A importância do treinamento de Coaching

Treinamento de Coaching Descubra a importância do Treinamento de Coaching para uma empresa

 

Embora existam áreas da vida que precisam de mudanças, é comum que as pessoas tenham d

Embora existam áreas da vida que precisam de mudanças, é comum que as pessoas tenham dificuldade para identificá-las apenas com uma avaliação autorreflexiva. Isso porque geralmente estamos tão imersos em nossa própria subjetividade, que criamos hábitos e comportamentos, que se tornam cômodos com o passar do tempo. Ou seja: entramos em uma zona de conforto.

Para pular fora dessa situação, existe o Coaching. Todas as pessoas que buscam pelo método estão a procura de mudanças e melhorias para sua vida pessoal e profissional. Por meio da metodologia, é possível identificar quais características são satisfatórias, quais podem ficar ainda melhores e quais precisam de mudanças drásticas na vida de um indivíduo. Quer saber mais? É só continuar lendo o artigo!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é o Coaching?

O Coaching é uma maneira de transformar a vida de uma pessoa de forma positiva. A partir das sessões, é possível adquirir conhecimento o suficiente para ser ainda mais empoderado. Cada processo é conduzido de forma diferente, pois este deve se adequar à necessidade profissional e pessoal de quem está buscando pelas mudanças profundas. As correntes do método são baseadas em diversas áreas do conhecimento, tais como a Psicologia, Neurociência, Administração, Programação Neurolinguística – PNL e muitas outras.  

Durante o Coaching acontece um processo de identificação das potencialidades de um indivíduo, a avaliação do que deve ser feito para corrigir erros e acelerar o processo de desenvolvimento do coachee (aprendiz ou cliente). O coach (orientador) deve fazer uma boa leitura sobre os comportamentos e as relações do seu coachee e, assim, guiá-lo até a superação de problemas e a percepção de qualidades.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Como o método influencia na cultura organizacional?

O Coaching é tão poderoso que pode ser usado em diversos ambientes. Com planos de curto, médio e longo prazo, ele é capaz de transformar vidas e tornar os desafios mais fáceis de serem superados. Para a gestão de uma empresa, por exemplo, o método se torna uma ferramenta de evolução e de desenvolvimento dos liderados. Conhecer o perfil dos colaboradores é muito vantajoso, pois essa percepção pode contribuir para a construção da cultura organizacional.

As áreas de Recursos Humanos – RH e departamento pessoal podem basear o desenvolvimento de regras e condutas, a partir de como o quadro de funcionários pensa e se comporta. Além disso, uma vez que cada um possui capacidades e talentos diferenciados, as áreas responsáveis conseguem entender e utilizar os talentos das pessoas da melhor maneira possível. 

Dessa forma, cria-se um ambiente altamente produtivo e satisfatório para a maioria. Por exemplo, imagine que o coach identifique um colaborador que é muito tímido, mas com alta capacidade de concentração em suas atividades, e outro que é mais comunicativo e expansivo, mas com dificuldades de concentração. Então, ele será capaz de trabalhar as dificuldades de cada um, respeitando e priorizando suas particularidades.

Lembre-se que o método não é apenas uma maneira de evoluir no âmbito de carreira ou de investir na sua educação contínua, é muito mais do que isso! O Coaching é mais que uma formação ou sessão é uma transformação pessoal e profissional poderosa. As sessões e os cursos te levarão além do que você jamais achou que poderia ir com as suas habilidades e personalidade. As vantagens poderão ser sentidas em todas as áreas da sua vida, em diferentes momentos e para sempre. E isso só pode acontecer porque o Coaching ensina sobre a necessidade do progresso diário e da melhoria pessoal constante.

Não pense que ao fazer Coaching, você estará agindo de forma egoísta. Pelo contrário! As pessoas a sua volta irão se beneficiar com as suas mudanças. O seu novo jeito ainda mais empoderado poderá servir até como fonte de inspiração para que os outros também mudem. Pense que incrível seria poder estimular outros seres humanos a também evoluírem e serem melhores dentro ou fora do trabalho. 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

O Coaching e suas diferenças com outros processos

O Coaching é uma das ferramentas que você pode utilizar para potencializar o trabalho em sua empresa. Mas como você já deve saber, existem outros processos que auxiliam vários aspectos estratégicos do dia a dia de uma organização. Vamos ver algum desses processos e mostrar quais são suas principais características, conforme classifica o autor Antônio Carlos Gil em seu Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais (2008). Vejamos, então:

