Como lidar com pessoas negativas?

Lidar com pessoas negativas pode ser um verdadeiro desafio, e é importante saber se manter positivo para não acabar prejudicado.

Já parou para pensar em como anda sua vida? Como está seu humor? Como você lida com as pessoas e como passa o dia? Faça essa reflexão por alguns minutos e perceba que nem sempre é possível estar totalmente bem com tudo, e ficar de mau humor de vez em quando é absolutamente normal.

Quando o mau humor e o pensamento negativo se tornam frequentes, entretanto, é preciso ficar atento para que eles não se tornem nocivos para os relacionamentos e para a saúde do indivíduo. Para quem convive com uma pessoa assim, é importante saber se manter positivo e saber evitar que a negatividade do outro acabe te afetando.

Dicas para lidar com pessoas negativas

Desvie o foco do negativo

Sem agressividade ou indiferença, tente mostrar para a pessoa que todas as situações têm um lado bom, e pensar positivamente pode atrair mais coisas boas. Se a pessoa em questão reclama do clima, do preço da gasolina ou do trânsito, mostre a ela as coisas boas que tudo isso pode representar ou proporcionar.

Veja o lado bom da história

Está quente? Combine com os amigos um dia no clube. O combustível está caro? Que tal uma carona? Mostre como ela poderá economizar com a gasolina, fazer uma amizade nova e ainda se distrair no trânsito com uma conversa saudável. Chegou atrasado ao trabalho? Fique um tempo a mais no final do dia e, de quebra, evite congestionamentos.

Aplique a psicologia positiva e veja o resultado incrível o resultado que essa técnica pode trazer!

Mude sua rota

Ouvir aquela pessoa falar dos problemas e tentar ajudá-la mostrando o lado bom das coisas não resolveu? Mude a estratégia e troque o assunto. Mostre uma pequena preocupação com o problema em questão, seja breve e pegue outro caminho: fale de coisas boas, pergunte como será o final de semana, ou se tem planos para o próximo feriado. Instigue essa pessoa a pensar em coisas boas e extraordinárias.

Mostre que negatividade faz mal à saúde

Tente mostrar para o mal-humorado que pensar e agir negativamente pode fazer mal a saúde, provocar estresse, baixa autoestima e levar até a um estado de depressão. Assim, incentive-a a mudar de atitude.

Veja as possibilidades

Uma vez que a pessoa negativa consegue enxergar que está com problemas e precisa se cuidar, inúmeras chances e possibilidades são consideradas para a recuperação. O Coaching, por exemplo, é um processo que pode auxiliar na busca por um comportamento melhor. Esta técnica é capaz de trazer motivação, aprimorar a performance no trabalho e construir equilíbrio emocional.

Quem nunca conviveu com uma pessoa negativa? Você tem um amigo assim? Conte para nós sua experiência, curta e compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Vladimir Gjorgiev / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010