Liderar é a arte de conduzir pessoas ao alcance de um objetivo comum. Dessa forma, os líderes são figuras essenciais nas empresas, pois coordenam equipes para o alcance estratégico de metas importantes. No entanto, precisamos considerar que há diferentes formas de liderar. Entre elas, o leader coach é o que apresenta os melhores resultados.
O leader coach é o tipo de líder que combina as funções tradicionais de um líder com as técnicas de coaching. Nesse modelo, o líder atua como um mentor e facilitador, ajudando a sua equipe a desenvolver habilidades, alcançar objetivos e superar desafios, enquanto promove um ambiente colaborativo e de aprendizado contínuo.
Confira na sequência as 10 características que determinam esse tipo tão vencedor de liderança!
1. Foco no desenvolvimento pessoal e profissional
O leader coach ajuda os seus liderados no desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas. Em conjunto, esses conhecimentos e habilidades ajudam cada profissional no desenvolvimento das suas funções e, consequentemente, no alcance dos seus objetivos. Mais do que isso, porém, ele enxerga o colaborador como um ser humano, e não como um número. Por isso, ele respeita a vida pessoal das suas equipes, considerando a saúde e a qualidade de vida de todos.
2. Escuta ativa e comunicação aberta
Nesse tipo de liderança, há uma postura democrática. Por mais que o líder saiba que a última palavra é dele, ele não age de forma autoritária. Assim, ele confere voz e vez a todos para que se expressem, deem as suas sugestões e façam críticas construtivas. O leader coach aprende que o seu papel não é apenas dar comandos, mas também ouvir o que os colaboradores têm a dizer. A expertise de cada um tem muito a contribuir com o desempenho da equipe, valorizando a comunicação aberta.
3. Empatia e inteligência emocional
O líder que conhece as técnicas de coaching age com empatia. Assim, ele não cobra do liderado o que nem ele mesmo é capaz de dar. Age com empatia, colocando-se no lugar dos membros da equipe, de modo a orientá-los da melhor maneira possível. Além disso, ele compreende os desafios e pressões típicas da posição que ocupa, desenvolvendo técnicas diversificadas para manejar o estresse e a ansiedade sem descontá-los nos colaboradores. Resolve conflitos e mantém a harmonia do ambiente.
4. Mentalidade de colaboração
O líder desse tipo não é uma figura intocável que fica sentada o dia todo apenas supervisionando. Na verdade, o leader coach está sempre ao lado dos colaboradores, esclarecendo processos, tirando dúvidas, dando exemplos, compartilhando conhecimentos e solicitando uma postura mais proativa de todos. Dessa forma, ele valoriza o trabalho em equipe e acredita que as melhores soluções surgem da diversidade de ideias. Nada é imposto; tudo é dialogado.
5. Orientação para resultados, com foco no processo
A gestão de um leader coach é orientada para resultados, isto é, para o alcance de metas específicas, realistas, mensuráveis e relevantes. Contudo, para o alcance desses objetivos, a liderança desenvolve processos estratégicos que aperfeiçoam o uso dos recursos do time: conhecimentos, habilidade, tempo, energia, materiais e dinheiro. Mais do que isso, ele equilibra a busca por metas com o acompanhamento do progresso individual e da equipe, ajustando a rota quando necessário.
6. Autonomia e responsabilidade
Sabe aqueles líderes que ficam em cima dos liderados a todo instante, sem dar a menor liberdade e querendo controlar cada detalhe do trabalho executado? Isso se chama microgerenciamento, e não tem nada a ver com o leader coach. Ao contrário, nesse modelo de liderança, o líder ensina o que sabe, mas confere autonomia e responsabilidade aos seus liderados. Ele corrige o que for necessário, mas não 24 horas por dia. Isso fortalece a confiança e a responsabilidade dos colaboradores.
7. Avaliação de desempenho e feedback construtivo
Ao longo de todo o processo, o leader coach emprega diferentes ferramentas para mensurar o desempenho dos seus liderados. Em seguida, ele comunica os resultados obtidos individualmente, nas reuniões de feedback. Esses encontros são marcados por uma comunicação clara e humanizada, reconhecendo os bons resultados e pontuando aquilo que pode ser melhorado. Para isso, o líder dá sugestões práticas de como proceder daqui por diante, fortalecendo a motivação de cada um.
8. Mindset de crescimento
O leader coach tem uma mentalidade de crescimento e procura desenvolver essa mesma mentalidade nos seus liderados. Trata-se da ideia de que sempre podemos melhorar os nossos conhecimentos e habilidades, sem colocarmos um teto sobre o nosso potencial de desenvolvimento. Por isso, essa liderança procura sempre investir em meios de fazer com que os colaboradores cresçam, por meio de cursos, leituras, treinamentos, eventos, visitas técnicas, dinâmicas e demais experiências construtivas.
9. Organização e planejamento estratégico
Como vimos acima, o alcance de objetivos é fundamental na liderança coach. No entanto, para que isso seja possível, é preciso agir com organização e planejamento estratégico. Isso envolve algumas competências fundamentais que caracterizam o leader coach:
- Definição de metas SMART;
- Determinação das tarefas necessárias ao alcance das metas;
- Delegação de funções de acordo com o conhecimento dos colaboradores;
- Adoção de métodos e ferramentas eficazes na realização das tarefas;
- Acompanhamento contínuo;
- Definição de métricas para mensuração dos resultados obtidos;
- Avaliação de desempenho e feedback;
- Reajustes sempre que necessário.
10. Retenção de talentos
O leader coach conhece a missão, a visão e os valores da empresa em que trabalha. Assim, ele procura incutir esses elementos na mente e no coração dos colaboradores, de modo que eles também queiram permanecer e se desenvolver junto com a própria organização. Portanto, os fatores de clareza, organização, motivação, qualidade de vida e adequada remuneração não são negligenciados nesse tipo de liderança. Pessoas satisfeitas produzem mais e melhor e permanecem na empresa.
Em conclusão, o leader coach cria um ambiente de aprendizado, confiança e desenvolvimento contínuo, o que aumenta a motivação, a produtividade e o engajamento dos membros da equipe, além de fortalecer a cultura organizacional de forma positiva. Consequentemente, as equipes conseguem alcançar os seus objetivos de forma sistêmica e organizada, indo cada vez mais longe por meio de resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, identifica esse tipo de liderança no seu ambiente de trabalho? O que pensa a respeito? Colabore deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.