O que é ou pode ser considerado uma pessoa proativa

pessoa-proativa A pessoa proativa é capaz de ver além do que parece ser.

A pessoa proativa é capaz de ver além do que uma situação se apresenta em um primeiro momento.


Pode ser que você já tenha ouvido alguém falar que determinado líder ou gestor é proativo. Ou pode ter sido questionado sobre proatividade em processos seletivos. Ou ainda, você pode ter sido elogiado em algum momento da sua carreira por ter sido proativo. Afinal, você sabe identificar uma pessoa ou um profissional com esta, que é uma das características mais desejadas, principalmente no ambiente empresarial?

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Acompanhe-nos na leitura deste conteúdo e descubra quais as características que fazem com que uma pessoa seja considerada proativa!

Entendendo o significado de proatividade

Para responder a pergunta acima é importante começar com o básico: vamos explicar o que é proatividade. Essa é uma característica de quem se esforça para que algo aconteça. Uma pessoa com esse traço na personalidade  assumirá um comportamento antecipado, em relação a alguma situação. Muitos consideram isso como uma virtude, que pode ser usada, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Um indivíduo com esse atributo terá seu foco como base para se comprometer e modificar, de forma responsável, as situações à sua volta. Dessa maneira, ele consegue antecipar possíveis problemas e consequências, trabalhando para contorná-los, além de ser capaz de definir meios para solucionar as circunstâncias identificadas. 

Pessoas proativos não trazem benefícios apenas à elas, mas também às que estão à sua volta e ao ambiente em que se encontram, consequentemente, pois eles influenciam comportamentos, proporcionam harmonia e direcionam caminhos.

Um profissional com essa característica provavelmente será visto como a pessoa que toma iniciativa e é ousado. No ambiente de trabalho, ele  desempenhará as tarefas solicitadas de maneiras diferentes, para obter resultados mais eficientes. Também pode executar atividades com o objetivo de alcançar efeitos nunca antes alcançados, mesmo que nenhum gestor tenha pedido.

Além disso, pessoas consideradas proativas tomam responsabilidade por seus atos e são capazes de antecipar problemas, que podem vir a acontecer em determinada situação. Isso não significa que as pessoas proativas são impulsivas, pelo contrário, elas são aquelas que conseguem ter uma visão mais ampla das situações e definem bem quais são as prioridades para agir.

Algumas pessoas podem achar que essas atitudes proativas são maneiras de ultrapassar injustamente os outros colegas, para conseguir uma promoção. Na verdade, o proativo não está apenas vestindo a camisa da empresa e buscando ideias para que os frutos do seu trabalho sejam ainda mais produtivos, para a área e para a organização como um todo, ele também está investindo em sua própria carreira, já que profissionais com esta característica tendem a ser ainda mais valorizados, conseguindo, com isso, as melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho. 

Reatividade X proatividade

É possível classificar muitos comportamentos pelos conceitos de reatividade e proatividade. Vamos entender melhor o que significa cada um deles?

Um indivíduo reativo espera as coisas acontecerem para só depois tomar uma atitude e reverter a situação. Muitas vezes ele pode ser omisso e só agir se tiver permissão de alguém para cumprir alguma tarefa. Não é um comportamento muito bom para se ter no ambiente de trabalho, não é mesmo?

Ao contrário disso, uma pessoa proativa não irá esperar por nada para assumir o controle da situação e buscar pela melhor resolução. Nesse sentido, a proatividade permite que o indivíduo identifique oportunidades e interfira de maneira positiva em determinada circunstância, buscando sempre pelo melhor resultado.

Produtividade e proatividade

Essa dupla de palavras bastante semelhantes possui conceitos diferentes e podem causar confusão. Independentemente de suas diferenças conceituais, o que as aproxima é o fato de serem bastante apreciadas no meio corporativo. 

A produtividade faz referência, na verdade, ao volume de tarefas cumpridas, bem como à capacidade que o profissional possui de entregar suas responsabilidades dentro do prazo. Ou seja, ela está relacionada ao cumprimento das demandas que uma posição exige. 

