É possível fazer Coaching à Distância?

Coaching à distância Coaching à distância – Veja as dicas

 

As viagens, a dificuldade de acesso por conta do trânsito ou mesmo o fato de morar em outras cidades, já não são empecilhos. Com as novas tecnologias encurtando cada vez mais as distâncias, é cada vez mais comum a realização de formações de Coaching Online, uma ótima alternativa para pessoas que desejam se tornar Coaches Profissionais, mas por diversos fatores, não podem realizar o curso de forma presencial. Mas, será que é possível fazer coaching à distância? Quais as diferenças entre coaching à distância e o coaching presencial?

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

Como funciona o Coaching à distância? 

Nesse tipo de formação, a metodologia é repassada aos alunos através de vídeo aulas disponibilizadas via web, e assim, ele adquire todo o conhecimento e subsídios em Coaching para se tornar um Coach Profissional. Esta modalidade permite maior flexibilidade – seja de horários, seja de localização. 

Outra vantagem proporcionada pela ascensão das novas tecnologias é a realização de processos de Coaching com clientes que estão em outras localidades.

É certo que uma sessão “face to face”, ou seja, presencial, permite que o Coach tenha mais elementos que o ajudarão a entender e acessar da melhor maneira seu Coachee. Porém, o Coaching à distância também é efetivo, basta o profissional se atentar a algumas particularidades e diferenças em relação ao modelo presencial.

A principal ferramenta para a realização do Coaching a distância é a internet. Portanto, é imprescindível que Coach e Coachee tenham acesso a mesma e uma boa conexão, para que o processo não sofra ruídos, outro fator importante é que eles tenham uma boa saída de áudio.

As sessões podem ser realizadas semanal, quinzenal ou mensalmente e apesar do Coaching à distância oferecer a vantagem de flexibilidade quanto ao horários, é essencial que o Coachee esteja disponível por pelo menos 1 hora e meia para que o processo flua da melhor maneira possível.

Para garantir a pontualidade do cliente, o Coach pode mandar uma mensagem por e-mail ou whatsapp, cerca de trinta minutos antes, o lembrando do compromisso. Isso evidencia ao Coachee, que o profissional está atento ao seu processo e ao seu desenvolvimento.

Além da disciplina por parte do coachee, é importante também que ele sinta-se confortável durante a sessão.  Para isso, ele deve escolher um ambiente seguro e não ser interrompido durante o processo.

Com todos esses passos e ações, o profissional conseguirá aplicar de forma eficaz todas as ferramentas e técnicas necessárias no processo e será capaz de visualizar a maneira mais assertiva para auxiliar o Coachee quanto ao seu desenvolvimento e alcance dos resultados desejados.  

Ferramentas ideais para sessões de coaching à distância

Conheça a seguir, algumas plataformas digitais em que o processo de Coaching pode ser feito:

  • Skype: esta é uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais e clientes que optam por esta modalidade de Coaching. Por possuir muitas funcionalidades e a possibilidade de fazer videochamadas, compartilhar arquivos e realizar sessões, de qualquer lugar onde haja uma câmera e uma conexão de internet, o uso do Skype viabiliza a realização de processos feitos à distância;
  • Hangout Gmail : esta ferramenta do Google oferece ao Coach, conexão com seus clientes através de suas contas no Gmail. Deste modo, se já possuem contas, basta logar e convidar o Coachee para a videoconferência;
  • Facebook Messenger: os contatos e orientações também podem ser realizados via Facebook Messenger. A plataforma permite que Coach e Coachee compartilhem arquivos, fotos e áudios, tornando todo o processo eficiente;
  • Whatsapp: o aplicativo de mensagens instantâneas já permitia o compartilhamento de fotos e áudio, atualmente, outra funcionalidade disponível são as chamadas de vídeo e de voz, o que possibilita que o rapport entre o profissional e o cliente seja ainda mais eficaz.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

Presencial ou à distância: qual é o melhor? 

Qualquer uma das formas são boas, desde que faça sentido para as partes envolvidas no processo – coach e coachee. À distância ou presencial, é importante salientar que o sucesso de um processo de Coaching depende fundamentalmente do comprometimento tanto do Coach como do Coachee. Isso é o que faz toda a diferença no alcance dos resultados e evidencia a efetividade da metodologia.

Portanto, se o cliente opta por fazer um processo de forma online é importante que se mantenha focado na realização de suas tarefas, aceite o convite do Coach para fazer as reflexões e alcançar o empoderamento, visando seu desenvolvimento através das mudanças de comportamento.

Já se você é Coach e deseja atender clientes com este diferencial, busque estar ainda mais comprometido, ampliar sua visão e ficar especialmente mais atento aos sinais não-verbais de seus clientes. Com certeza, quanto mais cedo se adaptar aos obstáculos da distância e reconhecer as necessidades, melhores e mais efetivos serão seus resultados. 

Agora, conte pra gente: você já fez algum processo de Coaching à distância? Como foi viver este processo? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010