Perigos e vantagens das redes sociais para sua carreira

profissional usando as redes sociais no local de trabalho

Confira quais são as principais Vantagens e Desvantagens que as Redes Sociais podem oferecer na vida profissional de uma pessoa.

O mundo está conectado na internet. Seja no trabalho, em casa ou nas ruas, as pessoas estão sempre navegando, especialmente nas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn estão entre as mais populares redes e são utilizadas como uma extensão do mundo real. Com isso, podemos constatar que a vida continua nas redes sociais, mesmo que em um ambiente virtual.

Procurar empregos, formar grupos de estudo, comunicar-se com colegas de trabalho e organizações, várias são as possibilidades que aparecem para quem utiliza esses serviços. Então, para usar as redes sociais a seu favor, a primeira coisa que você deve entender é que elas não são apenas espaços de entretenimento, mas ferramentas que podem impulsionar sua carreira se bem utilizadas.

Continue lendo para saber mais sobre os perigos e as vantagens que as redes sociais podem oferecer para a sua carreira.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Conheça os perigos e vantagens das redes sociais para a carreira

Tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo, e eles estão ligados à forma como utilizamos as coisas. Com as redes sociais não é diferente, se bem usadas elas podem ser excelentes. Contudo, se forem utilizadas de forma inadequada, podem trazer grandes prejuízos para a vida de um profissional.

Veja, a seguir, os dois lados da moeda quando se trata de redes sociais e carreira.

Vantagens das redes sociais para a carreira

Esses canais são veículos de comunicação muito eficientes. Grandes e pequenas organizações utilizam as redes sociais para promover suas marcas e divulgar materiais, vagas e cursos de aperfeiçoamento que podem ser muito interessantes.

Além disso, você pode divulgar o seu trabalho, conseguir clientes para seus serviços e ainda fazer network com profissionais e empresas de seu interesse. Elas também facilitam a informação, permitindo que fique dentro de tudo o que interessa em sua área de atuação.

No LinkedIn, em especial, que é uma rede social voltada para negócios, é possível encontrar oportunidades de trabalho ou buscar profissionais para trabalharem na sua empresa. Como permite a inclusão de informações detalhadas sobre a carreira, é como se fosse uma versão estendida do currículo.

Perigos das redes sociais para a carreira

Grande parte dos perigos das redes sociais está ligada ao uso pessoal. É interessante que sua personalidade seja mostrada nas redes, mas sempre com muito respeito e bom senso. Lembre-se de que tudo o que está na internet pode ser visto muito mais rapidamente e por muito mais pessoas do que o que você fala ou escreve no dia a dia.

Vai compartilhar fotos e vídeos? Pense na mensagem que quer passar com esses conteúdos e em como isso pode refletir na sua vida profissional. Já aconteceram muitos casos de profissionais que perderam seu emprego por publicarem mensagens preconceituosas e, até mesmo, informações sigilosas da companhia.

Escapar dos perigos das redes sociais e impulsionar sua carreira depende crucialmente do seu bom senso. Se pararmos para pensar, a “vida real” funciona da mesma forma. O melhor que uma pessoa pode fazer é pensar no que vai dizer e trabalhar como transmite a mensagem, tanto nas redes sociais quanto na vida cotidiana.

7 Dicas para usar as redes sociais com bom senso

Agora que já conhece os perigos e as vantagens das redes sociais para a sua carreira, confira dicas de como fazer um bom uso delas.

1. Utilize as configurações de privacidade

As redes sociais contam com configurações de privacidade, para que os usuários determinem os públicos que terão acesso às suas postagens. Utilizar esses recursos é interessante porque, assim, poderá destinar publicações mais pessoais para amigos próximos. Lembrando que, mesmo dentro desse nicho, é importante continuar prezando pelo bom senso.

2. Tenha um perfil pessoal e outro profissional

Se é interessante para a sua profissão ter um perfil nas redes sociais, é válido criar um especial para a carreira e deixar outro pessoal, apenas para familiares e amigos. Dessa maneira, conseguirá manter um tom mais profissional no primeiro e se sentir mais à vontade no segundo.

Nos casos em que a sua carreira pede uma maior aproximação com o cliente, mostrar o lado pessoal é interessante. Por exemplo, hoje, muitos proprietários de lojas e outros tipos de negócios voltados para o consumidor comum, costumam mostrar um pouco do seu dia a dia parar criar uma relação de identificação. Mas, ainda assim, os cuidados que serão apresentados adiante precisam ser seguidos.

3. Evite expor terceiros em suas postagens

Alguns dos perigos das redes sociais para a carreira envolvem a exposição de terceiros. Já aconteceu uma situação em que o funcionário de um hospital foi demitido porque expôs vídeos de um famoso jogador de futebol sendo atendido após uma lesão. O que parece apenas um registro feito por um fã é, na realidade, uma falta grave para um profissional.

Por via das dúvidas, seja no trabalho ou fora dele, evite expor pessoas sem o consentimento delas. Não importa se as intenções são positivas, não é correto utilizar a imagem de outras pessoas sem que elas tenham autorizado. Ao evitar isso, estará se poupando de muitos problemas, além de ser um gesto de respeito com o outro.

4. Jamais publique algo que não teria coragem de falar pessoalmente

Nas redes sociais, estamos todos protegidos por uma tela, o que dá uma falsa sensação de coragem de dizer coisas que não diríamos pessoalmente. Entretanto, é importante considerar que, mesmo que o ambiente seja virtual, as consequências serão reais.

Dessa maneira, se não teria coragem de falar algo frente a frente com alguém, mesmo que seja uma pessoa famosa, não publique. Ao utilizar esse filtro, você irá evitar ter comportamentos considerados inadequados nas redes sociais.

5. Atente-se às imagens compartilhadas

As redes sociais permitem o compartilhamento de fotografias e vídeos, e esse é mais um ponto a ser visto com atenção. Lembre-se que, uma vez na internet, esses arquivos podem se espalhar rapidamente, mesmo que esteja compartilhando apenas com conhecidos.

Portanto, tome muito cuidado porque essas imagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira e a vida de maneira geral. Não vale a pena publicar algo para ser engraçado, por exemplo, se aquilo tem potencial de gerar consequências negativas.

6. Nunca critique o chefe ou um cliente na internet

Não importa se o seu perfil é fechado e voltado apenas para pessoas próximas, nunca utilize as redes sociais para criticar o chefe, um colega de trabalho ou um cliente. A partir do momento em que clicamos na opção “publicar” perdemos totalmente o controle sobre o conteúdo.

Mesmo que se arrependa do que escreveu e apague minutos depois, alguém pode ter tirado um print e fazer aquilo se espalhar. Acredite, por mais que ache que ninguém faria isso, é sempre melhor evitar do que correr esse risco.

7. Acompanhe pessoas que agreguem positivamente

Depois de falarmos sobre o comportamento em relação às publicações, vamos concluir citando mais um aspecto de grande importância: as pessoas que acompanhamos nas redes sociais. Hoje, é possível encontrar perfis que tratam sobre os mais diferentes assuntos e de diversas formas.

É válido se questionar se essas pessoas que está seguindo estão realmente agregando positivamente à sua vida e carreira ou fazendo com que se compare e se sinta frustrado. Lembre-se que as redes sociais são como a vida, em que há pessoas dos mais diferentes perfis. Escolha levar para a sua vida as que transmitirem coisas boas e te estimularem a se tornar cada vez melhor.

Pratique o bom senso e aproveite todas as vantagens que as redes sociais podem proporcionar para a sua carreira! Aproveite para contar sua opinião sobre o tema abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por 13_Phunkod

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010