E como já vimos antes, a proatividade não está relacionada com a capacidade de cumprir atividades que são esperadas de um cargo, mas sim faz referência a uma capacidade que a pessoa possui de conseguir ler uma situação e prever prováveis obstáculos.

Uma pessoa pode ser proativa e produtiva. Nesse caso, possuir uma dessas habilidades não implica em não possuir ou mesmo desenvolver a outra.

Proatividade x multitarefa

Uma pessoa multitarefa é aquela que consegue performar com atenção várias atividades diferentes ao mesmo tempo. Talvez isso pode significar que a demanda seja executada de uma maneira não muito eficiente. 

Ao contrário de uma pessoa proativa, onde é bem provável que um determinado projeto seja bem executado. A proatividade causa na pessoa a concentração total em uma tarefa, com ampla visão da situação na qual se encontra imersa.

Dicas de desenvolvimento da sua produtividade

Separamos algumas dicas de ouro para você que quer desenvolver a proatividade, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Confira:

Autoconhecimento

O primeiro passo para desenvolver a proatividade é conhecer a si mesmo. A partir do momento que você identifica suas habilidades, pontos de melhoria e limitações, é possível conseguir traçar metas e objetivos assertivos e trabalhar para os alcançá-los.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Empenho

O próximo passo é vital: se você deseja ser uma pessoa proativa, elimine agora a procrastinação da sua vida. Ter preguiça não leva ninguém a lugar algum. Comece a se empenhar na realização das suas tarefas e tomadas de decisões. O planejamento e a antecipação que falaremos abaixo podem ajudar nisso.

Planejamento

O planejamento é palavra de ordem na vida de muitos profissionais. Aqueles que sabem criar e executar suas ações de forma planejada não têm que lidar com os problemas de última hora e ainda têm tempo para se dedicar à coisas novas ou diferentes. E mesmo que algum problema apareça no último minuto, será possível resolver, pois tudo está cronometrado.

Para ajudar a  montar um planejamento, faça listas com todas suas tarefas. Pode ser uma lista com as atividades da casa e outra com as do trabalho. Depois analise quanto tempo demora para executar cada uma delas. Após esse passo é hora de analisar os períodos. Veja se o tempo que você leva para fazer cada item é o ideal. Talvez você precise de mais tempo para uma ação e menos para outra. Verifique ainda se há algum modo de otimizar este tempo.

Optar por fazer isso no trabalho é uma maneira interessante de organizar as tarefas diárias e avaliar se o tempo dedicado a cada uma delas está correto. Se você for um líder, por exemplo, terá que analisar as suas tarefas e as da sua equipe. Nesse momento é interessante verificar se alguém está sobrecarregado para redistribuir as atividades.

Antecipação

Uma pessoa proativa se previne acerca dos possíveis problemas que podem ocorrer em sua rotina. Isso faz parte do planejamento que falamos acima. Ao antecipar determinado obstáculo, você é capaz de traçar novos planos para solucionar a situação e não se perder no caminho.

Rede de influência

É importante se lembrar de que todo mundo que está no seu convívio pode influenciar você de alguma forma. Algumas pessoas terão influência tão essencial que você  levará essa experiência para sempre. E outras terão menos influência, mas mesmo assim podem se tornar referências em alguns quesitos da sua vida. 

Um ponto importante é se esforçar para se cercar de pessoas proativas. Isso será fundamental para uma rica troca de conhecimentos e de exemplos de comportamento e motivação.

Participação

Ser uma pessoa proativa requer envolvimento. Para que você seja capaz de identificar oportunidades e interferir de forma positiva nas situações, é necessário tomar iniciativa e participar ativamente dos processos.

Como desenvolver uma equipe proativa?

