O que significa Coach, Coaching, Coaches, Coachee?

significado-termos-coaching
Apesar de estar em ascensão no Brasil, a metodologia de Coaching e seus termos ainda não são totalmente conhecidos pelas pessoas.

 

O Coaching, assim como os termos a ele relacionados, ainda é algo que gera muitas dúvidas na cabeça das pessoas. Principalmente daquelas que pouco têm contato com a metodologia, mas têm interesse em conhecê-la um pouco mais, seja para fazer um curso, para aplicar à sua própria vida, através da atuação de um profissional especializado na área, ou simplesmente para matar a curiosidade com relação ao assunto em si. 

É por isso que, enquanto escola de Coaching, renomada e reconhecida como referência neste mercado, é nosso dever trazer informações e dados sobre este assunto, que sejam capazes de sanar todos os tipos de dúvidas e esclarecê-las, para que, dessa maneira, seja possível mostrar a seriedade, credibilidade e efetividade do processo na vida pessoal e profissional de muitas pessoas e também na trajetória de diversas empresas, que encontraram no Coaching os resultados extraordinários que tanto almejavam. 

É por isso que no artigo de hoje vamos ajudá-lo a entender, de forma simples e completa, as diferenças das principais nomenclaturas utilizadas no mercado de Coaching. Aproveite para compartilhar com seu amigo, familiar ou colega de trabalho as informações contidas neste conteúdo, para que eles também compreendam melhor este processo. Vamos lá?!

Primeiro, um pouco sobre o Coaching

Antes de falarmos exatamente sobre o que é e o que significa o termo Coaching, primeiro vamos falar um pouco sobre a sua origem. Tudo começou na Idade Média, inicialmente com o surgimento da palavra coach, ou mais especificamente coche, que era utilizada para se referir aos condutores de carruagens, também chamados de cocheiros, e que tinham como principal atividade levar as pessoas de um lugar a outro. 

Tempos depois, para sermos mais exatos, na segunda metade do século XIX, o termo começou a ser utilizado para designar os professores universitários, que eram considerados como tutores de seus alunos, ou seja, aqueles que contribuiam, efetivamente e na prática, para que eles saíssem do estado em que se encontravam e alcançassem seus objetivos acadêmicos.

Somente depois de 100 anos é que o termo começou a se aproximar cada vez mais do conceito que conhecemos hoje, sendo o esporte o meio que adotou a palavra coach para se referir aos técnicos e treinadores, que eram responsáveis por ajudar atletas a potencializarem ainda mais a sua performance e aperfeiçoarem suas habilidades, tanto antes, durante, quanto depois de suas atuações em campo ou em quadra. 

Assim, a partir desta última utilização, é que chegamos à definição de Coaching que conhecemos hoje, que é, basicamente, o processo que auxilia indivíduos e empresas a aumentarem e transformarem o seu desempenho, direcionando suas ações para o alcance de suas metas e objetivos, em um período de tempo definido. 

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

O que é Coaching, Coach, Coaches, Coachee?

Depois de entendermos um pouco sobre a origem do Coaching, vamos agora conhecer o significado dos termos que envolve esta metodologia de desenvolvimento humano e empresarial. 

Coaching

O Coaching é uma metodologia que vem sendo estudada por organizações e cientistas desde 1930, entre eles a Universidade de Harvard, Timothy Gallwey – conhecido como precursor do Coaching, que se tornou amplamente conhecido depois de seu best-seller The Inner Game, Vikki Brock Ph.D – autora da 1° tese de doutorado sobre a história do Coaching, David Petterson – diretor de Coaching do Google, entre diversas outras referências globais.

Resumidamente, o Coaching é um método de desenvolvimento humano construído a partir de ciências diversas como administração, gestão de pessoas, neurociência, programação neurolinguística – PNL, antropologia, sociologia, conceitos da psicologia, entre outras técnicas e ferramentas, que são aplicadas pelo coach, para ajudar o Coachee a sair de um ponto A, que é o seu estado atual, e se direcionar até o ponto B, que é o seu estado desejado, ou seja, o objetivo que deseja alcançar, para se sentir plenamente realizado.

