15 dicas para melhorar o perfil do LinkedIn quando estiver desempregado

LinkedIn

Confira as dicas de como melhorar seu Perfil no LinkedIn

 

A alta competição do mercado, a crise econômica e a recessão enfrentadas pelo país levaram a um grande aumento no número de demissões e, consequentemente, de desempregados. Profissionais qualificados, com formação, especialização e experiência afirmam que faltam oportunidades, enquanto pessoas em busca do primeiro emprego relatam que existe escassez de ofertas. Ou seja, é crescente a quantidade de indivíduos com dificuldade para ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Diante deste cenário, quem está em busca de emprego precisa encontrar alternativas para reverter esta complicada situação. Uma das formas que tem sido mais eficientes para se fazer isso é por meio das redes sociais, que oferecem um excelente espaço, não só para a interação entre amigos e familiares, além do compartilhamento de momentos e fotos da vida de uma pessoa, mas também para encontrar vagas que estejam de acordo com o perfil do trabalhador.

É pensando nisso que hoje vou compartilhar com você dicas extraordinárias para que você dê um up no seu perfil do LinkedIn e aumente suas chances de ser contratado para o seu próximo emprego. Acompanhe-me e confira:

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Dicas para melhorar o seu perfil do LinkedIn

Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn são algumas plataformas que permitem que o usuário interaja com empresas e recrutadores, desenvolva networking e fique por dentro das oportunidades de emprego existentes no mercado. Ou seja, se você está no meio online, as chances de você ser chamado para uma entrevista aumentam ainda mais.

Falando especificamente do LinkedIn, a probabilidade é ainda maior. Isso porque a rede social foi justamente para o universo profissional e, nela, são publicadas inúmeras oportunidades de emprego, informações a respeito de determinado mercado de trabalho, além de ser um espaço utilizado por muitas empresas que desejam entrar em contato com colaboradores em potencial.

Neste sentido, para que você saiba como se posicionar nesta rede social, utilizando o que de melhor ela tem a lhe oferecer, aqui vão algumas dicas eficientes, que vão lhe ajudar neste processo. Confira:

  • Deixe o seu perfil aberto

Por querer ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho, é essencial que você seja visto. Para isso, configure o seu perfil de modo a permitir que todos tenham acesso a ele e ajuste-o de acordo com a sua estratégia.

  • Cuidado com o desespero

Apesar de estar procurando emprego, de forma alguma coloque no campo “nome” que você está desempregado e precisa urgentemente de uma oportunidade profissional. Ao fazer isso, você pode acabar passando a ideia de que está desesperado, aceitando qualquer oportunidade que lhe oferecerem, e isso pode resultar em um impacto negativo no recrutadores.

  • Experiência profissional

Evidencie sua experiência profissional de forma organizada e detalhada. Caso você esteja em busca do primeiro emprego, ressalte a sua área de atuação, formação, cursos de capacitação, entre outros detalhes importantes, para que assim os recrutadores enxerguem que, por mais que você ainda não tenha experiência, você é esforçado e proativo, pois está sempre em busca de capacitação, o que é essencial para os profissionais hoje em dia.

  • Utilize o formato de pirâmide invertida

Uma maneira de chamar a atenção do recrutador, é colocar suas competências e experiências em pirâmide invertida, ou seja: as mais recentes vão no topo do perfil, enquanto as mais antigas ficam na parte debaixo.

Com isso, eles têm a oportunidade de acompanhar a sua evolução e observar o quando você está preparado para a vaga que eles têm a oferecer.

  • Transforme o “Resumo do perfil” em um mini-currículo

Este é um dos campos que muitas vezes é deixado de lado por grande parte dos profissionais que estão no LinkedIn. É importante utilizá-lo a seu favor, pois nele você tem a oportunidade de produzir um mini-currículo, pontuando de forma resumida suas habilidades, realizações, capacitações, entre outros dados relevantes, que vão ajudá-lo a ser notado pelos recrutadores.

  • Recomende e peça recomendações

No LinkedIn, as pessoas podem recomendar o seu trabalho. Isso quer dizer que os profissionais que já tiveram a oportunidade de trabalhar ao seu lado, têm um espaço, na rede social, para falar sobre esta experiência, principalmente no que diz respeito aos aspectos positivos do profissional que você é.

Assim, o que você pode fazer é pedir para ex-gestores, ex-colegas de trabalho e/ou de formação, fazerem recomendações a respeito do seu trabalho, falando sobre suas principais habilidades, competências e comportamentos.

Lembre-se que é muito importante que apenas pessoas que conhecem a sua maneira de trabalhar realizem as recomendações, para que assim elas fiquem o mais verdadeiras possível.

  • Mostre-se e faça networking

O LinkedIn permite que você interaja com as marcas e outros profissionais em grupos e fóruns. Esse tipo de networking é fundamental para que as pessoas e as organizações vejam o quanto você entende sobre determinado assunto relacionado ao seu trabalho, à área em que você atua e também à vaga que você está pleiteando.

