A adaptação das organizações ao conceito de sustentabilidade empresarial

conceito sustentabilidade empresarial

Conheça o conceito de sustentabilidade empresarial

 

O que significa sustentabilidade empresarial para você, querida pessoa? Tecnicamente, esse termo se refere a um conjunto de ações que uma empresa adota, visando a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável da sociedade. Para saber mais sobre esse assunto é só continuar acompanhando esse artigo!

O que é uma empresa que age de forma sustentável

Muitas pessoas pensam que a empresa que possui somente uma ou duas ações de preservação da natureza já pode entrar para o hall de organizações mais sustentáveis do mundo. Melhor ter calma antes de dar esse título, não é mesmo? É preciso muito mais do que isso! É preciso inserir a sustentabilidade no plano estratégico.

Para que uma corporação seja reconhecida por seus processos sustentáveis é essencial que esta siga atitudes éticas e tenha práticas que valorizem a conservação ambiental e o crescimento econômico saudável do país.

Pequenas mudanças que fazem a diferença

É ideal que a empresa comece por ações que parecem pequenas, mas que realmente fazem a diferença tanto na preservação do meio ambiente quanto na conta do fim do mês. São elas:

  • Implementação de lixos de coleta seletiva em diversos espaços da organização;
  • Lista de ações sobre o uso consciente de energia elétrica;
  • Alternativas para evitar a impressão;
  • Fornecimento de canecas e/ou squeezes para evitar o uso de copo descartável.

Esses atos são essenciais, mas de nada funcionarão se a área de recursos humanos ou treinamento e desenvolvimento não focar em programas de conscientização. É interessante que esse plano tenha:

  • Formações, workshop e palestras para todos os colaboradores indicando quais foram as ações sustentáveis da empresa, a importância de participar de cada uma delas e de dar continuidade na vida pessoal;
  • Comunicação interna constante que lembre da importância de manter os costumes de preservação;
  • Espaço para que os funcionários também deem ideias.

Faltou alguma ação importante para que a empresa trabalhe melhor essas questões com os funcionários? É só escrever nos comentários!

Ações essenciais para o meio ambiente e a comunidade

Além dos pontos que você leu acima, existem muitos outros itens muito interessantes e bem-sucedidos executados por muitas empresas brasileiros e internacionais. Confira:

  • Reaproveitamento de água;
  • Respeitar e seguir às leis ambientais do país;
  • Uso de fontes de energia limpas e renováveis;
  • Troca de produtos tradicionais por alternativas mais sustentáveis, tais como a torneiras automáticas, lâmpadas de LED;
  • Reutilização das sobras de matéria-prima;
  • Utilização de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos;
  • Uso de sacolas biodegradáveis ou ecobag para carregar produtos;
  • Comunicação interna por e-mail ou intranet;
  • Uso de papel reciclável para impressão;
  • Não descartar esgoto ou resíduos químicos em locais proibidos;
  • Sistema de descarte ideal no meio ambiente para determinados produtos como: pneus, pilhas, baterias, medicamento e outros que possam poluir o meio ambiente de uma forma mais agressiva.
  • Extinguir toda e qualquer forma o trabalho infantil, forçado ou escravo;
  • Não adotar práticas que tem como visão aderir algum tipo de vantagem em concorrências públicas. Isso é importante pelo simples fato de que desvios de recursos públicos significa corrupção e menos investimentos em setores como saúde, educação, transportes, lazer e outros;
  • Criação e execução de ações que ajudem a comunidade na qual a empresa está inserida.

São ações como essas que contribuem para a preservação do meio ambiente e que ajudam no crescimento da região em que a empresa está instalada. A organização que se compromete a ser sustentável, já ganha diversos pontos positivos com o consumidor e com o mercado.

Faltou alguma ação muito importante? Escreva qual é nos comentários!

O comprometimento com a sustentabilidade empresarial

A cada ano mais e mais empresas adotam a sustentabilidade empresarial. Porém, essa informação ainda não é devidamente divulgada às pessoas que se interessam por assuntos de empreendedorismo, economia sustentável e preservação do meio ambiente. Por ser uma questão importante para o crescimento da empresa e para a conservação da natureza, a sustentabilidade nas organizações deve ser um assunto a ser tratado por todos os profissionais.

Os benefícios podem surgir tanto para a própria empresa, quanto para os colaboradores e para o planeta. Percebe como é uma sucessão de coisas boas que podem acontecer por conta de medidas simples e sem grandes custos?

O papel do coaching

O coaching é um método eficaz na transformação positiva de uma pessoa tanto em âmbito profissional quanto pessoal. Por exemplo, as sessões de coaching são excelentes para o colaborador que está construindo um planejamento estratégico sustentável, mas está com dificuldades na hora de configurar quais são as melhores maneiras de implementar, comunicar ou treinar. A causa é simples: o método irá mostrar, entre muitos outros assuntos, quais são seus pontos positivos e quais são aqueles que precisam ser desenvolvidos. Dessa forma, você conseguirá alcançar o seu potencial máximo e poderá usá-lo da melhor forma e alcançar o objetivo que deseja.

A formação Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é bem interessante para você que está buscando pelo seu empoderamento. Para entender melhor o que é o curso, é ideal explicar o que é a programação neurolinguística. Esta é uma área de estudo que visa entender três grandes pilares de qualquer ser humano: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Criada pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos, o setor mostra que esses pilares podem se conectar e trabalhar juntos em prol de uma meta.

Um entusiasta dessa teoria é o Tony Robbins, um treinador de performance mundialmente famoso. Provavelmente você já ouviu falar do fantástico trabalho dele! O coach usa a técnica da modelagem, em que se analisa as pessoas bem-sucedidas para entender quais foram os comportamentos e ações que as levaram ao patamar em que estão e se há um padrão entre elas.

Com base na área de estudo criada pelos estudiosos e pela técnica da modelagem, nasceu a formação Programação Neurolinguística (PNL) do IBC. O conteúdo profundo do curso irá ensinar sobre o que é e como exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; compreender e desenvolver a autoestima; como ter controle sobre os seus sentimentos com o desenvolvimento da inteligência emocional; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; como praticar a linguagem não verbal; quais são os canais representacionais; o que é e como funciona a estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação); como refletir sobre uma determinada situação com outro ponto de vista; como negociar e solucionar problemas de forma mais assertiva; como ser mais flexível; quais são os processos de ancoragem; como gerenciar melhor as tarefas e o tempo para fazer cada uma delas; como estimular sua criatividade; como eliminar bloqueios; entre muitos outros temas interessantes!

Além disso, você irá desenvolver habilidades relacionadas à liderança, tais transformar estratégias platônicas em realidade; criar o criar ou aumentar o comprometimento da equipe; aperfeiçoar a comunicação; lidar com conflitos; e muito mais!

Incrível como essa formação pode mudar as atitudes e os comportamentos de uma pessoa. O profissional que está buscando por empoderamento para criar suas estratégias sustentável pode confiar que esse curso irá contribuir fortemente. Agora só falta você: o próximo passo é investir na sua educação contínua com o coaching!

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes socais e ajude a comunicar mais empresas para que os impactos sejam cada vez menores para a natureza e para as comunidades.

Copyright: https://www.shutterstock.com

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010