Trata-se de um processo que ajuda o indivíduo a entender suas metas e objetivos, a conhecer suas principais habilidades e pontos de melhoria, bem como os mecanismos necessários, que ele precisa desenvolver, para alcançar o que almeja, seja no âmbito pessoal, profissional ou empresarial. 

Através de técnicas e ferramentas específicas, o Coaching contribui para que um planejamento estratégico e um plano de ação sejam elaborados, e, com isso, finalmente as pessoas consigam conquistar os sonhos, as metas e os objetivos de suas vidas. 

Abaixo, compartilhamos com você um vídeo em que José Roberto Marques explica o que é o Coaching, efetivamente e na prática:

Coach

É o profissional apto a exercer e aplicar o processo de Coaching em pessoas e empresas, devidamente certificado por uma instituição acreditada pelos órgãos mundiais de Coaching.

O Coach tem o papel de ajudar pessoas e empresas a alcançarem resultados que almejam, de forma acelerada, através do Coaching, um método que já ajudou e continua ajudando milhares de indivíduos na conquista de seus objetivos.

Trata-se, basicamente, da carreira que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos, mesmo em períodos de crise, como o que estamos vivendo atualmente, e vem sendo amplamente propagada em veículos de comunicação de peso como é o caso da Revista Exame, Veja, Globo entre outros.

Ser Coach é ideal para você que almeja:

  • Fazer o que realmente gosta, para ter mais qualidade de vida;
  • Construir a própria história, promovendo transformação de pessoas e empresas.
  • Flexibilidade de horário e ter tempo para o que realmente importa;
  • Trabalhar de qualquer lugar e desta forma poder viajar muito mais;
  • Conquistar liberdade financeira e definir o salário que acha justo para si. 

Coaches

Coach, como dito anteriormente, é o termo singular ao se referir a um profissional habilitado para prestar processos de Coaching. Nesse sentido, a nomenclatura correta aplicada no plural é Coaches.

Em aplicação de frases, fica desta forma:

  • Procurei um Coach para me ajudar a aumentar meus resultados como líder.
  • Fui em um congresso nacional voltado para coaches do segmento corporativo.

Coachee

Coachee é o cliente do Coach. É o termo utilizado para se referir ao indivíduo que está passando pelo processo de Coaching.

Durante o atendimento, o Coachee vive um processo evolutivo poderoso, em todos os sentidos, pois a essência do Coaching é acessar o ser humano em sua essência. A finalidade é despertá-lo para sua melhor versão!

É importante ressaltar, no entanto, que assim como o Coach deve estar apto ajudar pessoas e empresas, o Coachee também deve estar apto a ser ajudado. Mas, como assim?

O processo de Coaching tem como objetivo ajudar o Coachee a conquistar determinado objetivo em um espaço de tempo muito menor, devido à efetividade das técnicas aplicadas. Porém, para que isso aconteça, é indispensável que o Coachee tenha definido claramente onde quer chegar, que esteja 100% comprometido a sair da zona de conforto, para entrar em ação, em benefício próprio, e esteja psicologicamente saudável.

Caso o cliente interessado (potencial Coachee) tenha algum tipo de transtorno psicológico como depressão, ansiedade, traumas e outras questões similares é necessário que o Coach indique-o para um tratamento e profissional adequado. Só indicamos que dê seguimento ao processo de Coaching caso o Coach também seja psicólogo, psiquiatra, terapeuta ou possua alguma habilitação adequada para tratá-lo.

De toda forma, é necessário avaliar a situação como um todo, para identificar a possibilidade de conduzir o processo de Coaching paralelamente ou deixar em stand-by até que o cliente esteja realmente preparado para dar continuidade no método.

É indispensável que todo interessado em realizar o processo de Coaching, Coachees atuantes e profissionais da área da saúde compreendam claramente a diferença entre Coaching e terapia, que é algo que vamos explicar mais a frente.

