Coaching Esportivo: mudando a rotina de equipes

Coaching Esportivo Saiba mais sobre o Coaching Esportivo

 

O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que pode ser aplicada em todas as áreas da vida. Em se tratando de esportes, a relação se torna ainda mais intensa, já que os treinadores atuam exatamente motivando e auxiliando os atletas a desenvolverem seu potencial máximo a fim de alcançarem suas metas. Inclusive, em inglês, a palavra coach significa exatamente treinador. Continue acompanhando para saber mais.

Entenda melhor o que é o Coaching Esportivo

Com a disseminação do Coaching ao redor do mundo, profissionais de diversas áreas viram que aliar as técnicas dessa metodologia poderosa ao seu trabalho poderia ajudá-los a alcançar resultados ainda mais positivos. Então, educadores físicos, treinadores e outros profissionais do segmento esportivo perceberam que poderiam oferecer um suporte mais completo aos seus atletas e foi assim que nasceu o Coaching Esportivo.

Assim como no mundo dos negócios, o Coaching Esportivo visa o alcance de metas através do autoconhecimento, da motivação, da inspiração e da transformação de vida. O trabalho do coach no esporte é um tipo de parceria com o atleta ou equipe, de modo a desenvolverem juntos habilidades e capacidades, proporcionando ferramentas de motivação, cumprimento de metas e objetivos de alta performance.

A metodologia também se mostra bastante útil em situações pontuais, como quando o atleta ou a equipe estão desmotivados, sofreram uma grande derrota ou estão se recuperando de uma lesão, por exemplo. Através de técnicas que os levam a refletir sobre os aspectos positivos que podem extrair de tais experiências, eles se fortalecem para futuras conquistas.

O que diferencia um Coach Esportivo de um treinador?

Embora a palavra coach signifique treinador em português, é importante deixar claro que nem todo treinador é também um profissional de Coaching, pois existem diferenças entre o trabalho realizado por cada um. Enquanto o treinador se concentra em preparar sua equipe considerando seu conhecimento em relação às técnicas do esporte em questão, o coach vai além e utiliza metodologias do Coaching para motivar sua equipe.

No Brasil, o técnico Bernardinho, que conquistou o ouro olímpico com as seleções feminina e masculina de vôlei, é um grande exemplo do quanto um treinador coach faz a diferença para obter os melhores resultados. Para saber mais a respeito, é interessante ler o livro escrito por ele, “Transformando suor em ouro”, em que fala mais sobre as técnicas utilizadas e a importância do Coaching para que tivesse esse desempenho fantástico.

Benefícios do Coaching Esportivo para os atletas

Faz toda a diferença no desempenho de um atleta ser treinado por um coach, pois, além de auxiliar na parte técnica, esse profissional irá atuar de forma mais completa, considerando quesitos como autoconhecimento, motivação, alcance de metas, boa comunicação entre os membros da equipe e muito mais. Veja quais são os principais benefícios que o Coaching Esportivo pode oferecer.

Autoconhecimento

O autoconhecimento traz benefícios para todas as áreas da vida e com o esporte não é diferente. Quando um atleta se conhece, tem a oportunidade de saber exatamente quais são os seus pontos fortes e aqueles em que precisa melhorar. Isso permite que tome decisões mais assertivas relacionadas à sua carreira e seu desempenho dentro e fora das quadras. E esse é um dos grandes benefícios que um treinador coach pode oferecer.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Para se dar bem no esporte, não basta dominar as técnicas, é preciso saber controlar as próprias emoções para evitar ser dominado por elas. Em situações de competição, por exemplo, ganha o atleta que melhor consegue lidar com toda a pressão envolvida sem perder o controle. Assim, inteligência emocional é um aspecto de grande importância em carreiras esportivas, porque é preciso conseguir manter a calma para que os aspectos técnicos possam se sobressair.

Definição de metas

Todo atleta tem o desejo de se tornar campeão em seu esporte de atuação, contudo, não dá para chamar isso de meta, pois se trata de uma ideia um tanto quanto vaga, que não impulsiona a ação. Uma das funções do treinador coach é auxiliar seus coachees (clientes) a definir essas metas, incluindo detalhes que são de grande importância para que a equipe se mantenha motivada e se organize para chegar lá.

Mais foco e disciplina

Com as metas definidas, o trabalho do treinador coach envolve também estimular o atleta a manter o foco e a disciplina para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. Ele faz mais do que apenas dizer o que deve ser feito e se mostra presente e disponível para ajudar no que for preciso ao longo de todo o processo. Assim, sua figura se torna exemplo, um ponto de apoio e, então, um compromisso com a dedicação é selado.