  1. Mentoring: esse tipo de ferramenta pode parecer bastante semelhante ao Coaching e há inclusive muitas pessoas que fazem confusão entre os dois. Entretanto, o Mentoring faz referência a um processo no qual um colaborador com muita experiência profissional e profundo conhecimento técnico atua como mentor de jovens membros da equipe, passando a ele os conhecimentos que possui na área. 
  2. Treinamento: é como se fosse uma aula sobre um determinado assunto, que diz respeito à empresa e é voltado a um grupo de pessoas, ou uma equipe. Possui, geralmente, objetivos de fornecer ensinamentos voltados à questão operacional da organização.
  3. Aconselhamento: esse tipo de abordagem é indicada para aquelas pessoas que estão com a produtividade abaixo do esperado pela empresa e com dificuldades em cumprir os prazos determinados. Nesse caso, se trata de uma conversa com esses profissionais, com o intuito de que eles mesmos reconheçam a necessidade de mudar o seu comportamento.
  4. Psicoterapia: é uma abordagem que vai buscar conhecer e tratar os problemas pessoais e do passado, onde geralmente é realizada por interesse próprio da pessoa. 

Quando se analisa esses tipos de abordagens que acabamos de citar e explicar sucintamente, com o Coaching percebemos algumas diferenças, como, por exemplo, o Coaching pode ser destinado à qualquer pessoa da empresa, não necessariamente aquelas que estão com baixa produtividade, como no caso do aconselhamento. 

Ou mesmo quando o Coaching está preocupado em abordar questões profissionais e do futuro, ao contrário da psicoterapia que foca em questões pessoais e do passado. 

De acordo com a autora Rosa R. Krausz, em seu livro “Coaching executivo: a conquista da liderança” (2007), o Coaching inicialmente era um processo esporádico e informal adotado pelas empresas. Nesse início, era comum que pessoas da organização, que possuíam experiência, confiabilidade e capacidade de formar laços de empatia com outras pessoas, fossem procuradas para tratar de questões profissionais, com foco em autoconhecimento. 

Nesse sentido, a autora aprofunda o entendimento do Coaching ao considerar que esse processo contribui para que as pessoas e equipes se modifiquem, a partir do momento em que são colocadas em situações de rever suas visões e seus valores. Isso embasado na remodelação e reinvenção do pensamento e das decisões tomadas, de acordo com um processo participativo e voltado para a aprendizagem. Além disso, o Coaching é marcado por um processo contínuo de feedback e mudanças comportamentais.

A importância dos coaches e o seu papel

Como já vimos, existem vários benefícios em se adotar o processo do Coaching dentro de uma organização. Ainda, é muito interessante ter profissionais desta área, o chamado coach, atuando dentro da sua empresa, mesmo que seja para processos ou projetos específicos. A seguir, vamos demonstrar algumas situações que podem indicar a necessidade de ter um profissional de Coaching atuando, veja:

  • Contratação de trainees;
  • Desempenho gerencial;
  • Períodos de transição;
  • Desempenho inadequado;
  • Decisões pessoais.

Ainda, o ambiente corporativo é marcado por mudanças e necessidades de se reestruturar constantemente. Por isso, é necessário também saber incorporar e transmitir essas mudanças e reestruturações aos colaboradores da empresa. Nesse sentido, o Coaching se mostra uma ferramenta extremamente valiosa para conseguir repassar esses pontos. 

Dessa forma, é muito importante que a empresa faça de maneira periódica diagnósticos de desempenho individual das pessoas que compõem sua equipe, a fim de verificar pontualmente onde um coach será capaz de fazer a diferença. Isso não é fácil, mas pode ser uma tarefa sistematizada de avaliação, que deve se tornar parte da cultura organizacional da organização.

Ainda, outro aspecto importante sobre a metodologia do Coaching e seus ensinamentos é a diferença que ele exerce sobre as lideranças da empresa. O Coaching se aproxima muito mais do conceito de líder que se deseja ter dentro da sua empresa, do que as características que um chefe possui. Veja a seguir uma diferenciação entre o que caracteriza um chefe e um líder. 