Quando o Coachee está habilitado para viver essa experiência, o processo se torna efetivo e transformador. Ele passa então a identificar com clareza ações necessárias para alcançar seus objetivos e concretizar seu estado desejado, seja no âmbito pessoal ou profissional. Dessa forma, é possível enxergar o mundo além do que se vê naquele momento, percebendo que o Coaching é um estilo, uma filosofia de vida!

Em resumos, lembre-se sempre que:

  • Coaching: é o método aplicado pelo coach, com o objetivo para ajudar o Coachee a alcançar o estado desejado com efetividade e em um curto espaço de tempo;
  • Coach: é o profissional que ajuda pessoas e empresas a saírem de um estado A para chegar a um estado B. É a carreira que mais tem crescido no Brasil e no mundo nos últimos anos;
  • Coaches: é o plural de Coach. Termo correto para se referir a um grupo ou categoria de profissionais devidamente certificados por uma instituição de Coaching.
  • Coachee: é o cliente que contrata o Coach para fazer um processo de Coaching. É essencial que ele saiba a diferença entre Coaching e terapia.

Curiosidades sobre o Coaching

Até aqui nos dedicamos a esclarecer uma das principais dúvidas que existem na cabeça das pessoas e que estão relacionadas às nomenclaturas utilizadas no processo. Agora, nós vamos esclarecer outras dúvidas, que envolvem o processo de Coaching como um todo. Continue conosco e saiba mais:

A diferença entre Coaching e terapia

As duas modalidades possuem sua importância para o autodesenvolvimento, cada uma dentro da sua perspectiva de auxílio ao indivíduo. No entanto, só são efetivas se compreendermos quais tipos de necessidades o Coaching e a terapia solucionam.

O foco da terapia é a saúde mental através do tratamento do paciente. Existem diversas vertentes como: Gestalt- terapia, psicodrama, psicanálise, cognitivo comportamental, entre outras. Em todos os formatos, o objetivo é solucionar alguma disfunção emocional e/ou psicológica.

Esse tipo de de serviço deve ser prestado apenas pelo profissional academicamente habilitado para exercer o ofício, que no caso é o psicólogo, como todos nós sabemos. A terapia é ideal também para você que quer resolver alguma questão do passado.

Já o Coaching tem o seu foco voltado para o despertar da alta performance do indivíduo trabalhando suas habilidades e competências, no sentido de ajudá-lo a alcançar resultados acima da média, seja na vida pessoal ou profissional, em um prazo determinado já nas primeiras sessões com o coachee. 

Trata-se de uma metodologia, que pode ser aplicada também em empresas, em suas mais diversas necessidades, e que conta com começo, meio, e fim, ou seja, o alcance de resultados deve acontecer em um período preestabelecido, de preferência, em um curto espaço de tempo.

A perspectiva do Coaching é do presente para o futuro. Através de técnicas e ferramentas busca-se traçar o melhor caminho para atingir o estado desejado, com os recursos que se tem em mãos, principalmente no que se refere ao capital humano. Ou seja, desenvolver habilidades e competências, e condicioná-las à máxima eficácia.

O processo de Coaching deve ser conduzido apenas por um coach profissional, devidamente certificado por uma instituição de Coaching de credibilidade no mercado. É importante dizer, que existem coaches formados em diversas áreas do conhecimento, como administradores, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e muitas outras.

Você pode viver de Coaching para maximizar sua performance e ser destaque em sua área de atuação, ou atuar profissionalmente como coach, para construir sua jornada empreendedora com propósito, liberdade e, principalmente, rentabilidade.

Como funciona o processo de Coaching?

Agora que já separamos e diferenciamos o Coaching da terapia, é hora de efetivamente entendermos como se dá este processo. 

A sessão é de 1 a 2 horas com espaçamentos que podem variar entre 1 semana, 15 dias ou um por mês. Esse intervalo é definido em conjunto ,pelo Coach e seu Coachee, de acordo com a complexidade das tarefas propostas e disponibilidade de tempo.

