Como ter postura e comprometimento no trabalho

Postura e comprometimento no trabalho

Confira as dicas para ter postura e comprometimento no trabalho

 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, fazendo com que profissionais das mais diversas áreas do conhecimento tenham de “suar a camisa” para conseguirem se destacar como almejam em suas carreiras. Assim, isso tem feito com que estes mesmos profissionais estejam, constantemente, buscando maneiras de se aprimorar, para demonstrar postura e comprometimento dentro das empresas para as quais prestam serviço.   

O indivíduo que está sempre em busca de novos conhecimentos, que vive aprimorando suas habilidades, competências e capacidades, a fim de potencializar cada uma delas, tem mais chances de ter a carreira de sucesso que tanto almeja, pois consegue transmitir às pessoas ao seu redor, principalmente gestores, que tem postura e se compromete em contribuir para que a organização alcance seus principais objetivos e resultados.

Com isso, é possível compreender que ter uma boa postura e comprometimento dentro do ambiente de trabalho são características essenciais para ascender na carreira e se tornar uma pessoa bem-sucedida.

Mas como será que essas duas qualidades podem ser desenvolvidas e demonstradas? É o que vou abordar neste artigo. Confira:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que vem a ser postura e comprometimento?

Um profissional com postura e comprometimento é o que toda equipe de Recursos Humanos (RH) busca quando inicia qualquer tipo de processo seletivo, além destes estarem entre os comportamentos mais valorizados pelas organizações.

Estou me referindo à indivíduos que têm interesse genuíno por contribuir com o crescimento da empresa, executando suas atividades de maneira mais do que satisfatório e sempre procurando maneiras de ir além do que lhes é solicitado. Além disso, são profissionais que não se envolvem em fofocas, evitam ao máximo falar mal de colegas, gestores, assim como da empresa como um todo, pois sabem que atitudes e comportamentos como estes são altamente prejudiciais às suas carreiras.

Todas estas e muitas outras são demonstrações de comprometimento e também de postura no ambiente de trabalho. Pessoas que desenvolvem esta consciência, principalmente a de ficarem longe de fofocas, de colaboradores negativos, e de tudo o que tenha potencial para lhes prejudicar, não só enquanto profissionais, mas também enquanto indivíduos, são as que as empresas mais valorizam e desejam ter em seu quadro de funcionários.

Postura e comprometimento no trabalho: como desenvolver?

Se você se identificou com este perfil, pode ser que em breve tenha a ascensão que aguarda ansiosamente. Agora, se você deseja se desenvolver neste sentido e se tornar uma pessoa ainda mais comprometida, aqui vão algumas dicas que vão te ajudar neste processo.

 

  • Preze pela pontualidade

 

Seja uma pessoa pontual, talvez mais do que isso. Chegue sempre pelo menos 15 minutos antes de começar o expediente. Assim, você pode organizar sua mesa, tomar um café da manhã e, caso opte por se alimentar na empresa na parte da manhã, e, quando der a hora exata de iniciar sua jornada, você estará com tudo pronto e com a energia necessária para desempenhar suas atividades com ainda mais empenho e satisfação.

Outra questão que envolve pontualidade e também demonstra postura e comprometimento, é a entrega dos trabalhos no prazo. Esteja sempre atento à essa questão e, se possível, entregue o trabalho antes do tempo estabelecido, para que assim, não só o seu gestor, como também os seus colegas, vejam o quanto você se esforça para fazer a sua parte sem prejudicar o bom andamento dos processos internos e externos da empresa.  

Neste sentido, é importante ser proativo, rápido e efetivo. Pode ser que isso faça com que você receba mais demandas dos que os seus pares, entretanto, seus superiores saberão que podem confiar em você quando necessário.

 

  • Trabalhe a sua proatividade

 

A proatividade é algo que as empresas mais têm buscado nos profissionais que desejam ter como seus colaboradores. Isso porque ela faz com que indivíduos vão além do que lhes é solicitado e também estejam sempre à disposição para contribuir com ideias inovadoras e criativas para a resolução de situações problemáticas.

