Dicas para Economizar Dinheiro

guardar dinheiro

© Depositphotos.com / Alphaspirit O primeiro passo para economizar dinheiro é saber exatamente com o que você está gastando.

Chegando ao fim do mês você tem a sensação de que seu dinheiro não é o suficiente ou que não sabe com o que gastou? Então você precisa urgentemente organizar seus ganhos!

Essa medida é válida não só para quem tem problemas financeiros como também para quem quer juntar dinheiro para a realização de planos futuros. O que a maioria imagina é que é preciso grandes sacrifícios para ter o controle de suas finanças, mas com apenas pequenas mudanças e escolhas mais conscientes, você consegue mudar seu cenário financeiro totalmente.

Passos para uma Vida Financeira Saudável e Rentável

Concretize seus projetos e viva com qualidade através de uma gestão financeira mais efetiva. Confira as dicas abaixo.

Faça uma planilha

O primeiro passo para economizar dinheiro é saber exatamente com o que você está gastando. Para isso, tenha uma planilha e coloque as seguintes informações: o quanto você ganha mensalmente, quais são seus gastos fixos (contas de água e luz, locomoção, dívidas e alimentação), o que e com o que você gastou no mês anterior e o quanto sobrou (ou que você gostaria que sobrasse). Tendo essas informações controladas você conseguirá prever o quanto precisa utilizar mensalmente e o que tem sido gasto supérfluo.

Pague suas dívidas em dia

O ideal é não fazer dívidas, mas caso isso seja necessário, procure pagá-las em dia. O atraso pode resultar em juros e multas, além de comprometer um dinheiro que poderia ser gasto com algo mais importante como sua saúde, educação e lazer. E principalmente, evite acumular as dívidas. Caso esteja com problemas para pagar tudo, entre em contato com o seu gerente do banco e analise quais são as melhores alternativas para que você consiga pagar tudo sem comprometer tanto do seu salário e evitar que o valor dos juros se tornem maiores do que as dívidas em si.

Tenha poupanças e reservas

A gente nunca sabe o dia de amanhã e, justamente por isso, é de extrema importância você ter uma ou mais poupanças. O que pode ser feito é você tirar uma porcentagem de seu salário todos os meses e guardar metade em uma poupança para emergências e outra metade para realizar um sonho como comprar um carro, fazer uma viagem ou dar entrada em uma casa.

Pague à vista sempre que puder e, de preferência, com dinheiro vivo

Os cartões de crédito, débito, cheques e boletos trouxeram muito mais praticidade e segurança na hora de nossas compras, mas por outro lado também nos traz a sensação de que possuímos mais do que na verdade temos na conta.

Ao invés de parcelar suas compras, pague à vista sempre que puder. Dessa maneira você saberá exatamente o quanto gastou, qual o seu limite e evitará fazer dívidas futuras. Vale lembrar também que o cartão de crédito tem juros muito altos, e ao comprar à vista você pode conseguir descontos com a loja. Outra dica é usar dinheiro vivo na hora das compras, pois dessa maneira você sente mais o quanto está gastando e o quanto tem, e por andar com uma quantidade menor do que se estivesse com o cartão, você evita gastos desnecessários.

Evite as tentações

É saudável você se presentear de vez em quando e usar seu dinheiro para comprar roupas, eletrônicos e sapatos novos. O perigo é quando você faz isso em excesso e acaba gastando o que não tem. Se você é do tipo de pessoa que não resiste a tentações, então é melhor ficar longe de lojas, cancelar o recebimento de e-mails com ofertas e promoções e catálogos online. Se você é viciado em usar o cartão de crédito, cancele os seus ou só tenha um para emergências (e deixe bem guardado dentro de casa).

Vale ressaltar que comprar bens materiais traz uma falsa sensação de felicidade que é passageira, invista em experiências que te engrandecerão como pessoa e suprirá suas reais necessidades emocionais.

Mude seus hábitos cotidianos

Pequenas mudanças de hábitos e escolhas diárias fazem diferenças notórias no final do mês e resultados significativos a longo prazo. Atente-se ao tempo que você tem gastado no banho com o chuveiro ligado, retire os aparelhos da tomada depois de usar, evite abrir a geladeira sem necessidade, nas compras do mês faça uma pesquisa prévia de melhores preços nos supermercados.

Um dos gastos que pesam muito no bolso é a locomoção, encontre formas alternativas para ir ao trabalho, algumas pessoas são adeptas a bicicleta, que além de ajudar na saúde e forma física, não gasta nada e ainda evita trânsito. Se tiver colegas de trabalho que moram próximo a sua residência, combine de fazer um rodízio, cada semana um vai com o carro e oferece carona aos demais, assim podem dividir a gasolina. Todo mundo economiza e aproveita para fortalecer as relações.

Selecione suas atividades de lazer

Ter momentos de lazer é fundamental para manter a qualidade de vida, mas é totalmente possível se divertir com opções de lazer acessíveis ou mesmo gratuitas. Procure em sua cidade programas culturais, vá a biblioteca, faça piqueniques no parque com a família, faça sessão pipoca em casa e convide os amigos. Utilize a criatividade para deixar a sua vida mais divertida, equilibrada e repleta de boas experiências.

E você, tem alguma dica? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010