Como funciona a avaliação 360 graus?

Avaliação 360º

Saiba o que é e como funciona a avaliação 360º

 

O feedback é uma ferramenta poderosa e de extrema importância no processo de transformação dos indivíduos.  E é com base neste princípio transformador do feedback que a Avaliação 360 se fundamenta.

Mas o que exatamente é uma Avaliação 360º e quais os benefícios que ela pode promover na vida pessoal e profissional de quem a realiza? É o que vou te contar no artigo de hoje.

Continue a leitura e confira!

Aprenda essas e outras técnicas de gestão para poder alcançar a máxima capacidade de seus colaboradores. Acesse aqui meu ebook “Ferramentas de Gestão”, para você é um presente.

O que é a Avaliação 360º

Com o objetivo de avaliar, de forma imparcial, a Avaliação 360º é uma metodologia eficaz, voltada para identificar e analisar qual a percepção que as pessoas ao redor de um profissional têm dele.

O intuito é promover a melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte de uma empresa, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, através de feedbacks pontuais, realizados por meio de um questionário respondido por superiores, pares, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos.

Além disso, o profissional avaliado também tem a oportunidade de se autoavaliar, o que lhe dá uma perspectiva ainda mais precisa de suas ações, comportamentos, entre outros fatores, que vão lhe ajudar a implementar melhorias e a fortalecer o que for necessário em seu dia a dia de trabalho.

Entre os pontos avaliados na Avaliação 360º estão:

  • Capacitação;
  • Atitudes;
  • Habilidades Técnicas;
  • Pontos Fortes;
  • Pontos de Melhoria;
  • Perfil Comportamental.

A Avaliação 360°, que também é conhecida como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica de pessoas e também uma oportunidade extraordinária que empresas e profissionais têm de crescer, através de uma compreensão mais aprofundada sobre seus pontos fortes e sobre os pontos que precisam ser melhorados em suas ações diárias.

Como funciona a Avaliação 360º

Para que possamos compreender melhor como este método funciona, convido você a continuar me acompanhando nesta leitura e conferir um passo da aplicação deste tipo de avaliação de desempenho dentro das empresas.

Definição de competências

O primeiro passo para a aplicação da Avaliação 360 graus é a definição de competências por parte da empresa. Isso quer dizer que gestores, de preferências CEOs e diretores, e profissionais da área de Recursos Humanos – RH, vão precisar se reunir para determinar quais habilidades, capacidades e competências eles acreditam serem essenciais que seus colaboradores tenham, para que a organização atinja, de forma efetiva, seus objetivos.

 

Fazendo isso, é possível aplicar uma avaliação de forma assertiva, pois, assim, será possível orientá-los de acordo com o que a empresa espera de cada um deles.

Treinamento

Outro etapa importante da fase de implementação da metodologia na empresa é a necessidade de realização de um treinamento, que terá como principal objetivo explicar a como funciona a avaliação, ensinar métodos eficazes para que todos saibam se avaliar e avaliar correta e profissionalmente os colegas, ou seja, deixando de lado questões pessoais para isso, e, por fim, falar sobre a necessidade de receber os feedbacks com maturidade, ao final da aplicação e quanto estiverem com o resultado em mãos.

Confidencialidade

Um ponto importante que precisa ser abordado e precisa também ficar claro para todos os colaboradores que vão participar da avaliação, tanto como avaliados, quanto como avaliadores, é sobre a necessidade de confidencialidade das informações e dados que serão fornecidos ao longo deste processo.

É de extrema importância que esta etapa seja verdadeiramente respeitada, já que o que está sendo avaliado é a personalidade, atitudes e comportamentos profissionais de um colaborador, e sair pela empresa expondo o que foi dito no questionário ou os resultados obtidos a partir da avaliação não vai fazer com o objetivo do processo seja alcançado, ou seja, não fará com que o profissional implemente melhorias em suas ações diárias e nem com que o seu trabalho seja potencializado, o que faz com que todos saiam perdendo, tanto colaboradores, quanto empresa.

Questionário

Seguindo adiante, é chegado o momento de planejar o formulário com as perguntas que farão parte do questionário, ao qual os colaboradores utilizarão para fazer a sua avaliação. Para elaborá-lo, é importante ter em mente que este precisa ser o mais imparcial possível, uma vez que se deve evitar direcionar o avaliador para determinadas respostas.

Avaliação

Depois de elaborado o questionário e distribuído aos colaboradores escolhidos para respondê-lo, é hora de recolher o formulário e analisar as respostas, reunindo as percepções de cada um dos avaliadores.

Feedback

Com o resultado da Avaliação 360 graus em mãos, é chegado o momento de se reunir com o colaborador avaliado, para lhe apresentar o feedback obtido e para que ele tenha acesso às informações, bem como às percepções das pessoas ao seu redor sobre o seu desempenho profissional.

Munido desses dados, ele terá maior consciência sobre seus pontos fortes, bem como seus pontos de melhoria e, com isso, poderá elaborar um plano de ação efetivo e também assertivo, para potencializar o que está dando certo e para trabalhar o que está atrapalhando a sua performance no dia a dia.

Este é o passo a passo de como funciona a Avaliação 360º. Vale ressaltar que esta avaliação é totalmente sigilosa e os resultados geralmente são apresentados pelo profissional de RH, responsável pela avaliação em conjunto com o gestor/ superior imediato de quem está sendo avaliado.