Profissionais com esta postura se antecipam e entregam sempre a mais, para que assim tenham ainda mais chances de serem assertivos em suas atividades. Assim, em seu dia a dia no trabalho, evite ficar esperando que as demandas venham até você. Se, porventura, estiver sem trabalho a ser feito, crie, busque oportunidades dentro da empresa de demonstrar que você é uma pessoa comprometida e que está sempre em busca de melhorias constantes.

 

  • Afaste-se das fofocas

 

Seja dentro ou fora do ambiente de trabalho, fazer fofocas ou falar mal de outras pessoas sem que elas estejam presente para se defender é algo que você deve evitar ao máximo fazer em sua rotina de trabalho. Além de ser uma total perda de tempo, trata-se de algo que não vai lhe engrandecer, nem contribuir para o seu crescimento dentro da empresa.

Pelo contrário, se você adota esta prática em seu dia a dia, ou seja, fica fofocando com seus colegas de trabalho, em algum momento seus gestores vão ter conhecimento disso e vão acabar revendo sua postura e comprometimento no que diz respeito à empresa.

Sendo assim, preocupe-se e ocupe o seu tempo com o que verdadeiramente importa, que é a execução de um bom trabalho, que é exatamente isso que vai lhe trazer bons resultados. E se alguém tentar fofocar com você, educadamente diga que não tem interesse em saber e retire-se do ambiente.

 

É comprovado que os sentimentos influeciam diretamente na sua criatividade
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

  • Resolva os conflitos rapidamente

 

Outro grande ato das pessoas que têm postura e são altamente comprometidas no trabalho, é o fato de que elas fazem questão de evitar qualquer tipo de conflito, com quem quer que seja. Entretanto, este tipo de profissional sabe que discussões podem ser inevitáveis, ou seja, eles podem acabar se desentendendo com algum colega, por que é normal existirem pontos de vista divergentes.

Justamente por saber disso, é que pessoas assim fazem questão de resolver seus conflitos de maneira rápida e assertiva. O que quero dizer é que se você quer ser um profissional reconhecido por ter uma postura impecável e por ser comprometido com a empresa, é fundamental que, ao se envolver em algum tipo de discussão, convide o seu colega para um bate-papo, para que, juntos, você possam chegar à uma solução para a situação desagradável que foi criada.

Diante disso, é importante ficar claro para os dois, ou para quem quer que esteja envolvido, que tudo não passam de discussões corriqueiras entre profissionais, ou seja, nada deve ser levado para o lado pessoal de maneira alguma.

 

  • Peça feedbacks

 

Um profissional comprometido e que demonstra postura em seu ambiente de trabalho, faz questão de saber se está fazendo um bom trabalho nos momentos em que passa na empresa. Neste sentido, se você deseja potencializar os resultados em sua carreira, é primordial que sente-se com seus superiores imediatos, bem como com seus colegas e pares, para lhes pedir feedbacks sobre suas ações.

Ao fazer isso, você vai estar demonstrando que se preocupa, não só com seus resultados individuais, mas vai mostrar também que tem interesse em melhorar para contribuir com a empresa, para que esta alcance seus objetivos de maneira muito mais acelerada.

Assim, sempre que tiver oportunidade, invista um tempo para saber como vai o seu desempenho aos olhos de seus principais stakeholders.

A postura de alguém denuncia o que ela é. Portanto, para não se prejudicar no trabalho, é importante evitar posturas negativas como desinteresse, infelicidade, pressa, estresse, mau humor, entre outras.

Diante disso, estar motivado, comprometido e focado no trabalho são atitudes bem vistas no ambiente profissional. Ser educado, otimista, respeitoso, solícito com os colegas e gestores também contribui para a construção de uma boa imagem.

Tendo isso em mente, você pode criar uma base que proporcionará um possível destaque dentro da organização e, quem sabe, até seja promovido.

Agora me conte, o que você achou deste conteúdo? Ele contribuiu com você de alguma maneira? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar em suas redes sociais os artigos aos quais tem acesso aqui.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 528930796 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds