Tolerância – Atributo de Pessoas de Sucesso

Tolerância Tolerância e o Sucesso – Saiba mais

 

Tolerância é um dos principais fatores para alcançar o sucesso, pois uma pessoa que possui esse atributo é mais assertiva em suas tomadas de decisões e atitudes. A partir de uma postura mais racional e menos impulsiva, age com paciência e discernimento diante das mais diversas situações, que acontecem, tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional.

Os tolerantes possuem maiores possibilidades de conquistarem cargos de liderança e exercer sua gestão de forma efetiva e alto desempenho. O líder tolerante é capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis em cenários de estresse, além de ser habilidoso em gestão de conflitos, competências determinantes para promover um clima organizacional positivo e motivado. 

Independentemente de sua posição no trabalho, essa habilidade deve ser colocada em prática diariamente. Deste modo, você promoverá a boa convivência e um clima agradável para se trabalhar, além de reforçar sua imagem pessoal, agindo com cordialidade e polidez. Pessoas de sucesso são cercadas de boas relações. 

Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, agir de forma tolerante vai fazer com que você chegue cada vez mais longe em sua jornada. E é por isso que no artigo de hoje vamos falar sobre este poderoso atributo e como ele é capaz de contribuir para que um número cada vez maior de pessoas alcance o sucesso. Confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A tolerância como fator determinante para o seu sucesso

Tolerar é determinante para melhorar a qualidade de seus relacionamentos e também para o seu próprio bem-estar pessoal. Abaixo você confere as razões que fazem com que ela seja tão importante em nosso dia a dia. 

Ajuda a ouvir o outro na essência

Geralmente, quando um conflito ou um desentendimento acontece é porque nós nos empenhamos ao máximo para expor nossos argumentos, tentando convencer o outro daquilo que nós acreditamos, sem deixar que ele fale e também exponha suas ideias. E é exatamente neste contexto que a tolerância se apresenta e faz com que tudo seja diferente. 

Isso porque ela se trata de um atributo que nos ajuda a exercitar uma grande virtude, que é ouvir o outro na essência, ou seja, demonstrar interesse verdadeiro por ele, por tudo aquilo que ele está explanando, independentemente de ser durante um desentendimento ou não, se colocando sempre inteiramente presente no diálogo.

Trata-se de algo que tem faltado bastante entre as pessoas, principalmente nos dias atuais, e que todos precisamos exercitar continuamente, já que, a tolerância, aliada à prática do ouvir na essência, contribui, inclusive, para a construção de um mundo cada vez melhor.

Contribui para a construção de relações saudáveis 

Com a evolução tecnológica e a globalização, algumas mudanças ocorreram no estilo de vida das pessoas, inclusive na forma de interagirem umas com as outras. Com tantos compromissos diários, dedicar tempo para investir nas relações, tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora, promovendo um certo distanciamento entre os indivíduos, e com isso, a impaciência e intolerância para lidar com o próximo.  

Neste cenário, as pessoas tolerantes se inserem e fazem questão de separar um tempo para cuidar de suas relações familiares, sociais e profissionais. Isso acontece, porque elas entendem que somos seres relacionais, portanto, manter contato e trocar experiências com outros indivíduos é essencial para que todos sintam-se verdadeiramente plenos em sua jornada evolutiva.

Com isso, elas passam a estabelecer relacionamentos mais construtivos e saudáveis. 

Amplia o networking 

Além se ser um forte contribuinte para a construção de uma carreira de sucesso a tolerância também contribui para a ampliação do networking de todo e qualquer tipo de indivíduo. 

Isso acontece porque as pessoas em volta do indivíduo com esta característica logo percebem que se trata de alguém com um grande diferencial e fazem questão de estabelecer e manter contato, lembrando sempre dele caso surjam oportunidades nas quais ele se encaixe, seja no âmbito profissional ou no pessoal. 

Este é um fator de extrema importância na vida de qualquer pessoa nos dias atuais, afinal, quanto melhor for a sua rede de contatos, maiores serão as possibilidades em sua vida, pois através de suas conexões, fundamentadas no respeito mútuo, é que seu trabalho passa a ser conhecido e recomendado. 

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Trabalha na suspensão de julgamento

Ao longo de nossa vida lidaremos com indivíduos de diversos perfis, cada um com seu jeito de falar, se comportar, com opiniões, crenças e valores diversos. Naturalmente, em meio a essa vasta diversidade de personalidades, estamos propensos a conhecer algumas pessoas com as quais não nos identifiquemos. Neste momento é preciso exercitar a tolerância, principalmente, se houver necessidade de manter contato frequente com elas. 

Suspender o julgamento é um dos princípios do Coaching que as pessoas tolerantes aplicam com facilidade em suas relações. Ele auxilia a manter a boa convivência, principalmente com os indivíduos que são mais diferentes delas. 

O indivíduo tolerante entende que cada um possui uma visão de mundo, que foi moldada de acordo com sua criação familiar e experiências de vida, deste modo, o que pode ser verdade para ele, pode não ser para o outro, e vice versa. 

Assim, ele procura sempre se colocar no lugar do outro, analisando como reagiria se estivesse nas mesmas situações que este vive ou já viveu. Isso o ajuda a ser mais paciente e tolerante, para lidar tranquilamente com eventuais divergências que venham a surgir.

Fortalece-nos internamente

Na busca pelo sucesso e realização, é fato que teremos altos e baixos ao longo de nossa trajetória. Nesse sentido, manter a tolerância fará toda a diferença para que possamos lidar com os obstáculos com mais leveza e serenidade. A tolerância é a raiz da nossa força interior, necessária para vencermos cada novo desafio e permanecermos seguindo em ritmo constante em direção às nossas metas e objetivos. 

Desenvolver a tolerância é trabalhar para construir um mundo melhor

Em um breve passeio pelas mais diversas redes sociais conseguimos facilmente observar que a tolerância é um dos elementos que mais têm faltado entre as pessoas ao redor de todo o mundo. Cada indivíduo, dotado de opiniões próprias, que invariavelmente divergem em algum ponto da expressada pelos demais, não consegue simplesmente debater com o outro com respeito e aceitar que ele tem uma forma diferente de pensar e viver a sua vida. 

Este é o principal ponto, que coloca a nossa tolerância constantemente à prova, seja no ambiente virtual ou fora dele. Em algum ponto de nossa jornada, nós simplesmente perdemos a capacidade de nos colocar no lugar do outro e procurar entendê-lo e aceitá-lo como ele é em sua essência, o que abriu um grande espaço para que a intolerância se manifestasse com cada vez mais veemência. 

Precisamos dar um passo para trás e reavaliar tudo isso, antes que acabemos magoando uns aos outros por completo. É necessário que trabalhemos constantemente a nossa tolerância, para que, dessa maneira, consigamos fazer a nossa parte para a construção de um mundo melhor, tanto para nós mesmo, quanto para as gerações que estão vindo por aí. 

Vamos refletir sobre e começar, agora mesmo, a fazer a nossa parte!

E você, se considera uma pessoa tolerante? Tem alguma dica que queira compartilhar conosco nos comentários? Dê a sua contribuição e lembre-se de compartilhar também estes conteúdo com seus amigos, para que eles entendam a importância da tolerância para o sucesso pessoal e profissional. 

Copyright: 569924722 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Sinart+Creative

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010