Ser um profissional proativo pode ser frustrante quando você está em um meio que não te estimula nesse sentido. Mesmo que você não esteja em uma posição de gestor dentro da sua empresa, isso não impede que você inspire e estimule as pessoas que fazem parte da equipe em que você está inserido. Inspirar os demais profissionais com os quais você trabalha é o que te tornam um verdadeiro líder. 

Mas de quais ferramentas você pode se valer para desenvolver uma equipe proativa? Vem com a gente para você descobrir. 

Perceber os diferentes perfis de pessoas de uma equipe

Trabalhar em equipe implica em trabalhar com pessoas diferentes em diversos aspectos. É importante respeitar a individualidade dos profissionais com quem você trabalha. Nesse sentido, a proatividade  se manifestará de maneiras diferentes em cada um. 

Provavelmente alguns profissionais vão desenvolver a proatividade voltada para gerir pessoas, outros indivíduos podem desenvolver sua produtividade na boa execução de projetos, outras vão ser proativas para sugerir ideias inovadoras e por aí vai. 

Cada uma dessas pessoas, com suas diferentes proatividades, possuem lugar em uma equipe. É importante saber identificar as diversidades desses profissionais, para que a equipe consiga trabalhar de maneira harmônica, entendendo que todos têm perfis de habilidade diferentes, bem como o seu próprio lugar no time.

Estimular o autoconhecimento da equipe

Para uma pessoa se tornar mais proativa é importante que ela se conheça bem para saber quais aspectos ela pode melhorar. Esse processo pode ser muito individual e depender do indivíduo que está nessa busca por autoconhecimento. 

Entretanto, nada impede que isso seja estimulado pelo ambiente de trabalho. Promover, por exemplo, dinâmicas em grupo com exercícios voltados para o autoconhecimento, é uma excelente alternativa, que contribui, efetivamente e na prática, para este processo. Uma sugestão é realizar a análise SWOT com a equipe.

Esse exercício pode ajudar as pessoas do grupo a pararem para pensar sobre quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pessoais. Para realmente estimular esse momento de autorreflexão é sugerido que essa análise seja sigilosa, não exigindo que as pessoas compartilhem em equipe o que analisaram sobre si mesmos. 

Inspirar a equipe

A simples convivência com pessoas proativas pode inspirar outras pessoas da equipe a serem proativas. A troca de experiências entre as profissionais que trabalham juntos é bastante comum e isso pode incentivar comportamentos similares.

Se há alguém na equipe que é capaz de oferecer perspectivas sobre comportamentos proativos esta pode ajudar, inspirando os demais a também se tornarem mais proativos. 

Planejamento das tarefas a serem executadas

Outro aspecto que pode influenciar na proatividade da equipe é ter um planejamento das atividades que são de sua responsabilidade. É importante ter metas e objetivos mensuráveis para todos, já que isso auxilia o grupa a ter um norte em seu cotidiano, conseguindo, assim, definir quais são as atividades prioritárias de um determinado projeto, entre diversas outras ações. 

Quem dá o primeiro passo sempre é você

Ser uma pessoa proativa significa que as oportunidades, as metas e os objetivos são os combustíveis necessários para ela interferir de forma positiva nas situações, solucionando problemas e alcançando os melhores resultados. 

Se você já se considera um indivíduo com este perfil, você pode ajudar a equipe em que trabalha a se tornar proativa e inspirar outras pessoas também fora do ambiente profissional! 

Você pode aproveitar as dicas  que compartilhamos aqui, sobre como ser uma pessoa mais proativa em seu cotidiano profissional, mas como o próprio conceito de proatividade traz, essa atitude tem que partir, primordialmente, de você! 

Você se considera uma pessoa proativa? Quais atitudes você realiza para desenvolver tal habilidade? Comente aqui e compartilhe o artigo nas suas redes sociais, para ajudar também seus amigos a entenderem o conceito e a importância da proatividade na vida pessoal, profissional e na empresarial. 

Copyright: ASDF_MEDIA / Site: https://www.shutterstock.com/pt/g/ASDF_MEDIA



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010