Ainda vale a pena fazer mestrado? Como o coaching pode me ajudar a definir meu futuro?

Mestrado Conheça as vantagens do Mestrado

 

Eu quero te fazer uma pergunta, querida pessoa: quais são os planos traçados para a sua carreira? Faz parte dos seus planos investir em um mestrado? Atualmente, existem vários cursos de curta duração que contribuem positivamente com o aprimoramento profissional. Os cursos de extensão universitária, por exemplo, podem te ajudar a desenvolver habilidades profissionais necessárias.

As formações em Coaching também estão à disposição dos profissionais das mais diversas áreas que desejam desenvolver habilidades e competências ou que desejam mudar de carreira e se tornar coaches. O mestrado não é o único meio para os profissionais que buscam aprimoramento profissional. Mas então, vale a pena fazer mestrado? A resposta para esta pergunta é: depende de quais sejam os seus objetivos profissionais.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Mestrado acadêmico e mestrado profissional: algumas considerações importantes

No Brasil, existem duas modalidades de mestrado: o profissional e o acadêmico. O mestrado profissional tem uma duração menor (18 meses) e tem o foco na qualificação profissional. O mestrado profissional prepara seus alunos para o mercado de trabalho. A rotina de estudos é diferente já que esta modalidade não está voltada para a produção científica.

Já o mestrado acadêmico tem uma duração maior (24 meses, com possibilidade de prorrogação). Ao ingressar no programa de mestrado, o aluno cursa disciplinas que contribuirão com a redação de sua dissertação.

No mestrado acadêmico, o aluno conta com a presença de um professor orientador que lhe apontará os caminhos para que a pesquisa seja feita de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino. Ao final da pesquisa, o aluno apresenta sua dissertação para uma banca examinadora. Com base na avaliação desta banca, o aluno pode ser (ou não) aprovado e, assim, receber o título de Mestre. Além da produção da dissertação, faz parte da rotina de um mestrando a participação em congressos e seminários, leitura intensa de livros e artigos (muitos em idiomas estrangeiros) produção de artigos científicos e fazer a pesquisa de campo – dependendo do tema definido de sua dissertação.

Quais as vantagens do mestrado acadêmico?  

O foco do mestrado acadêmico é a produção científica e a formação de um profissional capacitado para lecionar disciplinas no ensino superior. Mestres podem dar aulas em cursos de graduação e especialização lato sensu. Além disso, em provas de concurso público, titulações como a de Mestre e Doutor acrescentam pontos para a classificação dos candidatos, além de serem utilizadas como critérios de desempate. Quem possui mestrado acadêmico está apto a coordenar grupos de pesquisas em congressos científicos, bem como pesquisas em órgãos ligados a difusão do conhecimento.

Como o Coaching pode me ajudar a definir meu futuro?

Diante das constatações acima citadas, uma coisa temos certeza: decidir fazer um mestrado requer planejamento e, principalmente, convicção dos objetivos profissionais. Neste sentido, o Coaching de Carreiras pode te ajudar a definir seus objetivos e traçar metas para o seu futuro profissional.

É importante saber com clareza se o egresso em um programa de mestrado (e todas as responsabilidades) é a solução mais eficaz para que você tenha progresso em sua carreira profissional. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional requer gestão de tempo, foco, organização e dedicação pois o volume de estudos é diferente da pós-graduação lato sensu. Por isso, entender e identificar as vantagens de um mestrado para a sua carreira é fundamental para traçar estratégias de organização e gestão pessoal.

Vale ainda dizer que é importante verificar o investimento financeiro a ser feito. Seja em instituições públicas ou privadas, acadêmicos necessitam investir em cursos, seminários, aquisição de livros e o transporte para a universidade. É importante analisar as possibilidades financeiras para que algo como um mestrado acadêmico não seja interrompido por fatores externos.

Independente de ser mestrado acadêmico ou mestrado profissional, o que realmente importa é que esta decisão faça sentido para você. Caso faça, mãos à obra! Caso não faça, busque aquilo que faça sentido para que você alcance seus objetivos profissionais e que contribua de maneira significativa com a sua carreira.

Neste sentido, o Coaching pode ser uma poderosa ferramenta para tomar esta decisão. As metodologias e técnicas de Coaching te ajudarão a desenvolver habilidades, tais como:

  • Gestão de Tempo
  • Autoconhecimento
  • Inteligência Emocional
  • Ouvir na essência
  • Comunicação eficaz
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de finanças
  • Foco

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Conte com as técnicas e ferramentas do Coaching para tomar as decisões seguras e eficazes! Por ser algo de extrema importância, vale a pena investir em ferramentas que ajudarão na tomada da melhor decisão. Entre em contato conosco para saber mais sobre Coaching. O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a eficácia de suas formações e metodologias.

Espero que este artigo te ajude a refletir melhor sobre o assunto. Use o espaço para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 183084974  –  https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010