Mudar de carreira – Como fazer essa escolha corretamente


Muitos profissionais já cogitaram a ideia de mudar de carreira em algum momento da vida. Mas junto a esse pensamento, surgem vários questionamentos e dúvidas. Pois é uma decisão que não pode ser tomada de um dia para o outro.

Deve-se verificar o fator que o leva a ter essa ideia. Pode ser proveniente do fato do profissional não se encaixar e encontrar satisfação na área que atua, ou  algum descontentamento com a organização que trabalha, frustração com algo que não saiu como planejou, entre outros fatores.

Uma pesquisa realizada pela Pactive Consultoria, com mil profissionais empregados, revelou que 58% já pensaram em largar tudo e começar uma nova carreira. O estudo apontou que esta ideia já passou pela cabeça de 32% dos entrevistados algumas vezes e para 26% este é um pensamento comum.

A melhor maneira de minimizar os ricos de uma troca frustrante de carreira é fazendo um planejamento. Muitas vezes a insatisfação com a vida profissional está muito mais relacionada ao desenvolvimento da mesma, do que a escolha da atividade profissional.

Identificar o por que de querer mudar de carreira é extremamente importante, é o primeiro passo. Depois de descobrir o motivo da insatisfação, a próxima etapa será desenvolver e levantar questões dentro do seu planejamento, identificar quais são seus objetivos, necessidades, sonhos e habilidades. Além disso, é necessário que você identifique seus pontos positivos e de melhoria, as oportunidades e fatores limitadores. Isso serve para que você tenha uma visão sistêmica de você e de sua carreira.

Procure profissionais que possam lhe auxiliar. Um Coaching de Carreira é uma excelente opção para quem deseja se reestruturar profissionalmente. Ele lhe conduzirá a encontrar profissões que se encaixem com seus sonhos e atenda seus objetivos, levando em conta suas habilidades e competências, unindo uma atividade que lhe dá prazer com rentabilidade, alinhando vida pessoal e profissional.

Ao identificar seu novo rumo profissional, é importante que você pesquise sobre os principais desafios da área, quais são os prós e contras dessa possível nova carreira, busque o máximo de informações sobre a área que deseja atuar.

O profissional também não poderá deixar de levar em conta que a transição de carreira exigirá um período de adaptação. Então esteja preparado até mesmo financeiramente. Lembre-se que em qualquer área, você sempre terá desafios que irá variar de acordo com o tamanho da mudança que fará.

Caso você tenha família, comunique a todos, pois eles também serão afetados pela sua decisão. Além do mais, eles poderão te dar todo o apoio necessário ou auxiliá-lo em suas dúvidas.

Depois das suas análises e de conhecer o desafio, vá em frente. Acredite no seu potencial e não desista de seus sonhos. Com isso, conseguirá ter sucesso e ser feliz na carreira que mais lhe agrada.

Se gostou desse texto, também pode gostar de:

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Confira mais artigos sobre Gestão de Carreira!

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010