O que significa networking?

Confira qual o significado e a importância do termo Networking

Networking nada mais é do que a habilidade de fazer e manter contatos profissionais sólidos e que são benéficos tanto para você quanto para os outros. Esse é um canal bastante importante para a conquista do sucesso profissional. Um networking ativo e eficiente pode aumentar consideravelmente as chances de uma boa colocação no mercado, bem como realização de novos projetos e surgimento de oportunidade de negócios.

Continue a leitura para saber mais a respeito do assunto e conferir dicas de como fazer networking, construindo conexões poderosas e com naturalidade.

Por que o Networking é importante para o sucesso? Veja 7 fatos que comprovam isso

Ainda tem dúvidas se o networking é realmente importante? Veja os sete fatos a seguir e entenda por que precisa começar construir a sua rede de contatos o quanto antes.

1 – Faz você ser lembrado e abre caminho para oportunidades

Quando se tem uma boa network, são maiores as chances de que se lembrem de você para oportunidades ligadas à sua área. Uma vaga de trabalho, um projeto ou mesmo um convite para participar de um evento, tudo isso pode vir através da sua rede de contatos, pessoas que te conhecem e sabem qual é a sua expertise e seus interesses.

2 – Auxilia na construção de uma imagem profissional de credibilidade

Quanto mais pessoas te conhecem como pessoa e profissional, mais fortalecida fica a sua imagem perante o mercado. Isso é interessante porque aquelas que fazem parte da sua network irão comentar isso com outras, multiplicando o número de indivíduos que conhecem seu trabalho.

3 – Ajuda a construir conexões verdadeiras

Networking é muito mais do que trocar cartões de visita, envolve trocar conhecimento, criar conexões. A partir do momento em que tiver esse objetivo irá buscar se conectar com as pessoas de forma mais intensa, realmente se esforçando para isso, em vez de ficar sempre no superficial.

4 – Permite que contrate e indique o trabalho de terceiros

Imagine que surgiu uma demanda na sua empresa e você precisa encontrar um profissional especializado em marketing digital. Se tiver uma boa rede de contatos, certamente já terá alguém em mente para realizar o trabalho, o que irá facilitar a sua vida e beneficiar o profissional contratado.

5 – Possibilita o aprendizado através da experiência de terceiros

Quando se cria conexões poderosas com outros profissionais, isso possibilita o aprendizado através da experiência de terceiros. Essa troca é extremamente positiva para todos os envolvidos, mesmo que sejam de segmentos diferentes, sempre há algo a ser aprendido com o outro.

6 – Fortalecer o relacionamento com clientes e fornecedores

Se você tiver a habilidade de fazer networking, a relação com parceiros de negócios será muito mais interessante, porque envolverá além do que diz um contrato. Esse relacionamento de troca torna tudo mais significativo, o que é ótimo para todos.

7 – Ter a quem recorrer em situações adversas

Ninguém está imune de passar por situações desafiadoras na carreira, como uma demissão, um problema na gestão do negócio, entre outras. De qualquer forma, contar com uma rede de contatos sólida em momentos assim fará toda a diferença, porque saberá que tem com quem contar para buscar soluções.

Dicas para fazer um Networking eficaz

Agora que já sabe a importância do networking para a sua carreira, confira algumas dicas para fazer contatos e criar laços poderosos com as pessoas.

1 – Se envolva em eventos ligados à sua área

Esteja sempre presente em eventos e cursos ligados à sua área de atuação. Quanto mais você participar, mais chances de ser conhecido e reconhecido por outros profissionais você terá. Feiras, cursos, palestras, workshops, entre outras opções, se mostram como grandes oportunidades de conhecer pessoas com interesses em comum e fazer contatos de grande valor para sua vida e carreira.

2 – Tenha um cartão pessoal sempre à mão

Tenha sempre em mãos um cartão pessoal ou, como muitos preferem chamar, o bom e velho cartão de visita. Por mais que, hoje, existam aplicativos para tornar o contato mais ágil, o cartão é um instrumento que auxilia na abordagem ao conhecer uma pessoa e faz com que você seja lembrado com facilidade, principalmente se tiver um design diferenciado e marcante. Um bom cartão de visitas deve conter o seu nome completo, profissão, telefone e e-mail.

3 – Mantenha o seu currículo atualizado

Lembre-se de atualizar seu currículo com frequência ou sempre que agregar novos conhecimentos, seja uma mudança de emprego, de cargo, de carreira ou mesmo ao fazer novos cursos. Faça isso mesmo que não esteja à procura de um novo trabalho. Assim, evitará perder tempo caso um contato de sua rede solicite ao ficar sabendo de uma oportunidade interessante na sua área.

