Como resolver problemas financeiros utilizando o Coaching

sair do vermelho
O que o dinheiro significa em sua vida? O problema pode estar exatamente aí.

Ficar endividado é prejudicial para seu maior bem: seu nome. Muitas empresas buscam se os candidatos têm dívidas ou não antes da contratação final. Além disso, esse tipo de problema ainda pode gerar uma série de malefícios emocionais, tais como ansiedade, insônia, estresse e angústia. Como se não bastasse, em nível profissional pode acontecer uma queda de rendimento no trabalho. No âmbito pessoal, a situação pode causar ou agravar conflitos familiares, por exemplo. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o texto!

O coaching vai te ajudar a repensar seus comportamentos mais prejudiciais.
Com a metodologia do IBC nós vamos te ajudar a rever e ressignificar tudo o que te prejudica. Comece a mudança agora baixando meu livro grátis sobre coaching!

Como está o cenário atual

Esta situação desconfortável, infelizmente, faz parte da realidade de grande parte da população brasileira. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Brasil fechou o ano de 2018 com um total de 62,6 milhões de inadimplentes.

Sair do vermelho não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Por isso, é ideal prevenir para que isso não aconteça. Então, o planejamento, foco, disciplina, comprometimento e ajuda de ferramentas que facilitam o processo de reorganização financeira são algumas das ações que você pode tomar para não ficar negativado.

Como o coaching auxilia na saúde financeira

O coaching é uma poderosa forma de transformar sua vida de modo positivo. O método ensina maneiras de conhecer melhor a si mesmo, gerenciar emoções e a se prepara para encarar desafios complexos ou não da vida. Confira abaixo alguns dos pontos que o procedimento pode cooperar na área do dinheiro:

  • Compreendendo as causas

Identificar claramente o que levou ao endividamento é o primeiro passo para a recuperação financeira. É preciso entender com o que o seu dinheiro é gasto, pontuando quais os comportamentos de compra têm sido prejudiciais. Use uma simples de excel para isso ou aplicativos que controlam o dinheiro que entra e sai da sua conta.

Existem diferentes causas para o descontrole financeiro, sendo que a maioria é gerada pela vontade de suprir alguma necessidade básica com o consumo ou bens materiais. Solidão, frustrações, tédio, busca por ser aceitação social e baixa autoestima são alguns dos causadores do endividamento desnecessário, por exemplo.

O coaching não analisa apenas os números, e busca identificar justamente estes fatores que estão por trás dos boletos e faturas. Esta é a maneira mais eficaz para resolver o problema, uma vez que “corta o mal pela raiz”.

Após a identificação do comportamento de “autossabotagem”, o método trabalha a mudança de dentro para fora, direcionando atividades que impulsionam a qualidade da mente. Esse tipo de exercício reflete diretamente nos comportamentos, que direcionam os hábitos e influenciam as decisões e escolhas. Percebe como o coaching é um processo de autoconhecimento, que propicia o domínio de si mesmo? É mais que uma readequação momentânea, é o início de um novo estilo de vida!

  • Mapeamento do estado atual

Após a percepção aprofundada dos comportamentos limitantes, é necessário realizar um mapeamento de todas as contas, ponderando taxas de juros e valor total da dívida, favorecendo uma percepção mais ampla do problema a ser resolvido.

  • Planejamento

Esta é a hora de traçar um plano de ação para colocar as mudanças em prática. Cada conta atrasada pode ter uma prioridade e um peso diferente, especialmente aquelas de valor total maior ou com juros mais agressivos. Nesse momento, é preciso ponderar qual quitação será mais significativa para direcionar os pagamentos de maneira estratégica, gerando maior impacto positivo.

  • Ação

Esclareça ao credor sua decisão de pagar a pendência, procure chegar a um valor mensal que caiba dentro do orçamento, renegocie as parcelas e peça juros mais amenos. Tente entrar em consenso com o credor para que ambos fiquem satisfeitos com o trato.

  • Foco e comprometimento

Mantenha-se focado no objetivo final de quitar todas as dívidas. Evite entrar em sites de compra, buscar promoções ou mesmo ir a lugares que estimulem a extrapolação de seu orçamento regrado até a finalização das parcelas.

Após atingir o sucesso de sua missão, comprometa-se a manter os bons hábitos e usufrua de sua saúde financeira para concretizar seus sonhos, como aquela viagem, um carro novo, casa própria e aproveitar mais momentos de lazer.

  • Crescimento

Outra boa opção é investir em cursos de educação contínua, contribuindo para o seu amadurecimento profissional e pessoal. A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente maneira de investir nesse ponto. Só que antes de falar de todos os benefícios do curso, é importante entender o que a programação neurolinguística.

A área de estudo programação neurolinguística afirma que o ser humano tem três pilares, que são os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. De acordo com os criadores da ciência, o autor Richard Bandler (nascido em 1950) e o psicólogo John Grinder (nascido em 1940), esses pilares podem trabalhar juntos quando uma pessoa deseja alcançar um objetivo.

A pesquisa dos dois estudiosos é a primeira grande referência para a criação do conteúdo do curso. Outra alusão da formação é a técnica de modelagem do Tony Robbins (nascido em 1960), um treinador de performance mundialmente famoso. O método funciona com a observação analítica de pessoas bem-sucedidas. Longe de ser uma investigação para fofocas, a intenção do exercício é entender quais foram os comportamentos e ações que levaram essas pessoas a chegarem onde estão e se há um padrão entre elas.

Agora sim, já é possível falar do rico conteúdo da formação. Durante as aulas teóricas e práticas, você aprende profundamente a respeito da programação neurolinguística; o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; quais são os canais representacionais; como praticar a linguagem não verbal; a capacidade de refletir sobre uma determinada situação olhando por mais de um ponto de vista; como negociar e solucionar problemas de forma efetiva; como ser mais flexível; como transformar sonhos em realidade a partir de planejamentos factíveis, tais como a organização financeira; como administrar o tempo e a quantidade de tarefas de forma assertiva; compreender e desenvolver a autoestima; desenvolver a criatividade; aprender a eliminar bloqueios; ampliar sua capacidade de comunicação com persuasão com diversos públicos; e muitos outros pontos essenciais para o seu progresso.

O coaching vai te ajudar a repensar seus comportamentos mais prejudiciais.
Com a metodologia do IBC nós vamos te ajudar a rever e ressignificar tudo o que te prejudica. Comece a mudança agora baixando meu livro grátis sobre coaching!

Hora de me mexer

No artigo de hoje entendeu a importância de pagar as contas em dia e como se livrar dos problemas financeiros, caso caia neles. Independentemente da sua posição agora, lembre-se sempre de que o planejamento é a melhor forma de prevenir e de curar. Além disso, o texto de hoje também apresentou o curso de PNL, que é fundamental para está trabalhando a mente para conseguir alcançar uma meta.

Agora chegou o momento de colocar a mão na massa! Hoje de investir na sua educação contínua e acreditar na sua capacidade de se transformar para melhor. Nunca deixe de lado a ideia de que você é um ser humano incrível. Se estiver com dívidas agora, considere essa situação como uma forma de aprender o que não fazer novamente. Comece agora mesmo a construir uma versão aperfeiçoada de você. Foque no seu alto desempenho e boa sorte!

Este artigo foi útil para você? Então, comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.

Créditos da Imagem: Por Hyejin Kang – ID da foto stock livre de direitos: 1072775438

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010