofrem de ansiedade, sendo que 42% dos entrevistados pela Robert Half disseram ser comum encontrar colaboradores com sintomas de estresse e ansiedade no trabalho. A média mundial é 11%.

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Esse problema se não cuidado e evitado pode prejudicar muito a saúde física e psicológica dos mais diversos tipos de profissionais, causando mal-estar, tonturas, formigamentos, falta de ar e até mesmo doenças ainda mais graves e fobias. Neste sentido, algumas atitudes e mudanças de comportamento são fundamentais e podem fazer grande diferença. Confira algumas dicas valiosas que podem te ajudar a controlar a ansiedade, principalmente no ambiente de trabalho.

Como controlar a ansiedade no trabalho e ser um profissional mais feliz

Para te ajudar neste importante processo, separei algumas dicas poderosas para que você possa trabalhar com mais tranquilidade e disposição. Vamos lá?


1- Relaxe

Separe um tempo e se dedique a você. Procure descansar, dormir tranquilamente e fazer exercícios físicos regularmente, pois eles oferecem uma agradável sensação de bem estar. A yoga, por exemplo, é uma excelente atividade que ajuda a tranquilizar corpo e mente.

Procure relaxar também a mente. Nada de ficar ocupando a cabeça com problemas de trabalho que podem ser resolvidos posteriormente ou durante o expediente. Esse horário de descanso merece ser respeitado.

Assim, aproveite para ler um livro interessante, escutar suas músicas favoritas, sorrir mais, fazer programas que te divirtam e tragam satisfação pessoal. Quando você está bem consigo mesmo, esse bem-estar se prolonga também para outras áreas da vida.

2- Faça pausas

Se o trabalho estiver exigindo demais, faça uma pausa breve. Tire alguns minutinhos para tomar um café, se esticar, trocar ideias com os colegas de trabalho, sair um pouco do ambiente, dar uma volta breve e respirar tranquilamente.

Tudo isso vai contribuir para que você retorne ao trabalho com a mente mais leve, tendo mais possibilidades de melhorar a ansiedade e também de continuar desenvolvendo suas atividades de maneira satisfatória.

3 – Organize-se

Não tem nada mais desgastante do que trabalhar em um ambiente desorganizado, onde nada é encontrado ou várias coisas acontecem ao mesmo tempo e nada é verdadeiramente priorizado.

Assim, é essencial que você faça o que puder para manter, pelos menos, o seu ambiente e o seu trabalho organizados. Organize sua mesa e crie um local harmonioso e acolhedor. Se sua empresa permitir, decore sua área de trabalho com objetos que façam você se sentir bem.

Podem parecer pequenas atitudes, mas são a partir delas que as verdadeiras mudanças acontecem, no sentido de ajudá-lo a controlar a ansiedade.

4 – Defina prioridades

Se você é daqueles que fica perdido em meio a tantas atividades, é hora de planejar as tarefas que deverão ser cumpridas. Quando você não sabe o que fazer primeiro e deixa tudo para a última hora, a ansiedade se potencializa ainda mais.

A dica aqui é que você organize-as por ordem de prioridade, ou seja, importantes, circunstanciais ou emergenciais. Assim, fica mais fácil saber o que executar primeiro e o que pode ficar por último.

5 – Pense positivo

Não tem nada que atraia mais o baixo astral do que a negatividade. Fuja dos pensamentos negativos e de pessoas pessimistas que tem coloque para baixo, prejudicando seu bom humor e autoestima.

Pense positivo, respire fundo e se preocupe menos. Confie em você mesmo e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que você pode tudo e que o sucesso está a apenas um passo de você, basta querer e ousar ir além!

6 – Mude de hábitos

Saia da rotina e reinvente-se! Nada de continuar fazendo sempre as mesmas coisas. Procure novas maneiras de tornar as atividades diárias mais agradáveis, para que assim você possa afastar de sua rotina a ansiedade, principalmente no trabalho.

Além disso, outra coisa que você pode e deve fazer é analisar quais hábitos você está desenvolvendo, que estão fazendo com que você fique ainda mais ansioso. Procure refletir sobre cada um deles e verificar o que fazer para controlar a ansiedade, trabalhando para diminuir a ocorrência desses maus hábitos aos poucos e se ajudando para que os momentos de bem-estar em sua vida sejam cada vez mais frequentes.

7 – Procure ajuda especializada

Se você se encontra em um estado de ansiedade mais avançado, não deixe de buscar ajuda especializada de profissionais como psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, entre outros, que tenham os recursos, o conhecimento, e as técnicas necessárias para ajudá-lo a compreender e como conter a ansiedade.

Por meio de profissionais especializados, você tem a oportunidade de se conhecer melhor, de entender o que causa ansiedade em você, principalmente quando você está no trabalho, encontrando mecanismos cada vez mais eficientes para lidar com as situações que lhe fazem mal por meio do transtorno.

Não hesite e não sinta-se envergonhado, pois somente você é o responsável pelo seu bem-estar, sendo assim, investir nessa possibilidade vai lhe trazer de volta os momentos de felicidade que você tem perdido por conta das situações de ansiedade que vivencia.  

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O que fazer para melhorar a ansiedade através do Coaching

Antes de finalizar este conteúdo, quero compartilhar com você uma dica, que acredito, verdadeiramente, ser poderosa no sentido de ajudá-lo a lidar com maestria com a ansiedade que sente. Aliada a todas as dicas que compartilhei anteriormente, creio que passar pelo processo de Coaching também vai contribuir, de maneira significativa, para que que você tenha ainda mais controle e formas de melhorar a ansiedade em sua vida, tanto profissional, quanto pessoal.

Através de técnicas e ferramentas de diversas áreas do conhecimento, utilizadas para que indivíduos tenham a possibilidade de se conhecer cada vez melhor, esta poderosa metodologia de desenvolvimento humano, oferece àqueles que permitem passar por seu processo, a oportunidade de desenvolverem o seu autoconhecimento e terem acesso aos seus recursos internos, que vão lhes ajudar a lidar da melhor forma e com mais assertividade, nos momentos em que a ansiedade surgir, principalmente no ambiente de trabalho.

Sendo assim, acredito ser fundamental conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching mais completa do país, pois trata-se de um programa elaborado sob medida para quem deseja se desenvolver cada vez mais e alcançar o seu potencial infinito, sem se deixar vencer pelo medo e pela ansiedade.

Assim, eu convido você a se permitir ir além e conhecer o poder interno que você possui para vencer este grande desafio em sua vida, que é a ansiedade no trabalho.

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Agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Gostou? Quando a ansiedade surge, como você faz para lidar com ela? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este artigo poderoso com seus amigos em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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