4 – Tenha uma conta no Linkedin e outras redes sociais

As redes sociais têm se destacado como importantes canais de informação, com alcance rápido e instantâneo. Por isso, se você quer manter um bom networking, é fundamental que esteja presente também no ambiente digital, principalmente no Linkedin, que é uma rede social focada no ambiente profissional e que amplia sua rede de contatos.

Em se tratando de empreendedores ou profissionais liberais, ter um perfil dedicado ao negócio nas principais redes sociais, que são Facebook e Instagram, é fundamental. Assim, torna-se possível criar conexões com as pessoas, o que torna as relações profissionais mais positivas e duradouras.

5 – Organize seus contatos

Para potencializar seu networking, é muito importante que você conheça sua rede de conta

tos e saiba quem é quem quando precisar solicitar ajuda de algum profissional, seja para um novo emprego ou um novo projeto. Para isso, organize seus contatos por categoria: separe-os entre amigos, conhecidos, colegas de trabalho, profissionais de eventos e workshops, negócios, mercado, entre outros.

Para construir e manter relacionamentos sólidos é preciso se dedicar e manter essa organização é uma ação importante para alcançar isso. Lembre-se sempre que o foco deve estar na qualidade e não na quantidade. Mais vale ter vinte contatos que realmente conhece e sabe que pode contar do que cinquenta pessoas que apenas salvou o número de telefone, sem qualquer conexão.

6 – Cuide para que os relacionamentos sejam equilibrados

Relacionamentos positivos são aqueles em que há equilíbrio e isso também se aplica à rede de contatos. Evite forçar amizades, porque a intenção não é essa, caso se torne amigo pessoal de alguém ao longo do caminho, ótimo, mas o objetivo deve ser sempre construir laços profissionais, sem maiores expectativas. E a naturalidade é o melhor ingrediente para evitar querer agradar demais e correr o risco de parecer um bajulador.

7 – Lembre-se de agradecer as indicações

Sempre que algum dos seus contatos indicar seu trabalho, seja para um cliente em potencial, para uma vaga de trabalho ou outras situações, agradeça e mostre o quanto aquele gesto foi importante para você. Dependendo da grandiosidade da indicação, você pode oferecer um presente e um cartão de agradecimento, por exemplo. Apenas faça de uma forma que seja natural e esteja de acordo com a sua personalidade.

8 – Peça sugestões profissionais aos seus contatos

As pessoas gostam de serem vistas como referência e terem sua opinião considerada. Então, caso tenha alguma dúvida ligada à área de um contato seu, peça sugestões. Lembrando, mais uma vez, de tomar cuidado para não parecer invasivo. Escolha o meio e a forma de se aproximar de acordo com o tipo de relação que têm, se vai ser por e-mail, mensagem, uma vídeo chamada ou um convite para um café.

9 – Ouça as pessoas com atenção

Para fazer networking, é importante que as pessoas te conheçam, mas também é essencial que você as conheça, o que apenas acontecerá se ouvi-las e acolher o que elas têm a dizer. Sempre que for conversar com alguém, lembre-se de escutar com toda a sua atenção em vez de aproveitar o momento para planejar o que irá dizer em seguida. Quanto mais ouvir o que o outro diz, maiores são as chances de construírem laços verdadeiramente poderosos e positivos para ambos.

10 – Mantenha proximidade com sua rede de contatos

Dos seus contatos profissionais (considerando lista de e-mails, agenda do celular e redes sociais), com quantos você realmente mantém uma conexão mais próxima? Quantos deles você vê ou conversa com certa frequência? É muito importante pensar nessa questão, pois ter uma extensa lista de contatos não significa manter um bom networking.

Do que adianta trocar cartões pessoais e não construir relações sólidas? Se você não se mantém ativo em seu networking, dificilmente ele surtirá efeito quando você precisar. Por isso, tente manter proximidade com sua rede sempre que possível. Ligue, interaja nas redes sociais, troque e-mails, indique-os para trabalhos, compartilhe. Tome cuidado, apenas, para não forçar a amizade e acabar se tornando invasivo.

E, então, está convencido da importância do networking para construir uma carreira de sucesso? Aproveite para começar a colocar em prática as dicas apresentadas ao longo do artigo o quanto antes e, claro, compartilhá-las com os seus amigos e incentivá-los a fazerem o mesmo.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010