Coaching para Profissionais da Psicologia

Coaching e Psicologia Coaching e Psicologia – Saiba mais

 

Muito se fala sobre a diferença entre um processo de coaching e um processo psicoterapêutico. É sempre importante dizer que são processos diferentes e com abordagens, metodologias e objetivos específicos. Entender o mecanismo de cada processo é importante, com certeza, mas também podemos pensar em outro contexto, o de completude. Muitas técnicas de Coaching são baseadas em conhecimentos da Psicologia. É possível aplicar técnicas de Coaching em sessões psicoterapêuticas – de acordo com as necessidades de cada paciente. Para saber mais sobre as contribuições do Coaching para os profissionais da Psicologia, continue a leitura. 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A Psicologia e o Coaching se complementam? 

Os profissionais da psicologia são especialistas da mente humana e seus comportamentos. Todo o seu conhecimento desse misterioso mundo, ajuda a milhares de pessoas todos os dias. São profissionais com alta capacidade de ouvir, analisar e principalmente não julgar o indivíduo, que se coloca exposto a fim de entender a si mesmo e o que acontece em sua vida e o porquê.

Somos seres complexos, todos temos questões internas a resolver e a psicologia busca a essência das questões que levam a mente a ter desequilíbrios, provocar sofrimento ou desconfortos que se refletem em todos os aspectos da vida. Um psicólogo deve estar preparado não só para entender o que se passa na mente do paciente, como ser capaz de resgatá-lo de um estado conflituoso e leva-lo à superfície de um estado de conforto e felicidade.

É nesse ponto que a psicologia e o coaching se complementam. O coaching possui ferramentas que auxiliam no “resgate” do indivíduo, transformando, criando e recuperando o estado mais saudável da mente.

Quando uma pessoa encontra-se desorientada e desamparada, tudo que ela precisa é voltar a viver, mas qual vida? Como viver? Por onde começar ou recomeçar? E onde quer chegar? As respostas a essas perguntas vão guiar o paciente no retorno ao estado positivo desejado e as ferramentas de coaching, quando utilizadas pelos profissionais da psicologia, são a forma mais eficiente de ajudar o paciente a encontrar em si mesmo essas respostas.

Coaching para Psicólogos

O profissional da psicologia, que optar por fazer uma formação em Coaching, obterá conhecimentos e técnicas de uma das mais poderosas metodologias de desenvolvimento humano da atualidade.

O Psicólogo Coach torna o processo evolutivo do paciente, ou coachee, ainda mais acelerado e poderoso, uma vez que, o ajudará a definir metas para a nova vida que se abre, levando em conta e respeitando os valores pessoais para que essa vida tenha sentido, seja uma missão a cumprir, seja um objetivo a alcançar.

Pode parecer muito complexo levar o indivíduo a esse estado de consciência da própria vida, mas com as ferramentas certas aliadas às habilidades do profissional de psicologia, a tarefa fica mais simples, rápida e eficiente.

O processo de coaching possui inúmeras ferramentas de extrema eficiência, mas vamos citar 03 delas nesse espaço para os psicólogos: Crenças e Valores, Missão de Vida, Metas e Objetivos.

1 – Crenças e Valores

Ao longo da vida, passamos por experiências variadas, boas ou ruins e baseando-se nelas vamos construindo nossa personalidade, identificando o que tem valor e qual é esse valor para nós. Passamos a pautar nossos pensamentos sobre nós mesmos e sobre os outros nessas experiências vividas que tornam-se crenças, as quais podem ajudar ou limitar nossos comportamentos. Identificar quais crenças se estabelecerem e qual sua influência no estado atual do paciente ajudará o psicólogo a direcionar o cliente para uma nova visão e então à mudança.

Com perguntas especificamente construídas para essa finalidade, a ferramenta de Crenças e Valores, conduz o paciente sobre a consciência daquilo que é limitante, ou que está prejudicando sua felicidade, de onde vem e principalmente o que deve ser modificado.

2 – Missão de Vida

Após realizar o processo de autoconhecimento, levantar o que precisa ser ajustado em plena consciência e aceitação do paciente, o psicólogo pode então, aplicar essa ferramenta para que a partir de agora, uma nova vida seja “desenhada”. A missão de vida estabelece onde queremos chegar e o que queremos ser. É uma ferramenta que vai trazer um novo horizonte positivo para o paciente que está em busca de evolução. Saber qual será o seu papel no mundo em que está inserido e ter a esperança renovada, traz o aumento da segurança e autoconfiança do indivíduo.

3 – Metas e Objetivos

Então é hora de planejar e agir. Como o paciente vai chegar onde quer? Quais tarefas ele precisa realizar? Quais os fatores podem ajudar ou prejudicar nesse processo?

Essa ferramenta trará ao psicólogo a maneira de ajudar o paciente a ver de forma mais concreta as mudanças que escolheu fazer em sua vida, proporcionando inclusive métodos para mensurar a sua velocidade e capacidade de realização. Quando conseguimos estruturar nossos desejos em tarefas e prazos, eles deixam de ser apenas sonhos com possibilidade remota de realização, para ações estruturadas em um passo a passo. Isso motiva, gera entusiasmo, pois agora tem uma “escada” bem definida que levará à superfície renovada de oxigênio e luz.

E você, o que pensa sobre este tema? Utilize o espaço abaixo para contar a sua opinião. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Copyright: 526087603 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dmytro+zinkevych

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010