Comunicação eficaz entre técnico e membros da equipe

Praticar um esporte envolve muito mais do que fazer um bom trabalho em competições, é preciso que os envolvidos tenham um bom relacionamento, pois um clima hostil pode comprometer e muito o desempenho. Desse modo, a comunicação é um elemento fundamental entre atletas que compõem uma equipe e seu treinador. Afinal, é importante que todos se entendam para lidarem uns com os outros da melhor maneira possível.

Capacidade de tomar decisões rápidas

Outro aspecto em que o coach esportivo pode auxiliar, diz respeito à habilidade do atleta de tomar decisões rápidas, algo que faz parte da rotina de vários esportes, principalmente aqueles realizados em grupo. Ter autoconfiança é essencial para conseguir pensar rápido e fazer a melhor escolha considerando a meta a ser alcançada.

Motivação

Por fim está ela, a motivação, algo sem o qual torna-se praticamente impossível vencer um campeonato. Afinal de contas, um atleta precisa estar motivado e acreditar que é capaz para realmente se dedicar e lutar pelo melhor resultado. E o modo com o qual o treinador age é decisivo para que os atletas se mantenham motivados e nunca desistam de seus objetivos, mesmo quando o cenário não é dos mais favoráveis.

5 Passos para se tornar um Coach Esportivo

Um coach esportivo pode atuar de duas formas: aliando a metodologia à sua formação como treinador ou educador físico ou atuando apenas no que diz respeito à disciplina e o alcance de metas, deixando a parte técnica do esporte para outro profissional. Então, como pode ver, qualquer pessoa que goste de esportes pode se profissionalizar para atuar nessa área. Veja, a seguir, cinco passos para se tornar um coach esportivo.

1 – Invista em uma formação de qualidade

O primeiro passo para se tornar um coach esportivo é buscar uma boa formação em Coaching. Lembrando que não é obrigatório ter uma graduação prévia na área esportiva, mas, caso tenha, o curso poderá agregar ao seu currículo. É muito importante que se dedique aos estudos para absorver todos os ensinamentos e sair dele pronto para se destacar no mercado.

2 – Obtenha o máximo de conhecimento sobre o esporte em que deseja atuar

Mesmo que não tenha uma formação prévia, é importante que conheça o esporte em que irá atuar. Se vai atender um clube de futebol, por exemplo, procure conhecer mais profundamente os pormenores envolvidos. Isso pode ser feito através de livros, palestras, conversas com profissionais atuantes na área e, também, em cursos. Quanto mais conhecimento, mais segurança terá em seu dia a dia de trabalho.

3 – Leia sobre grandes coaches esportivos

Podemos aprender muito através da trajetória de pessoas que chegaram onde desejamos. Nesse sentido, é interessante que pesquise sobre coaches esportivos de sucesso, como é o caso do próprio Bernardinho citado anteriormente, que é uma grande referência no Brasil e no mundo. Leia livros, assista documentários, pesquise, certamente irá encontrar informações bastante úteis para aprender lições e se inspirar a construir sua história.

4 – Esteja atento ao que acontece no mundo esportivo

Um bom profissional é aquele que está sempre atento ao que acontece em sua área de atuação e com o esporte não é diferente. Mantenha-se sempre informado sobre as últimas novidades, frequente eventos, conheça outros profissionais do meio, quanto mais se envolver, maior será a sua rede de contatos e, consequentemente, maiores serão as suas chances de ter grandes clientes.

5 – Acredite na sua capacidade

Por fim, é fundamental que acredite no seu potencial e na sua capacidade para realizar um trabalho extraordinário e que faça a diferença na vida dos seus clientes. Lembre-se que a principal função de um coach é auxiliar seus coachees a trilharem um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento. E, para que esse objetivo seja alcançado, é crucial que acredite em si mesmo, a fim de passar segurança e credibilidade para as pessoas.

O esporte é uma área muito interessante de se trabalhar, em que paixão, disciplina e motivação são elementos indispensáveis para que os objetivos sejam alcançados. Tornar-se um coach esportivo permitirá que auxilie atletas a trilharem um caminho fantástico de aprendizado, crescimento e realização, o que lhe renderá momentos intensos e de muita satisfação.

Você já tinha ouvido falar a respeito do Coaching Esportivo? Já pensou em seguir essa carreira? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para nos acompanhar nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Coaching e desenvolvimento pessoal.

Copyright:  1343941787 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ivector

Fontes:

https://blog.unisportbrasil.com.br/6-passos-para-se-tornar-um-coach-esportivo/

https://blog.unisportbrasil.com.br/coaching-esportivo-o-que-voce-precisa-saber-para-se-profissionalizar/

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010