  • Escolha fotos adequadas para postar

Diferente das outras redes sociais, em que você pode colocar os mais diversos tipos de fotos do seu dia a dia, no LinkedIn, por se tratar de uma rede social voltada para questões profissionais, o ideal é que as fotos a serem postadas tenham a ver com este contexto.

Sendo assim, escolha uma foto de perfil, por exemplo, adequada à rede social e também à área em que você atua, para que assim os recrutadores, ao encontrarem a sua página, deem credibilidade ao que você publica e vejam coerência nisso também.

  • Mantenha o seu cargo atualizado

Pode parecer básica e óbvia esta dica, mas muitos profissionais deixam passar e acabam não preenchendo corretamente esta informação. O cargo é algo que vem logo abaixo do nome do indivíduo no LinkedIn, sendo assim, é uma das primeiras informações a serem visualizadas pelas pessoas que visitam o perfil e também pelos recrutadores.

Neste sentido, é sempre importante deixa-lo atualizado, para que assim fique claro o que exatamente você está fazendo no momento.

  • Contatos sempre atualizados também

Talvez os recrutadores, ao encontrarem o seu perfil, prefiram entrar em contato com você por e-mail, para lhe oferecer possíveis oportunidades. Neste sentido, é essencial que você insira o principal endereço de e-mail que você utiliza, bem como contas adicionais pelas quais seja encontrado com facilidade.

Além disso, no campo “Informações Adicionais”, você pode também inserir os links que direcionem para a suas redes sociais. Dessa maneira, os recrutadores poderão verificar suas atividades fora do LinkedIn.

  • Personalize a sua URL

Pode parecer estranho, mas sim, é possível personalizar a URL da sua página no LinkedIn. Esta ação vai deixar o seu perfil com uma cara muito mais profissional, mostrando aos visitantes que você se preocupa com cada detalhe relacionado a ele, bem como a sua carreira.

Para fazer isso, basta acessar a sessão “Editar Perfil” e em seguida “Editar URL”, para que você consiga personalizá-la.

  • Utilize palavras-chave para ser encontrado

As palavras-chave as quais o LinkedIn dá como opção para você preencha, servem para que os recrutadores encontrem profissionais das áreas de atuação que estão procurando. Diante disso, é fundamental inserir palavras que tenham a ver com a área na qual você busca uma oportunidade.

Se você atua como profissional de marketing, pode utilizar palavras-chave como “marketing”, “analista de marketing”, “marketing digital”, entre outras.

  • Cuidado com as suas conexões

Como eu disse anteriormente, o LinkedIn é uma rede para ampliar o seu networking profissional e, assim, aumentar as suas chances de obter grandes oportunidades para a sua carreira. Neste sentido, nada lhe impede de adicionar pessoas que estejam relacionadas com a área que você atua e também aquelas que você acredita que podem agregar valor à sua atuação, mesmo que você não as conheça.

No entanto, é essencial tomar certos cuidados, uma vez que nem todos seguem esta premissa para se conectar a outras. Assim, se surgirem convites para conexões, de pessoas que você desconhece e que não tenham absolutamente nada a ver com o que você pretende construir para a sua carreira, o ideal é não aceitar, simplesmente por uma questão de privacidade e também de segurança.

  • Torne-se um produtor de conteúdo

O LinkedIn dá a seus usuários a opção de se tornarem produtores de conteúdos. Existe uma área na plataforma que você pode utilizar para publicar artigos, que sejam relevantes para área em que você atua e que podem trazer ainda mais visibilidade para o seu perfil e para você enquanto profissional.

Utilizando esta ferramenta, você mostra aos recrutadores que tem interesse de crescer e também de ajudar os demais profissionais a crescerem também, compartilhando com todos o conhecimento adquirido ao longo de toda a experiência que você já adquiriu até o momento.

  • Mantenha-se sempre atuante na rede

Você seguiu todos os passos anteriores e finalmente conseguiu encontrar o emprego que procurava. Isso é extraordinário e quer dizer que este passo a passo verdadeiramente é efetivo. Agora é começar a trabalhar e deixar o LinkedIn de lado, já que você não terá mais tempo para atualizá-lo, certo? Errado!

Um dos grandes erros cometidos por profissionais das mais diferentes áreas de atuação é deixar o seu perfil nesta rede social morto e constantemente desatualizado. A mensagem transmitida aos recrutadores com este posicionamento é que você não se preocupa com a sua carreira e pode também não ter o zelo necessário para atuar no cargo oferecido por eles.

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Sendo assim, nem que seja uma ou duas vezes na semana, invista 30 minutos no LinkedIn, para atualizar informações do seu perfil e também para ficar por dentro do que está acontecendo na sua área, entre outras informações relevantes para a sua carreira.

Agora me conte: você possui um perfil no LinkedIn? Tem o hábito de mantê-lo atualizado? Tem outras dicas para melhorá-lo? Deixe o seu comentário e lembre-se de continuar nos acompanhando, pois todos os dias produzimos conteúdos MEGA POWER poderosas, para o seu desenvolvimento de carreira e também pessoal.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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