Os encontros podem ser presenciais ou online. Quando são presenciais, podem acontecer em lugares variados, seja no escritório do Coach (o qual chamamos de coachtório), em coworkings, na casa do próprio coachee (cliente), em praças ou áreas abertas, que sejam confortáveis para conduzir o processo. O importante é que sejam ambientes seguros, onde o coachee se sinta à vontade para falar de si, de suas habilidades, pontos de melhoria e do que ele acredita que é necessário fazer para alcançar o estado desejado de plenitude.

Em caso de atendimentos online, geralmente as sessões são realizadas por Skype, mas nada impede também que sejam feitas por outras ferramentas de vídeochamada. Essa modalidade é tão efetiva quanto presencialmente, desde que seja conduzida assertivamente pelo coach. É uma possibilidade que permite que o coach trabalhe de qualquer lugar, dando a ele maior liberdade para viajar e criar seu estilo de vida ideal, além de expandir exponencialmente seu mercado. 

Sendo assim, é possível atender coachees em seu bairro, cidade, estado, país ou de qualquer local do mundo. Existem brasileiros residentes em todas as partes do globo e se o coach domina outras línguas, as oportunidades aumentam ainda mais e se colocam à um clique de distância. 

Quanto ganha um coach?

O Coach faz o próprio salário e seus ganhos são proporcionais à quantidade de clientes (coachees) atendidos, bem como ao seu nível de autoridade no mercado. Assim como em qualquer outra profissão, quanto mais experiente o coach for, mais valorizado ele se torna. Segue o fluxo natural de amadurecimento do profissional.

Mas é possível dizer que ser coach é trabalhar em uma profissão altamente valorizada. Os preços são avaliados por sessão, que ficam em uma média de R$ 250,00 cada. A quantidade indicada para realizar um processo de Coaching completo é 10 sessões. Ou seja, com apenas 1 cliente o coach pode ganhar aproximadamente R$ 2.500,00.

Seja um coach de referência

Se depois de ler este artigo até aqui, você ficou interessado em ingressar neste, que é um dos mercados que mais crescem no país, a dica de ouro é você fazer uma das formações aqui do IBC, de preferência, o Professional & Self Coaching – PSC

Trata-se de um ponto indispensável para você se destacar no mercado de Coaching, que no caso é a sua capacitação profissional. A instituição onde você se forma reflete diretamente em sua valorização enquanto coach e oportunidades de novos negócios.

Por isso é essencial pesquisar bastante sobre a organização que você irá se capacitar. Pois o público que conta com os serviços de um Coach quer ter garantia de que vai contratar o melhor profissional do mercado.

Afinal, seu potencial cliente (Coachee) vai confiar você as projeções que tem de metas, objetivos, sonhos e projetos, que serão determinantes para ele levar a vida, carreira ou empresa ao próximo nível. Diante de um público criterioso, seu currículo e formação como coach precisam evidenciar sua credibilidade e competência, ou seja, você precisa estar acima da média!

Antes de escolher a instituição que irá capacitá-lo, existem alguns pontos de avaliação que irão norteá-lo para tomar a melhor decisão. São eles:

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Carga-horária

O Professional & Self Coaching possui uma carga-horária de 180 horas de intenso aprendizado e evolução como ser humano e profissional. É um programa completo onde você vai aprender as teorias, técnicas e ferramentas mais avançadas do Coaching, que vão te ajudar a se tornar um coach de referência em seu nicho de atendimento. 

Certificações internacionais

O IBC é credenciado e acreditado pelos maiores órgãos globais certificadores em Coaching. Os certificados internacionais atestam a excelência de nossa metodologia e entrega de resultados reais. Quer dizer que, você tem a total segurança de que se formará com o que há de melhor no mercado.

Logo em sua 1ª formação em Coaching, o Professional & Self Coaching, você obtém um total de cinco certificações internacionais. Um número expressivo que vai agregar um forte diferencial competitivo em sua carreira, seja atuando como Coach ou em seu atual segmento.