Chefe:

  • Se coloca como controlador do comportamento dos membros da sua equipe;
  • Simplesmente, ordena tarefas a serem executados;
  • Tem foco limitado a execução de tarefas;
  • Se coloca como um resolutor de problemas;
  • Assume responsabilidades;
  • Dirige as pessoas;
  • Libera o potencial.

Líder:

  • Se importa em motivar as pessoas;
  • Tem o foco também no processo de execução das tarefas;
  • Ouve e ensina a resolver problemas;
  • Sabe compartilhar as responsabilidades;
  • Coloca-se em uma posição de abertura para com as pessoas.

Treinamentos de Coaching do IBC

Confira, abaixo, os principais treinamentos de Coaching aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que podem fazer a diferença para você: 

Consultor em Análise Comportamental

O IBC possui a formação de Consultor em Análise Comportamental que é ideal para gestores, profissionais de recursos humanos e de treinamento e desenvolvimento, terapeutas, psicólogos, coaches e líderes. Mas, claro, se você não se encaixa em nenhuma destas ou perfis e decidir mesmo assim fazer o curso pode ter certeza de que terá os mesmos benefícios e ainda poderá adaptá-los para o seu método de trabalho e vida pessoal.

Com carga horária de 20 horas, o curso transmite todas as ideias de maneira profunda por meio de aulas teóricas e práticas. Durante o aprendizado, você terá o seu mapeamento pessoal de Perfil Comportamental e domínio completo da Teoria dos Perfis Comportamentais. Além disso, a formação ensina sobre como melhorar o processo de gestão de pessoas; como fazer a leitura comportamental de funcionários e candidatos; como contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores; como otimizar os resultados da área de treinamento e desenvolvimento; maximizar os processos de recrutamento e seleção; e ajudar a criar e sustentar relacionamentos interpessoais na empresa.

Imagine uma empresa que tem um funcionário com todo esse conhecimento! Com certeza, essa sabedoria  ajudará nos processos de contratação, desenvolvimento, construção de plano de carreira e na formação das regras de conduta e da cultura organizacional. Mais do que isso, o coachee será capaz de identificar talentos; enxergar onde cada trabalhador pode evoluir; compreender como uma pessoa faz as próprias regras de conduta e quais são os fatores motivadores; reagir positivamente em situações de pressão; exercitar o autoconhecimento; otimizar os processos internos da equipe e da empresa como um todo; contribuir com o crescimento dos índices positivos de clima organizacional; avaliar tendências comportamentais de indivíduos ou grupos; definir habilidades e necessidades básicas do indivíduo; aumentar a produtividade de equipes (team-building); e muito mais.

Professional & Self Coaching – PSC

Outro curso super interessante do IBC é o Professional & Self Coaching – PSC que forma pessoas que querem transformar suas vidas, tornando-os profissionais capacitados a atuar como coaches de outras pessoas e empresas.  No fim da formação você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Analista Comportamental, Leader e Self Coach. E também terá certificação e reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de Coaching: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Durante o curso, você aprende sobre a história, bases, conceitos e fundamentos do Coaching; o que é processo evolutivo; como exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; o que é e como desenvolver a inteligência emocional; quais são as crenças limitadoras e como ficar longe delas; quais são os princípios e como aplicar a Psicologia Positiva e da Programação Neurolinguística – PNL; quais são as características de um bom líder; o que são roteiros estruturados e formulários de atendimento; como executar o processo de identidade; e muitos outros temas importantes.

Durante as 180 horas de curso, você terá vivência com ferramentas eficazes, tais como o Teste de Perfil Comportamental, Roda da Vida, Teste de Perfil de Personalidade, Tríade do Tempo, Roda das Competências, Rapport, Feedback 360º Projetivo, Autofeedback, Roda da Inteligência Emocional, auxiliares linguísticos, Teste de Sistemas Representacionais, Aprendizagem Acelerada entre outras.

Conheça esses e outros cursos do IBC e todos os benefícios que eles podem oferecer. Junte-se ao time que busca por conhecimento! Afinal, aprender mais é sempre bom.

E então, o que você achou de conhecer mais sobre o Coaching e as suas influências no dia a dia de uma empresa? Você já teve algum treinamento de Coaching no seu ambiente de trabalho? Se não, gostaria de ter? Aproveite e deixe aqui o seu comentário sobre o que achou do nosso artigo de hoje e aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas suas redes sociais.

 

Fontes:

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/papel-do-coaching-na-organizacao/

 

Copyright: 540154384 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mangostar

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010