Além disso, é importante que após a conversa com o colaborador, seja feito um acompanhamento de seu desempenho, para observar se estão acontecendo as mudanças que se espera dele, se ele está desenvolvendo as competências definidas pela empresa, ou se ainda serão necessários alguns ajustes, para que ele atenda e supere as expectativas da organização com relação ao seu trabalho.

Benefícios da aplicação da Avaliação 360 graus

Uma das principais vantagens desta avaliação é permitir que a pessoa avaliada também tenha a oportunidade de fazer uma autoanálise, pois, com isso, ela, não só coloca em prática e desenvolve a sua autocrítica, como também obtém uma comparação assertiva entre o que pensa de si mesma e a percepção que os demais ao seu redor têm sobre ela.

Assim, as chances de mudanças se tornam mais reais, já que ao termos acesso ao ponto de vista daqueles que nos enxergam de fora, conseguimos compreender que não somos perfeitos e que precisamos implementar melhorias na forma como trabalhamos, para que assim alcancemos, verdadeiramente, resultados extraordinários em nossa vida profissional e também na pessoal.

Com esta avaliação, o profissional terá conhecimento sobre importantes dados acerca de seu desempenho no trabalho, do ponto de vista de diferentes níveis hierárquicos. Munido do resultado, ele terá informações que vão agregar, efetivamente e na prática, em seu desenvolvimento dentro da empresa, bem como no crescimento de sua carreira, independentemente do cargo que ocupe ou atividades que execute na organização.

É também uma forma de aprimorar e potencializar sua performance, criando planos de ação para desenvolver melhorias em algumas atividades, bem como reforçar ou melhorar atitudes e comportamentos avaliados. Além disso, a partir do feedback recebido, o profissional pode utilizar as informações para elaborar o seu plano de carreira, que vai ajudá-lo a ficar ainda mais próximo de seus objetivos profissionais.  

Já para a organização que investe na aplicação da Avaliação 360° os ganhos são diversos, já que, ao avaliar e acompanhar de perto o desempenho de seus colaboradores, informando-lhes sobre o que precisam melhorar e o que podem continuar fazendo, pois está surtindo efeitos positivos no dia a dia, é possível extrair o que há de melhor em cada um, e, com isso, transformar os profissionais da empresa, em uma equipe coesa e de alta performance, focada, principalmente, na conquista dos objetivos da empresa, tornando esta bem-sucedida no mercado em que atua.

A  Avaliação 360º desenvolvida pelo IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC desenvolveu um importante e eficaz software da Avaliação 360º. Com layout moderno e atualizações frequentes, a ferramenta é intuitiva e permite que os participantes respondam ao questionário em apenas 10 minutos, de modo ágil, seguro e sigiloso, utilizando, para isso, seus próprios computadores de trabalho.

Através do relatório que é gerado pela ferramenta, empresa e avaliado têm a oportunidade de se unirem, para maximizar ainda mais chances de todos serem beneficiados e alcançarem os resultados extraordinários que tanto almejam.

Trata-se de uma forma extraordinária de compreender melhor como os colaboradores da empresa atuam, o que eles podem fazer para continuar evoluindo, na execução de suas demandas, como a organização, em si, pode contribuir para que eles tenham tudo o que precisam, desde infraestrutura, até cursos, como o Professional & Self Coaching – PSC do IBC, por exemplo, para trabalhar, no sentido de alcançar seus próprios objetivos e o sucesso que a empresa almeja atingir no mercado, entre outros importantes pontos.

Isso garante a eficácia da metodologia, além de promover as melhorias necessárias tanto para gestores quanto para colaboradores. Todos têm a ganhar ao aplicar a ferramenta de Feedback 360° do IBC em suas empresas.

Permita que seus colaboradores transformem-se em profissionais de alta performance e alcance o sucesso, através desta poderosa ferramenta.

Ser de Luz, antes de finalizar quero que você lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que ao receber uma Avaliação 360 graus, é preciso estar aberto para refletir sobre as informações e sobre a devolutiva, pois este é um processo capaz de motivar a criação de um ambiente favorável a relacionamentos, troca de experiências, principalmente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Aprenda essas e outras técnicas de gestão para poder alcançar a máxima capacidade de seus colaboradores. Acesse aqui meu ebook “Ferramentas de Gestão”, para você é um presente.

É extremamente importante que o profissional tenha visão sistêmica, para que possa receber com maturidade o feedback, e, com isso, se posicionar em uma estrutura organizacional de maneira assertiva. Entender o seu papel no processo em que atua é fundamental, para que as pessoas percebam quais as funções dos colegas de trabalho, e, desta forma, contribuir de modo voluntário e amplo para o sucesso de todos em uma organização.

Ter a oportunidade de realizar uma avaliação como esta é ter em mãos conhecimentos para se autodesenvolver e aprimorar o seu próprio desempenho. Sendo assim, receba esta oportunidade como se fosse um presente, e extraia tudo o que de melhor ela tem para te trazer.

Agora é a sua vez de escrever! Você já conhecia esta metodologia? Já teve a oportunidade de participar de um processo como este? Utilize o espaço abaixo para me contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e lembre-se de compartilhar em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham acesso a mais conteúdos de desenvolvimento humano, profissional e empresarial como este.

Copyright: 157774073 – https://www.shutterstock.com/pt/g/madpixblue

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010