Metodologia de ensino

Utilizamos a metodologia exclusiva e patenteada, Self Coaching. Desenvolvida pelo maior coach do Brasil, José Roberto Marques, presidente do IBC.

No PSC, você se torna coach utilizando uma linguagem universal, a do ser humano. Trata-se de aprender muito além das técnicas e ferramentas. É uma questão de propósito, transformação e  filosofia de vida.

Enquanto você se capacita para uma nova carreira, você também vive uma experiência única de autoconhecimento e maximização de suas habilidades e competências em seus diversos papéis.

Acreditamos que, para ajudar pessoas e empresas a conquistarem qualidade de vida e resultados extraordinários, respectivamente, você precisa ser o seu primeiro e maior case de sucesso.

Titulações 

Dê uma atenção especial às titulações pois são elas que te darão as aptidões necessárias para atuar em diferentes segmentos. No Professional & Self Coaching, você obtém um total de seis titulações:

  • Self Coach

Você vai aprender métodos eficazes para exercer o autodesenvolvimento. Desta forma, poderá praticar sua melhoria contínua para se sobressair no mercado, trilhando um caminho de resultados crescentes e consistentes, com um alto nível em excelência.

  • Life Coach

Dentro desta titulação, você estará apto para atuar como Coach de vida. Este nicho é amplo e existem altas demandas dentro dele, principalmente nos segmentos de relacionamento, emagrecimento, finanças pessoais, inteligência emocional, entre outros.

Você poderá decidir qual tipo de público ou públicos deseja atender. Aconselhamos que considere sempre sua experiência profissional anterior, apropriando-se de seu know-how para atuar com total domínio.

  • Leader Coach

No segmento carreira, a especialidade de Leader Coach é a mais procurada pelas empresas e pelos próprios profissionais. Existe também uma alta demanda por atendimentos in company.

A oportunidade perfeita para você que já atua como consultor empresarial ou trabalha com desenvolvimento de equipes. Considerando este cenário, você será preparado para atender essa necessidade do mercado com maestria e excelência, desenvolvendo, principalmente, líderes e gestores

  • Professional Coach

O Professional Coach é bastante requisitado por pessoas em seus mais diversos estágios de vida. Desde jovens, que estão com dificuldades de definir qual carreira seguir, a profissionais já experientes, que querem fazer uma transição de carreira bem planejada ou se desenvolver para conquistar uma promoção.

Outra demanda em crescimento acelerado é o de profissionais prestes a se aposentar. Após se dedicarem ano após ano à uma empresa ou determinada atividade, pode ser desafiador seguir novos caminhos quando a aposentadoria chega. Todos nós gostamos de nos sentir úteis, desta forma, é essencial contar com um coach para ajudá-lo a se preparar para este momento de maneira adequada e manter-se ativo.

  • Analista Comportamental

Além de Coach profissional, você também se tornará um Analista Comportamental no PSC. Só no IBC você realiza um único programa que te capacita para atuar em duas profissões e em diversas áreas de atuação.

Como Analista Comportamental, você entende profundamente sobre comportamento humano e pode trabalhar com mapeamento de talentos, desenvolvimento de gestão e equipes, processos seletivos, consultorias empresariais, entre outras atividades que exigem estudo de comportamento e gerenciamento de habilidades e competências profissionais, para tomada de decisões assertivas. Além de aumentar expressivamente a eficácia de seus processos de Coaching.

Hoje empresas como Volkswagen, Heinz, ANAC, Banco do Brasil, Embrapa, Faber Castell, Unimed e outras grandes referências do mercado, utilizam amplamente o Coaching Assessment para o aumento de performance de seus times.

É ideal e a oportunidade perfeita para profissionais de Treinamento & Desenvolvimento, psicólogos, terapeutas, profissionais de Recursos Humanos, coaches, líderes e consultores empresariais.

  • Extensão Universitária: 

O Professional & Self Coaching é credenciado e reconhecido academicamente pela FATO – Faculdades Monteiro Lobato. Nesse sentido, além de todos os diferenciais apresentados pelo IBC, você ainda obterá o título de extensão universitária.

Cases de sucesso

Para comprovar o quanto o Coaching é eficaz enquanto profissão, abaixo apresentamos alguns de nossos principais cases de sucesso, de pessoas que se permitiram ir além e transformaram suas próprias vidas e a vida das pessoas ao seu redor, através desta poderosa metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial. Confira:

Coaching além das fronteiras

A Aline Sobral é coach IBC e trabalha à distância, cerca de 70% dos seus clientes são atendidos exclusivamente por Skype. Ela ousou fazer diferente e foi além. Hoje atende coachees do Brasil inteiro!

Ela mostra na prática que para ser coach de sucesso não precisa se limitar a ter um espaço físico. Com internet e um computador, consegue-se conduzir os processos de Coaching naturalmente, com a mesma eficácia, nível de impacto e transformação como se estivesse atendendo pessoalmente.

Aline e mais 35 mil coaches formados pelo IBC, são pessoas que utilizaram os recursos que tinham em mãos para conquistar resultados extraordinários. Você também pode, não dependa das condições ideais para fazer o que verdadeiramente gosta, conquiste sua liberdade financeira e qualidade de vida.

De ex-funcionária da Johnson & Johnson a coach profissional

Outro bom exemplo de sucesso é o da Crislei Martins. Ela tem 42 anos e trabalhava na multinacional Johnson & Johnson. Hoje ela é coach profissional, formada pelo IBC e vive de Coaching.

A Crislei começou a atuar assim que concluiu o programa Professional & Self Coaching – PSC. O número de coachees aumentou expressivamente, ela dobrou o valor de suas sessões e ainda assim seus coachees achavam “barato”, devido à transformação de alto impacto proporcionado pelos processos. Hoje, ela recebe em média de 2 a 3 ligações por dia para contratação de seus serviços como coach.

O mais interessante foi a forma como Crislei descobriu o Coaching. Ela havia saído da Jhonson & Jhonson, para morar na Inglaterra, devido uma oportunidade. Morou lá por 5 anos, ficou grávida e voltou ao Brasil para ter seu filho Nícolas.

O fato é que, quando ela voltou, o país estava em plena recessão econômica. Com o Brasil em crise, Crislei teve muita dificuldade para se recolocar no mercado e buscou caminhos alternativos para gerar renda.

Foi aí que ela decidiu a dar aulas de inglês. Seus alunos eram profissionais muito bem sucedidos e começaram a comentar que Crislei era muito mais do que uma professora, ela tinha atitudes de uma coach.

Crislei ficou curiosa sobre o termo e começou a pesquisar mais sobre o assunto. Então descobriu o IBC e as possibilidades da carreira que o Coaching oferece. Acabou se identificando totalmente e decidiu fazer o PSC.

“Quando eu cheguei no IBC, eu senti que eu estava em casa. E começou ali uma transformação que eu nem tinha noção que ia acontecer comigo”. – Coach IBC, Crislei Martins.

Veja como ela deu uma virada de chave em sua vida e passou a viver exclusivamente de Coaching: 

O mundo está cheio de realizadores. Hoje mais de 35 mil pessoas certificadas pelo IBC estão vivendo de fato, uma vida de alta performance, propósito e resultados reais. Você pode e deve viver a realidade que acredita e merece! Seja Coach e avance para o próximo nível!

Com certeza, depois da leitura deste conteúdo, muitas de suas dúvidas sobre o Coaching foram sanadas, não é mesmo?! Mas se você ainda gostaria de obter mais informações sobre a metodologia e o processo implementado e aplicado pelo Coaching, deixe nos comentários o que você quer saber, que teremos o maior prazer em responder. 

E se tudo o que você leu aqui fez sentido para você e você acha que pode fazer sentido também para seus amigos, lembre-se de compartilhar este artigo com eles, para que eles entendam mais e melhor sobre o Coaching, coach, coaches e coachees. 

Copyright: https://www.shutterstock.com/home



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010