Como preparar sua empresa para não começar o ano no vermelho

Gráfico de queda

Veja algumas dicas de como preparar a sua empresa para começar o ano novo no azul.

Você sabe como preparar sua empresa para não começar o ano no vermelho? Quando um ano novo se aproxima, é essencial investir tempo e recursos na organização das finanças do empreendimento.

Trata-se de um momento crucial para deixar as contas no azul e colocar toda a documentação em ordem. Uma das principais barreiras para o crescimento de empresas de diferentes segmentos do mercado é exatamente a falta de organização para a mudança de ciclo.

Se deseja iniciar o novo ano com as contas em ordem e sem pendências, comece a planejar e a agir o quanto antes. Continue lendo e confira dicas que poderão te ajudar.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dicas para preparar a sua empresa para não começar o ano novo no vermelho

O início do ano novo deve ser tranquilo e com as finanças devidamente organizadas para que no decorrer dos meses seguintes a companhia possa prosperar. Veja, a seguir, dicas de como preparar as finanças do empreendimento, evitando começar o ano no vermelho.

Adote um sistema mais organizado de controle

Para conseguir colocar as dicas seguintes em prática é fundamental ter um controle diário de tudo que é pago e recebido pela sua organização. Se parece relativamente difícil aplicar na sua companhia o controle diário das finanças, comece com um controle semanal.

Com o tempo, o processo vai se tornando mais prático, possibilitando refinar o uso da ferramenta para uma configuração diária. Um software ou aplicativo pode ser uma solução prática, nesse caso, a única preocupação será adquirir o hábito de fazer os registros das entradas e saídas.

A tecnologia é uma grande aliada da organização financeira de um negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. O que muda são as ferramentas a serem utilizadas. Portanto, se acha que, por ter uma microempresa, não precisa utilizar esse tipo de recurso, é válido rever esse pensamento.

Fluxo de caixa

Para evitar surpresas financeiras é essencial ter o hábito de fazer o fluxo de caixa regularmente. O controle de tudo o que entra e o que sai possibilita aprender com o passado e projetar um futuro com foco em uma melhor saúde financeira.

Esse controle permite antecipar momentos de baixa do caixa e identificar momentos mais favoráveis. Com esse conhecimento fica mais simples determinar quando adotar uma estratégia mais agressiva no mercado e quando agir com mais cautela.

Inclusive, analisar o histórico do fluxo de caixa do negócio facilita a previsão de vendas e, consequentemente, de estoque. Contar com um volume de itens que comporte o aumento da procura comum ao final do ano é muito importante para chegar em janeiro com as finanças equilibradas.

Tenha um fundo de emergência

Entrar no ano novo com um fundo de emergência é essencial para evitar complicações futuras. Organize as finanças de forma que sobre um valor para guardar para uma situação inesperada. Afinal, nunca se sabe quando acontecerá algum aperto financeiro e ter como quitar todas as dívidas sem cair no pagamento de juros é interessante.

Forme um capital de giro consistente para não entrar em uma situação complicada do ponto de vista financeiro. Inclusive, essa é uma dica que deve ser aplicada também em relação às finanças pessoais. Nesse caso, vale o adendo para empreendedores manterem sempre as contas da empresa separadas da pessoal, o que inclui o fundo emergencial.

Corte de custos

O planejamento das finanças para o novo ano que irá começar é o momento perfeito para determinar um corte de custos efetivo. Lembra que mencionamos que o controle diário é essencial? É através desses registros que você poderá entender como os recursos da sua companhia estão sendo utilizados no dia a dia.

A partir do desenho desse mapa financeiro fica bem mais simples determinar de onde cortar custos. Observe quais são as despesas menos relevantes para a operacionalidade da companhia, assim como quais serviços podem ter contratos renegociados, de maneira a ter um peso menos considerável nas finanças corporativas.

Renegociação é a palavra-chave para colocar a sua empresa no azul. Quanto menor a lista de custos da sua organização, mais eficiente será sua rotina financeira. É por isso que as contas devem ser acompanhadas e analisadas continuamente, é assim que irá evitar uma perda de controle que pode ser fatal para o negócio.

Quite as dívidas

Para que seu empreendimento possa começar o ano novo no azul, é fundamental que as dívidas do ano anterior fiquem no ano anterior. Se o seu negócio está passando por um endividamento, é interessante buscar a renegociação dos valores antes do fim do ano presente. Assim, a empresa já começa o ano novo com toda a sua vida financeira organizada.

Se possível, negocie para quitar as dívidas à vista, de maneira a ter menor incidência de juros. No entanto, se não for possível pagar todo o montante de uma vez, tente chegar a um acordo válido em relação aos juros.

Nesse momento, cabe usar o argumento de que juros muito elevados podem contribuir para a inadimplência. Portanto, faça a sua proposta, tenha paciência e lembre-se de que a outra parte deseja e merece receber o que lhe é devido.

Aposte em um software de controle financeiro

Que tal tornar o controle das finanças da sua empresa mais efetivo e organizado? Você pode substituir o uso de planilhas do Excel por um software ou aplicativo que permita um controle mais eficiente das entradas e saídas.

Utilizando um sistema específico para esse fim, os colaboradores do departamento financeiro precisarão dedicar menos tempo a tarefas repetitivas. Assim, conseguirão planejar ações mais eficazes para levar a empresa a um ano novo no azul.

A otimização da área financeira ainda facilita a organização e realização do pagamento de impostos. Lembre-se o quanto é relevante ter todos esses procedimentos devidamente documentados para o caso de um eventual problema. A organização é a base para ter mais tranquilidade na gestão de um negócio.

Gostou dessas dicas de como preparar a sua empresa para começar o ano novo no azul? Deixe seu comentário sobre quais estratégias já aplicou em seu empreendimento e quais irá aplicar antes do ano chegar ao fim.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds