Chegou a hora de fechar o negócio – Quais os principais obstáculos nessa fase e como lidar

Cadeado na porta

Assim como para abrir a empresa foi necessário realizar processos burocráticos, o mesmo acontece para fechar.

É fato que ninguém abre uma empresa pensando em fechá-la, contudo, existem situações em que esse é o melhor caminho. Mas, como saber que chegou a hora de fechar o negócio? Além de identificar se essa é a melhor escolha, ainda é preciso enfrentar diversos desafios, sobre os quais falaremos ao longo do artigo.

Continue lendo para conferir dicas de como lidar com os obstáculos que surgem quando chega o momento de fechar o negócio e seguir em frente.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Chegou a hora de fechar o negócio? – Observe os sinais

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma análise para verificar se realmente é hora de fechar o negócio ou se está apenas passando por uma crise. Observe os sinais a seguir e considere-os ao analisar a sua empresa, assim, poderá tomar uma decisão com mais confiança.

1. O empreendimento não faz mais sentido para você

Empreendedorismo envolve habilidades técnicas, mas também possui uma forte relação com paixão. Se uma pessoa não estiver verdadeiramente engajada em se dedicar à empresa, ficará ainda mais complicado superar essa fase e recuperar o negócio. Pense sobre isso e verifique se o empreendimento ainda faz sentido para você.

2. As contas não fecham há muitos meses

As finanças são o coração da empresa, afinal, é dela que vêm os recursos necessários para que o negócio funcione e se desenvolva. Se as contas não fecham há muito tempo e as medidas implementadas para resolver isso não estão dando resultado, pode ser um indício de que realmente é hora de fechar.

3. Os clientes não estão interessados nos produtos ou serviços

Existem casos em que as contas da empresa não vão bem, mas há interesse por parte do público-alvo em adquirir os produtos ou serviços. Quando as pessoas não se mostram interessadas e as vendas despencam, sem apresentar sinal de melhora, é mais um indício de que pode ser o momento de fechar.

4. Os funcionários estão deixando a empresa

Os colaboradores são parte importante de um negócio. É comum que, ao perceberem que as coisas não estão boas, as pessoas comecem a buscar novas oportunidades. Caso o índice de pedidos de demissão esteja alto, é importante ligar o sinal de alerta.

5. Você já tentou muitas formas de melhorar e não obteve êxito

Este é um tópico fundamental a ser considerado para evitar que feche o negócio frente à primeira dificuldade. Afinal, por mais desafiadora que uma crise seja, muitas vezes dá para superá-la. Porém, se já houve muitas tentativas e nenhuma deu certo, pode ser que o melhor seja fechar.

6. A relação com os sócios está desgastada

Se tem sócios e a relação está desgastada há algum tempo, sem indício de melhora, e não há interesse em nenhuma das partes de adquirir a porcentagem do outro, talvez o melhor a fazer seja realmente encerrar o negócio e a sociedade.

7. Sente alívio ao pensar em fechar o negócio

O que você sente ao pensar em fechar o negócio? Tristeza ou alívio? Lembrando que é natural se sentir triste, afinal, algo ao qual se dedicou não deu certo. Contudo, quando se sente um alívio de imediato, apenas pensando a respeito, é bastante provável que encerrar a empresa seja o melhor a se fazer pelo seu bem-estar e saúde.

Obstáculos para fechar um negócio – Como lidar com eles?

Depois de se assegurar de que realmente deve fechar o negócio, é hora de enfrentar os obstáculos comuns a essa fase. Assim como para abrir a empresa foi necessário realizar processos burocráticos, o mesmo acontece para fechar, acompanhe!

Insegurança sobre o futuro

Um dos primeiros obstáculos que um empreendedor precisa enfrentar ao decidir fechar seu negócio é a insegurança em relação ao futuro. Essa é uma questão bastante relevante, especialmente se não há outra fonte de renda ou uma reserva de emergência para se manter durante alguns meses.

Será necessário se dedicar a verificar toda a situação da empresa para entender as medidas que deve tomar, além das que são padrão. Por mais que possa ser difícil encarar tudo isso, é necessário. Tenha em mente que quanto antes começar o processo, mais rapidamente irá encerrá-lo.

Caso não tenha certeza sobre o que irá fazer profissionalmente daqui para frente, mantenha a calma. Encontre uma maneira provisória de obter renda, como produzir algo para vender ou prestar um serviço. Assim, terá tempo para pensar se irá buscar uma oportunidade para ser funcionário de uma empresa ou se planejar para abrir outro negócio.

Dívidas

As dívidas são um capítulo de grande importância quando chega a hora de fechar o negócio. Se a sua empresa possui contas a pagar e em atraso, liste todas elas e veja como pode quitá-las.

Com o fechamento, provavelmente terá equipamentos a vender, então, verifique se conseguirá pagar tudo dessa forma. Se não for possível, tente renegociar com os credores e fazer o que puder para encerrar a empresa da forma certa, sem deixar problemas sem solução.

Fortaleça-se emocionalmente

Fechar um negócio é reconhecer que algo não deu certo, o que pode ser muito frustrante. É o fim de algo que desejou muito, o que naturalmente gera um sentimento de luto. Embora isso seja natural, se cuide para evitar se afundar na tristeza e desistir de correr atrás de outros sonhos.

Lembre-se de que não é o único no Brasil e nem no mundo a ter que fechar sua empresa. Além disso, essa experiência irá te proporcionar um aprendizado que certamente fará a diferença na sua vida e carreira daqui para frente.

Evite enfrentar tudo sozinho, se apoie em familiares, amigos, sócios. Entenda que o fato de o negócio ter fracassado não significa que você seja um fracasso. Grandes empresários reconhecidos em todo o mundo também falharam antes de chegar ao topo.

Esperamos que as dicas e informações compartilhadas te ajudem a atravessar essa fase com confiança e a esperança de que poderá alcançar outros objetivos daqui para frente.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo com mais dicas para pessoas que estejam passando pela mesma situação.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds