O que é crucial na organização empresarial?

homem desenhando esquema de organização empresarial

Minerva Studio / Shutterstock A organização empresarial tem como objetivo planejar estrategicamente a maneira com que as diferentes atividades irão contribuir para o crescimento do negócio.

A organização empresarial tem como objetivo planejar estrategicamente a maneira com que as diferentes atividades irão contribuir para o crescimento do negócio. Este é o momento de detalhar, de forma clara, todas as funções e atribuições de cada colaborador e departamento envolvido nas demandas diárias da empresa.

Organizar envolve estudar hipóteses e possibilidades, considerando assertivamente todos os fatores influenciadores no processo evolutivo da instituição, de modo a garantir que as melhores decisões sejam tomadas.

Fatores cruciais para a organização empresarial

Confira, abaixo, os três fatores cruciais para realizar com efetividade a gestão e organização empresarial:

Identificação do cenário

O primeiro passo é identificar os elementos que constituem o presente cenário, analisando objetivamente os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Após, é preciso direcionar esses elementos e definir o estado desejado.

Definição de objetivos

O ponto de partida para gerar mudanças é a elaboração de objetivos, que devem levar em conta o trabalho de todos os níveis hierárquicos, cada um com suas devidas atribuições e sua importância dentro de um todo.

Plano de ação

Com estudo de campo realizado e objetivos determinados, o próximo passo é elaborar os fluxos, definindo atividades e atribuições que irão concretizar os projetos.

O sistema 5W2H é um excelente recurso que auxilia a gestão e o mapeamento das atividades. São sete perguntas poderosas que funcionam como um guia para elaborar estratégias assertivamente:

What: O que será feito? Trata das etapas necessárias para completar determinada ação;
Why: Por que será feito? Justificativa para as ações;
Where: Onde será feito? Indicação do local onde ocorrerão as ações:
When: Quando será feito? Estabelecimento do cronograma das atividades e do prazo para finalização;
Who: Por quem será feito? Elencar as pessoas envolvidas nas atividades, sendo responsáveis por empreender as tarefas e gerir os colaboradores;
How: Como será feito? Designação dos métodos que serão empregados.
How much: Quanto custará? Cálculo do valor a ser investido.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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